La Vanguardia: O poder das redes sociais. Brasil 2013, as ruas e a Presidenta
20 de Dezembro de 2013, 15:43
Eu fui convidado pelo sociólogo Manuel Castells e pelo jornal “La Vanguardia” de Barcelona para escrever um artigo, “Brasil 2013: as ruas e a Presidenta”, para o “Dossiê La Vanguardia” de final de ano intitulado "o poder das redes sociais". Os artigos analisam os três anos de revoltas interconectadas em todo mundo e tentam traçar um perfil tecnopolítico comum entre estas manifestações. Além de mim, outros autores escreveram sobre “O poder das redes sociais”.
A edição impressa, com mais de 110 páginas, chegou nas bancas da Espanha nesta semana. É possível adquirir a versão digital em .pdf por apenas € 5,49 euros através do site
Confira aqui o sumário da edição e o editorial (em castellano) na sequência deste post.
Recomendo fortemente a leitura!
Marcelo D'Elia Branco
Assine pelo asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden!
18 de Dezembro de 2013, 10:5933,236 assinaturas. Vamos chegar a 50,000
Por que isto é importante
Edward Snowden acabou de publicar uma poderosa carta aberta todos os cidadãos brasileiros, avisando que “hoje, se você tem um celular em São Paulo, a NSA [agência norte-americana de espionagem] pode rastrear onde você se encontra, e o faz”.
Ele expôs a espionagem em massa feita pelos EUA de forma ilegal, e isso fez com que ele perdesse seu passaporte. Mas Snowden não desiste, dizendo “não serei eu a ignorar a criminalidade em nome do conforto político. Prefiro virar apátrida a perder minha voz.”
Ele sacrificou tudo. Agora vamos lhe dar as boas-vindas e dizer a Dilma para lhe conceder asilo!
La potencia ciudadana en red, tecnopolítica y la democracia del futuro
16 de Dezembro de 2013, 11:24- por Arnau Monterde
Dicen que todo comienza con la crisis, pero con ello no basta para catalizar movimientos multitudinarios, capaces de convertir la frustración, la desesperación, la indignación o la tristeza en potencia colectiva, más bien al contrario. Las crisis por sí solas alimentan los fascismos y la guerra entre iguales e incrementan los niveles de desigualdad entre un abstracto y poderoso 1% y un creciente y metafórico 99%. Aun así, poco vemos de tristeza en este texto sino más bien al contrario.
Nasce a rede de pesquisa revolução global : 3 anos de revoltas interconectadas
11 de Dezembro de 2013, 8:31Tres años de revueltas interconectadas
Las revueltas que vienen sucediendo desde la Revolución de los Jazmines de Túnez sobrepasan el formato manifestación y desbordan la definición de movimiento social.
La Global Revolution Research Network (GRRN) acaba de nacer en la Universitat Oberta de Catalunya (UOC) para estudiar los padrones comunes de las revueltas de Túnez, Egito, España, Estados Unidos, México, Turquía y Brasil.
#ruasemrede: as revoltas globais nas redes e nas ruas
17 de Novembro de 2013, 16:10#ruasemrede: as revoltas globais nas redes e nas ruas
Protestos, manifestações e revoltas, oraganizadas pelas redes sociais da internet, têm marcado o cenário político atual. Da Turquia ao Brasil, as recentes mobilizações superam fronteiras, idiomas e culturas, e demonstram que o jovem exige participar dos processos e decisões políticas.
Procurando entender o contexto das recentes manifestações que têm tomado as ruas e as redes sociais do Brasil e do mundo, a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) promove, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES) e a Rede Universidade Nômade (SP), o seminário Encontro – Como Construir o Comum: as Revoltas Globais nas Redes e nas Ruas, que acontecerá nos dias 18 e 19, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) da Liberdade, região central.
Pichon-Rivièri: grupos e redes sociais
23 de Julho de 2012, 0:00
No dia 19, tive o prazer de compartillhar uma rica experiência. A convite do Instituto Pichon-Rivièri de Porto Alegre, participei de um debate como palestrante sobre grupos e redes sociais nas sociedades em rede. Foi feito uma reflexão sobre o papel das redes sociais nas relações humanas e sobre os grupos presenciais e virtuais.
Abaixo publicações de alguns comentários de participantes:
By: Equipe FourPlay:
As Mídias Sociais e o Comportamento em Redes
By: Martina Maria: Cinco Marias, Agência Digital
As Redes Sociais São As Pessoas
#ArenaRio20 ocupou as redes da intenet
23 de Julho de 2012, 0:00RIO+20
Por: comunicação conexoesglobais.com.br
Em junho de 2012, o Brasil recebeu a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20. Espaço de muitos encontros, opiniões diversas, gente de todo o mundo e de todo tipo.
O Conexões Globais 2.0 não podia ficar de fora e foi até lá contribuir para que os tantos diálogos que estavam acontecendo ocupassem as redes.
No aterro do Flamengo, no meio da mistura de todas as tribos da Cúpula dos Povos, estava a Arena Socioambiental, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pela Apex-Brasil. Criada para ser o canal de diálogo entre o governo brasileiro e a sociedade civil, adotou o espírito Conexões Globais 2.0 de interação e levou o debate para as redes da internet.
A equipe do Conexões Globais 2.0, projeto idealizado e realizado por mim e pela Carla Joner, estava lá tocando a produção, o Palco #SonoroBrasil e a comunicação digital do projeto. O resultado é inegável: foi um sucesso!
Via @RSUrgente: Ameaças que pairam sobre a liberdade na internet no Brasil
5 de Junho de 2012, 0:00Marcelo Branco aponta ameaças que pairam sobre a liberdade na internet no Brasil
As ameaças sobre a liberdade na internet que pairam sobre o contexto brasileiro foram tema de uma intervenção de Marcelo Branco, durante o lançamento do 13º Fórum Internacional de Software Livre, que ocorreu nesta segunda-feira (4), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Militante da causa da liberdade na internet há vários anos, Marcelo Branco apontou um conjunto de problemas e ameaças que já são reais no Brasil.
Governador Tarso Genro recebe Richard Stallman, o criador do movimento software livre
3 de Junho de 2012, 0:00Governador Tarso Genro recebe criador do movimento software livre
Eu e Richard Stallman em Tunis 2005
Nesta segunda-feira, ás 14:30 no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro participa de uma mesa com o criador do movimento software livre Richard Stallman em homenagem ao primeiro aniversário do seu gabinete digital e lançamento do #fisl13 pela ASL. No final, eu faço uma contextualização do cenário brasileiro.
Apareça por lá ou assista ao vivo pela internet aqui ou no site do Gabinete Digital.
Transmita a conferência ao vivo no teu blog ou site colando o código abaixo no editor.
<iframe style="border:0" src="http://gabinetedigital.rs.gov.br/videos/embed/48" width="600" height="400"><iframe>
Use a hashtag #StallmanRS.
Boa transmissão!
Debate do Marco Civil da Internet em Porto Alegre
9 de Maio de 2012, 0:00
Quinta-feira (dia 10) 15 horas participo de um debate público sobre Marco Civil da Internet, em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, organizado pela Câmara dos Deputados Federais.
O Marco Civil da Internet será o primeiro marco regulatório da Internet brasileira. Elaborado, por solicitação explícita do ex-Presidente Lula ao ex-Ministro da Justiça Tarso Genro, é um contraponto a leis de controle, vigilância e censura que tramitavam no parlamento brasileiro em 2009, em especial ao famoso AI5 Digital do Senador Azeredo.
Depois de quase um ano em consulta pública, através das redes e plataformas da Internet, o resultado final elaborado pela sociedade civil e o governo, foi apresentado como projeto do poder executivo federal dia 25 de agosto de 2011 pela Presidenta Dilma Rousseff.
Agora se encontra numa comissão especial da câmara dos deputados que está organizando audiências públicas para rediscutir o projeto.
Dia 10 é o debate acontece em Porto Alegre na ALERGS a partir das 15 horas.
Atuação do Poder Público (15-17h):
- Everton Rodrigues – Gestor de Mídias Sociais Digitais do Gabinete Digital do RS, ativista do conhecimento livre, Movimento MPB (Música Para Baixar) e Movimento Software Livre
- Lygia Pupatto – Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações
- xxx – representante do SERPRO
- Mário Brandão – presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID)
Guarda de logs e privacidade dos usuários (15-19h):
- Emerson Wendt - Delegado de Polícia e Diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, especialista em crimes virtuais
- Rubens Kuhl - Engenheiro de Computação do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
- Eduardo Augusto Marcondes de Freitas - FEBRABAN e representante da CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras)
- Marcelo D’Elia Branco – Conexões Globais 2.0, ex-coordenador do Fórum Internacional do Software Livre - FISL e do Campus Party Brasil, maior evento tecnológico do mundo
Cada palestrante terá 10-15 minutos.
Acompanhe o evento pela internet e interaja pois será transmitido ao vivo por streamming pelo Portal e-Democracia, da Câmara dos Deputados. Nesse portal, haverá bate-papo online em tempo real, com os internautas, moderado pela equipe do e-Democracia. Já há mais de 400 pessoas inscritas para debater o Marco Civil no portal.
Participe!
Saiu na Zero Hora
Direito à privacidade e regras para registros de acesso são debatidos na Capital
Porto Alegre foi a primeira cidade a receber o debate, que percorrerá o país antes da redação do texto final