Palestra sobre Software Livre em Canoas-RS

23 de Setembro de 2014, por Gabriel Galli

II Semana Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebe palestra sobre #SoftwareLivre



“Estamos vivendo uma mudança cultural revolucionária”, diz Léa Fagundes no aniversário da ASL.Org

15 de Setembro de 2014, por Gabriel Galli

Aniversário de 11 anos da Associação Software Livre.Org é marcado por homenagem a professora Léa Fagundes por sua militância pela inserção de tecnologias livres na educação.

 Professora Léa Fagundes recebe homenagem da ASL.Org. (Foto: Camila Hermes)

Uma esperançosa. Assim se define a pioneira no uso da informática educacional no Brasil. A psicóloga, pedagoga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Léa Fagundes abriu seu discurso durante o aniversário de 11 anos da Associação Software Livre.Org (ASL.Org) agradecendo por ter vivido em um século marcado por mudanças sociais fortes. Aos 84 anos, a voz calma e o olhar doce se transformam em imãs quando começa a encadear uma ideia na outra e usar a vida para dar sentido aos conceitos tão repetidos em sala de aula.



Feliz aniversário, ASL.Org!

11 de Setembro de 2014, por Sady Jacques

Sobraram alguns minutos e me senti na obrigação de fazer um comentário sobre os 11 anos da Associação Software Livre.Org…



Semana do Software Livre ressalta a importância de investir em políticas públicas

10 de Setembro de 2014, por Gabriel Galli

Criação de um arranjo produtivo é necessária para desenvolver setor tecnológico. Evento marca 11 anos da Associação Software Livre.Org e entrada da instituição no Tecnopuc.

O coordenador geral da ASL.Org, Ricardo Fritsch, foi um dos palestrantes do evento. (Foto: Camila Hermes)

A primeira atividade da Semana do Software Livre no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em comemoração aos 11 anos da Associação Software Livre.Org (ASL.Org), começou nesta terça-feira (9) em Porto Alegre. Um dos principais temas do evento foi a necessidade de criar políticas públicas de governo no âmbito nacional que estabeleçam um arranjo produtivo beneficando empresas desenvolvedoras de soluções livres. A estratégia é um importante elemento para o fomento do setor e garantiria a soberania tecnológica do país em relação às suas informações.



Empreendedorismo e inovação serão temas da Semana do Software Livre no Tecnopuc

26 de Agosto de 2014, por Paulo Santana

Atividade marca o aniversário de 11 anos da Associação Software Livre.Org e a entrada oficial da instituição no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS.

Entender as relações entre empreendedorismo, inovação e tecnologias livres é um dos objetivos da Semana do Software Livre no Tecnopuc. O evento gratuito pretende reunir profissionais e estudantes da área de T.I. interessados no tema e estimular a criação de novos projetos empresariais utilizando metodologias ágeis. Palestras e oficinas acontecerão de 9 a 11 de setembro no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), no prédio 99A da universidade, em Porto Alegre.

Na terça-feira (9), as 18h30, na sala 217, sócios da ASL.Org explicarão ao público o que é Software Livre e como se organiza o movimento no Brasil, além de dar dicas àqueles que se interessem em ajudar de alguma forma.

Já na quarta-feira (10), no mesmo horário, na sala 204, acontece o Startup Livre Dojo, um evento focado em inovação e empreendedorismo que utiliza técnicas de brainstorming e modelagem de negócios. Os participantes poderão formar equipes para debater problemas e soluções, criando novos projetos.

As inscrições para as atividades podem ser realizadas gratuitamente neste link. As vagas são limitadas devido a capacidade do auditório.

Na quinta-feira (11) a ASL.Org inaugura sua sala no Tecnopuc em evento voltado a sócios da instituição, consolidando a relação entre a associação e o parque tecnológico da universidade.

As atividades marcam o aniversário de 11 anos da Associação Software Livre.Org, organizadora do Fórum Internacional Software Livre (FISL), que acontece há 15 anos em Porto Alegre e se consolidou como um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina.