Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Últimos Posts

Tela cheia
 Feed RSS

Blog MarceloBranco

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | 2 pessoas seguindo este artigo.

#marcocivil: O dia em que o Mundo olhou para o Brasil

26 de Março de 2014, 16:36, por Marcelo D'Elia Branco

Fonte marcocivil.org.br

Hoje a democracia mundial deve olhar para o Brasil e sorrir: foi aprovado o Marco Civil da Internet. Nunca antes, em toda a história da tecnologia, houve uma ferramenta tão poderosa, criativa e plural como a Internet, onde os mais diversos atores da sociedade  conseguem se relacionar de forma direta, dinâmica e franca.



#ARENANETMUNDIAL paralelo e hiperlinkado com o #netmundial oficial

24 de Março de 2014, 11:56, por Marcelo D'Elia Branco

Um grande evento com diálogos, oficinas, atrações culturais e muita participação popular acontecerá em São Paulo de 22 e 24 de abril

O #ArenaNetMundial ParticipaBr é um espaço de interação que possibilita a participação da sociedade nos debates sobre o futuro da internet. O evento é paralelo ao NET Mundial, encontro global que vai definir os princípios da governança na internet, e será palco para diálogos abertos com a população sobre diversos aspectos do mundo online.

É fácil participar de onde quer que você esteja, pois já está no ar acomunidade do ‪#‎ArenaNetMundial‬ no ‪#‎ParticipaBr‬. É só acessar que você terá todas as notícias sobre o evento, além de poder participar da consulta pública sobre direitos e princípios fundamentais para garantir o futuro democrático e orientar a governança na internet. Essa consulta ajudará a formular a Carta Proposta que será entregue aos coordenadores e participantes do NET Mundial para que incorporem às sugestões da sociedade civil. Não fique de fora! Acompanhe pelo FacebookInstagram e Twitter do #ParticipaBr.

O Arena é organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

 


Nesta sexta arranca o #ConexoesGlobais 2014! #fst14

22 de Janeiro de 2014, 9:22, por Marcelo D'Elia Branco

 

VÍDEO: PARTICIPE DO CONEXÕES GLOBAIS 2014!

É hora de #ConexoesGlobais! Para trocar conhecimentos e debater os movimentos sociais desta época de mobilizações impulsionadas pela rede, vamos à Casa de Cultura Mário Quintana nos dias 24 e 25, sexta e sábado, para uma maratona deliciosa de Diálogos Globais,oficinasshows e muitas outras atividades!

 

 

 

 

Confirme presença em nosso evento no Facebook para ficar por dentro de todas as atualizações. Participe das atividades do Conexões2014 – além de debates e oficinas, teremos o Encontrão Hacker, o Hub de Ideias, amplo espaço para a cobertura colaborativa do evento e muitas atrações culturais. Confere a nossa programação e traz tuas ideias, teu entusiasmo e tua compreensão de mundo. Você é parte fundamental nessa construção, venha conosco!

Texto: Pepe Martini e Igor Natusch



Jornal do Comércio RS: ‘Brasil está na rota das revoltas hiperconectadas’

6 de Janeiro de 2014, 9:49, por Marcelo D'Elia Branco

JORNAL DO COMÉRCIO RS
ENTREVISTA ESPECIAL
 Notícia da edição impressa de 06/01/2014

‘Brasil está na rota das revoltas hiperconectadas’, diz Branco

Jimmy Azevedo

JONATHAN HECKLER/JC
“A internet ‘desintermedeia’ as relações; o ser humano pode se comunicar de forma global”
“A internet ‘desintermedeia’ as relações; o ser humano pode se comunicar de forma global”

Profissional de Tecnologia da Informação “desde sempre” e ativista pela liberdade do conhecimento. É assim que o porto-alegrense Marcelo Branco, de 52 anos, se autodenomina. Branco é ativista do movimento Software Livre, organizador do Campus Party Brasil, maior evento de internet e inovação tecnológica do mundo. Também atuou na campanha de mídias sociais de Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais de 2010, o que não vai se repetir em outubro deste ano.

Em 2009, Branco liderou o movimento pela criação de um projeto que estabelecesse o Marco Civil da Internet no Brasil. Foi justamente em Porto Alegre, durante uma visita oficial do então presidente Lula (PT), que a solicitação foi feita ao petista e ao então ministro da Justiça, Tarso Genro (PT).

Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, concedida na Casa de Cultura Mario Quintana, um dos palcos do Conexões Globais, Branco avalia a importância da internet nas mobilizações de junho, bem como o papel das redes sociais (Twitter e Facebook) para a democratização da informação. Nos dias 24 e 25 de janeiro, Branco estará à frente, pelo terceiro ano consecutivo, do projeto Conexões Globais, que será realizado na Capital. 



(La Vanguardia Dossier) Brasil 2013: as ruas e a Presidenta @DilmaBR

23 de Dezembro de 2013, 8:36, por Marcelo D'Elia Branco

“Brasil 2013: as ruas e a Presidenta”, de minha autoria, é parte integrante do “Dossiê La Vanguardia” de final de ano intitulado "o poder das redes sociais". Outros autores, de diversos países, escreveram sobre “O poder das redes sociais” nas manifestações. Os artigos analisam os três anos de revoltas interconectadas em todo mundo e tentam traçar um perfil tecnopolítico comum entre estas manifestações. 

A edição impressa, com mais de 110 páginas, chegou nas bancas da Espanha nesta semana. É possível adquirir a versão digital em .pdf por apenas € 5,49 euros através do site

Confira aqui o original do meu artigo em português, mas não deixe de ler todo caderno do "Dossier la Vanguardia"

Um bom 2014 pra tod@s!

 

 



La Vanguardia: O poder das redes sociais. Brasil 2013, as ruas e a Presidenta

20 de Dezembro de 2013, 15:43, por Marcelo D'Elia Branco




Eu fui convidado pelo sociólogo Manuel Castells e pelo jornal “La Vanguardia” de Barcelona para escrever um artigo, “Brasil 2013: as ruas e a Presidenta”para o “Dossiê La Vanguardia” de final de ano intitulado "o poder das redes sociais". Os artigos analisam os três anos de revoltas interconectadas em todo mundo e tentam traçar um perfil tecnopolítico comum entre estas manifestações. Além de mim, outros autores escreveram sobre “O poder das redes sociais”.

A edição impressa, com mais de 110 páginas, chegou nas bancas da Espanha nesta semana. É possível adquirir a versão digital em .pdf por apenas € 5,49 euros através do site

Confira aqui o sumário da edição e o editorial (em castellano) na sequência deste post.

Recomendo fortemente a leitura!

Marcelo D'Elia Branco



Assine pelo asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden!

18 de Dezembro de 2013, 10:59, por Marcelo D'Elia Branco
Asilo no Brasil para o corajoso Edward Snowden!

33,236 assinaturas. Vamos chegar a 50,000

Por que isto é importante

Atualização de 17 de dezembro de 2013

Edward Snowden acabou de publicar uma poderosa carta aberta todos os cidadãos brasileiros, avisando que “hoje, se você tem um celular em São Paulo, a NSA [agência norte-americana de espionagem] pode rastrear onde você se encontra, e o faz”. 

Ele expôs a espionagem em massa feita pelos EUA de forma ilegal, e isso fez com que ele perdesse seu passaporte. Mas Snowden não desiste, dizendo “não serei eu a ignorar a criminalidade em nome do conforto político. Prefiro virar apátrida a perder minha voz.” 

Ele sacrificou tudo. Agora vamos lhe dar as boas-vindas e dizer a Dilma para lhe conceder asilo! 


La potencia ciudadana en red, tecnopolítica y la democracia del futuro

16 de Dezembro de 2013, 11:24, por Marcelo D'Elia Branco



D
icen que todo comienza con la crisis, pero con ello no basta para catalizar movimientos multitudinarios, capaces de convertir la frustración, la desesperación, la indignación o la tristeza en potencia colectiva, más bien al contrario. Las crisis por sí solas alimentan los fascismos y la guerra entre iguales e incrementan los niveles de desigualdad entre un abstracto y poderoso 1% y un creciente y metafórico 99%. Aun así, poco vemos de tristeza en este texto sino más bien al contrario.


Nasce a rede de pesquisa revolução global : 3 anos de revoltas interconectadas

11 de Dezembro de 2013, 8:31, por Marcelo D'Elia Branco

Tres años de revueltas interconectadas

Las revueltas que vienen sucediendo desde la Revolución de los Jazmines de Túnez sobrepasan el formato manifestación y desbordan la definición de movimiento social.

La Global Revolution Research Network (GRRN) acaba de nacer en la Universitat Oberta de Catalunya (UOC) para estudiar los padrones comunes de las revueltas de Túnez, Egito, España, Estados Unidos, México, Turquía y Brasil. Tres años de revueltas interconectadas

Diseño gráfico de las revueltas globales



#ruasemrede: as revoltas globais nas redes e nas ruas

17 de Novembro de 2013, 16:10, por Marcelo D'Elia Branco

#ruasemrede: as revoltas globais nas redes e nas ruas

Protestos, manifestações e revoltas, oraganizadas pelas redes sociais da internet, têm marcado o cenário político atual. Da Turquia ao Brasil, as recentes mobilizações superam fronteiras, idiomas e culturas, e demonstram que o jovem exige participar dos processos e decisões políticas.

Procurando entender o contexto das recentes manifestações que têm tomado as ruas e as redes sociais do Brasil e do mundo, a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) promove, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES) e a Rede Universidade Nômade (SP), o seminário Encontro – Como Construir o Comum: as Revoltas Globais nas Redes e nas Ruas, que acontecerá nos dias 18 e 19, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) da Liberdade, região central.



Tags deste artigo: marcelo branco internet cultura livre copyleft cc software livre globalrevolution