ASL participou do programa Conexão Futura sobre Marco Civil

22 de Julho de 2014, por Paulo Santana

O programa Conexão Futura do Canal Futura exibido no dia 2 de julho de 2014 e apresentado por Cristiano Reckziegel trouxe a discussão sobre o Marco Civil da Internet.

Participaram do debate Marco Sinhoreli, representante da Associação Software Livre.Org e diretor nacional do Cloud Security Alliance; Patrícia Queiroz, especialista no Direito da Internet e professora de Direito Civil da Faculdade Mackenzie Rio; Juliana Nolasco, diretora- executiva do Instituto de Tecnologia Social (ITS); e, por telefone, Tarcísio Meneghetti, professor de Direito Empresarial na Universidade do Vale do Itajaí (SC).

O debate foi focado em três pontos principais do Marco Civil:

  • Neutralidade da rede
  • Privacidade na web
  • Registros de acessos

Vale a pena assistir para conhecer um pouco mais sobre quais mudanças o ‪Marco Civil‬ traz para a vida do cidadão comum que usa a rede mundial de computadores.



Empresas e entidades começam a assinar o Termo de Compromisso Público para a promoção de Software Livre

21 de Julho de 2014, por Paulo Santana

A Associação Software Livre.Org teve a iniciativa de criar o Termo de Compromisso Público para a promoção de Software Livre para os interessados em divulgar o código-fonte de seus softwares e ao final do FISL15 divulgou as primeiras empresas e entidades que assinaram o documento. São elas:

  • Software Greve - utilizado para inscrição de participantes no FISL: assinado por Ricardo Fritsch, Coordenador da Associação Software Livre.Org.
  • Software Papers - utilizado no controle de palestras e oficinas no FISL: assinado por Ricardo Fritsch, Coordenador da Associação Software Livre.Org.
  • Software Adempiere BR - solução de gestão integrada: assinado por Rafael Peregrino da Silva.
  • Software Ceos - utilizado em licenciamento ambiental: assinado por Fabricio Reis da Silva.
  • Banco de Árvores - utilizado no levantamento colaborativo de espécies: assinado Fabricio Reis da Silva.

O Termo de Compromisso Público para a promoção de Software Livre diz o seguinte:

Considerando:

  1. O Manifesto GNU, que foi escrito por Richard Stallman e publicado em março de 1985 no Dr. Dobb's Journal of Software Tools como uma explicação e definição do objetivo do Projeto GNU, e uma convocação para apoio e participação;
  2. O Movimento mundial que tornou o Software livre um fenômeno comercial a partir do final dos anos 90 e desde então sua participação na Indústria de TI tem crescido em ritmo constante, consolidando o Software Livre como um modelo de negócios;
  3. A missâo da Associaçáo Software Livre, de difundir o software livre e seus princípios, propiciando espaço de discussão, apoio, organização e visibilidade a modelos, sistemas, iniciativas e resultados que promovam o conhecimento compartilhado para o desenvolvimento humano;
  4. A circunstância especial deste grande encontro que é o Fórum Internacional Software Livre.

Declaro, perante o público (físico e virtual) presente ao 15 Fórum Internacional Software Livre, que:

Eu, ___, CPF ___ RG ___, natural de ___ e residente em ___ em consonância com os propósitos referidos e a proveitando a circunstância especial deste momento, declaro meu compromisso público de tornar SOFTWARE LIVRE o código referente à solução/aplicaçăo/sistema doravante conhecido como ___, publicando-o da forma adequada, sob licenças reconhecidas e em repositórios livres, seguindo todos os ritos formais necessários para tal.

Estou de acordo que estes procedimentos deverão ser encaminhados e concluídos antes do próximo FISL, quando somente então será comunicada em cerimônia es pecial, a condição efetiva de lançamento no FISL, do código em questão, oportunidade em que receberei placa alusiva.

 

Fabrício Reis assinando o Termo.

 

Rafael Peregrino da Silva assinando o Termo.

 

Se você também tem interesse em assinar o Termo, entre em contato com a ASL para receber mais detalhes através do email: asl@asl.org.br



Reunião de Planejamento Estratégico mda ASL.Org

16 de Julho de 2014, por Paulo Santana

Prezados Associados,

Gostaríamos de convidá-los para participar da reunião de Planejamento Estratégico da ASL.Org, que se realizará conforme dias e horários abaixo:

  • 14/07 - 18h30m às 21h
  • 16/07 - 18h30m às 21h
  • 21/07 - 18h30m às 21h

A Reunião será na sede da ASL.Org, no endereço: Andradas, 1332/802 - Centro POA, com a seguinte pauta:

  1. Apresentações
  2. Revisão da primeira etapa do Planejamento Estratégico
  3. Estabelecimento dos Objetivos Estratégicos
  4. Definição das Ações para o período 2014-2017

P.S: Lembramos que o acesso ao prédio da sede da ASL é liberado para entrada somente até às 19h.



Chamada para reunião geral ASL.Org - 07 de julho de 2014

7 de Julho de 2014, por Paulo Santana

Prezados Associados,

Gostaríamos de convidá-los para participar da primeira Reunião Geral pós-Fisl.

A reunião acontecerá no dia 07/07/14, às 18h30m, na sede da ASL.Org, no endereço: Rua dos Andradas, 1332/802 - Centro POA/RS

Pauta:

  1. Apresentação - Relatório Fisl15
  2. Assuntos Gerais

P.S: para participação presencial, lembramos que a entrada do prédio da ASL é liberada somente até às 19h e para participação remota será criada uma sala em https://mconf.org. Esta sala será aberta, sem senha. Os detalhes serão divulgados na lista de sócios na manhã do dia 07/07, de acordo com o Coordenador Adjunto da ASL.Org, Thomas Soares.

Grata,

Vanessa Melo

Associação Software Livre.Org



Fenadados e ASL.Org unem forças para fortalecer o software livre no Brasil

3 de Julho de 2014, por Paulo Santana

A Fenadados e a Associação Software Livre (ASL.Org) fecharam durante o FISL15 uma parceria para realizar o Circuito Sindical Livre, que vai promover seminários sobre tecnologias livres nas cinco regiões brasileiras até o final do ano.