Entrevista sobre Improbidade Administrativa na e-Paraná
14 de Julho de 2014, 9:42 - sem comentários aindaAcabei de participar de uma entrevista sobre Improbidade Administrativa na Rádio Paraná Educativa (e-Paraná) AM 630, no Programa Justiça Para Todos da Amapar, com Daniele Machado. Transcrevo a entrevista:
1. DOUTOR PARA VAMOS EXPLICAR PARA OS OUVINTES O QUE É IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA?
Um agente público pode ser responsabilizado em quatro esferas, a ADMINISTRATIVA, a CÍVEL, a PENAL e a decorrente da aplicação da Lei de Improbidade Administrativa. Contra atos que importem ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, que causam PREJUÍZO AO ERÁRIO e que atentam contra os PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Aplicável para agentes públicos ou privados que induzam ou concorram a prática de improbidade administrativa, ou dele se beneficie (dirigente de uma empresa privada ou de uma entidade do Terceiro Setor), em processo judicial autônomo.
2. A IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA É CORRUPÇÃO?
Corrupção em sentido técnico e estrito é o empregado juridicamente pelo Código Penal Brasileiro, no sentido de ser corrupção passiva o crime praticado por agente público contra a Administração Pública, quando este solicita ou recebe, para si ou para outra pessoa, em razão de sua função, vantagem indevida, ou aceita promessa de tal vantagem. Ainda é corrupção ativa o crime cometido por particular que oferece ou promete vantagem indevida a agente público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.
Podemos também utilizar o termo corrupção de uma forma ampla, retratando qualquer ato ilícito, inconstitucional, ímprobo, que atente contra o interesse público, contra tanto a sociedade política quanto a sociedade civil.
Em muitas situações quem pratica corrupção, segundo o Código Penal (vantagem indevida), também está praticando ato de improbidade administrativa. Nesse caso será responsabilizado criminalmente e pela LIA. Mas pode haver caso em que o agente público cause prejuízo mas sem haver uma vantagem indevida. Nesse caso haverá improbidade mas não crime de corrupção ativa ou passiva.
3. RECEBER PROPINA SE ENQUADRA NESTA QUESTÃO QUE ESTAMOS DEBATENDO HOJE?
Sim, é Improbidade Administrativa porque será caso de enriquecimento ilícito, onde o agente recebe dinheiro a título de comissão ou gratificação (9º, I).
4. O QUE CARACTERIZA LESÃO AO ERÁRIO OU LESÃO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO?
A LIA fala em “prejuízo” ou “lesão ao erário”. É qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens da Administração Pública ou bens privados custeados com dinheiro público. Por exemplo: fraudar uma licitação ou dar um benefício aos servidores sem previsão legal.
5. O QUE É ENRIQUECIMENTO ILÍCITO?
Auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de sua atividade. Por exemplo: recebimento de propina por policial para não aplicar multa.
6. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA É CONSIDERADO CRIME OU É FALTA DISCIPLINAR?
Quem atua de forma ímproba pode ser penalizado criminalmente e administrativamente, mas são esferas diferentes.
7. OS ATOS DE IMPROBIDADE PODEM ATINGIR TAMBÉM OS ÓRGÃOS JUDICIAIS E LEGISLATIVOS?
Sem dúvida, um tribunal ou um parlamento também atuam como Administração Pública e seus agentes podem cometer atos de improbidade administrativa. Servidores, sem dúvida.
Agentes políticos (nesse caso Ministros do STF): STF entende que não se aplica a LIA quando a mesma conduta já foi punida pela Lei dos Crimes de Responsabilidade (L 1.079/50). Reclamação Constitucional 2.138/2007. Agentes politicos Segundo a L 1.079/50: presidente e ministros, PGR, ministros do STF, governadores e secretários. Prefeitos e vereadores há dúvida, mas em princípio não (DL 201/67).
8. AS EMPRESAS PRIVADAS OU PARTICULARES PODEM SER VÍTIMAS DE ATOS DE IMPROBIDADE?
Excepcionalmente são sujeitos passivos.
Apenas quando forem criadas ou custeadas pelo Poder Público (sociedade de propósito específico em PPP ou Vale do Rio Doce) ou quando uma entidade privada (Terceiro Setor) receba dinheiro ou incentivo fiscal.
Há discussão doutrinaria e jurisprudencial se poderiam ser sujeitos ativos as pessoas jurídicas: maioria (STJ e doutrina majoritária) entende que não.
Lei Anticorrupção (L 12.846/13): Responsabilidade administrativa e cível (objetiva) de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a AP (2º e 3º setor).
9. AS PESSOAS QUE SÃO ACUSADAS OU ESTÃO SOB INVESTIGAÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA PASSAM PELA ESFERA JUDICIAL?
Qualquer pessoa pode representar à autoridade administrativa ou MP.
MP ou pessoa jurídica diretamente interessada poderá propor uma ação de improbidade administrativa junto ao Poder Judiciário.
Ao contrário da Ação Popular: qualquer cidadão pedindo nulidade do ato lesivo e pagamento de perdas e danos.
10. QUAIS SÃO AS PUNIÇÕES PARA QUEM COMETE ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA?
São variadas:
Ressarcimento integral do dano
Perda dos bens e valores acrescidos ilicitamente
Perda da função pública
Suspensão dos direitos políticos (3 a 10 anos)
Pagamento de multa civil de até 3 vezes o acréscimo patrimonial, 2 vezes o valor do dano, 100 vezes o valor da remuneração do agente
Proibição de contratar com a AP ou receber benefícios por 3 a 10 anos.
Arquivado em:Direito Tagged: improbidade administrativa
Novamente os privilegiados xingam e ofendem a presidenta Dilma Rousseff
13 de Julho de 2014, 19:53 - sem comentários aindaA elite privilegiada brasileira, que pagou até R$ 2.000,00 nos ingressos para a final no Maracanã, fora os que pagaram para cambistas valores exorbitantes de R$ 30 mil, novamente xingou a presidenta Dilma Rousseff (PT) na final da Copa do Mundo do Brasil em 2014.
Essa área VIP brasileira não aceita uma presidente mulher, não se conforma com a redução das desigualdades sociais dos últimos 11 anos, ofende a autoridade máxima brasileira e torceu contra o Brasil na organização da melhor Copa do Mundo de todos os tempos.
Tudo deu certo na Copa: estádios maravilhosos, transporte eficiente, jogos com muitos gols e imprevisíveis, aeroportos perfeitos e sem atrasos, festas gratuitas para o povo e uma ótima hospitalidade brasileira.
Com a Copa a marca Brasil foi ainda mais valorizada, o turismo aumentará no país e cada brasileiro, a partir de agora, sabe que podemos fazer grandes eventos no país.
O Brasil, enfim, poderá continuar a fazer as mudanças necessárias para se tornar um país ainda melhor.
Arquivado em:Política Tagged: Copa do Mundo, Dilma
Alemanha ganha da Argentina por 1 a 0 na prorrogação e é tetracampeã mundial
13 de Julho de 2014, 18:35 - sem comentários aindaA seleção alemã acabou de vencer a Argentina por um a zero e conquistou seu quarto título mundial na Copa do Mundo Fifa do Brasil 2014, com gol de Götze no segundo tempo da prorrogação.
A Argentina jogou melhor, mostrou que a Alemanha não era um bicho-papão, mas perdeu por não finalizar suas possibilidades claras de gol e por ter menos preparo físico.
É a primeira vez que uma seleção europeia conquista um título no continente americano.
Arquivado em:Variedades Tagged: Alemanha, Copa do Mundo
Imprensa mundial é só elogios para a organização da Copa do Mundo. Mas a gozação futebolística continua…
11 de Julho de 2014, 0:00 - sem comentários aindaArquivado em:Variedades Tagged: Copa do Mundo
Ministro quer fiscalizar futebol e CBF vai apoiar Aécio Neves para a presidência
10 de Julho de 2014, 23:56 - sem comentários aindaA Confederação Brasileira de Futebol vai apoiar o senador Aécio Neves (PSDB) para o cargo de presidente da República. O presidente da CBF, José Maria Marin, e o ex-presidente da entidade, Ricardo Teixeira, são amigos pessoais do senador mineiro-carioca.
Há sérias denúncias de corrupção no âmbito da CBF, envolvendo o nome de Teixeira, ex-cunhado de João Havelange.
Marin foi um apoiadores da ditadura que prendeu e torturou a atual presidenta Dilma Rousseff. Ele era da ARENA e atualmente faz parte do PTB, que é um dos partidos mais fisiológicos do Brasil e vai apoiar Aécio.
Alguns jogadores com baixíssima cultura política e muito dinheiro também vão apoiar Neves, como por exemplo Ronaldo, que chegou a dizer que o Brasil iria passar vergonha na organização da Copa e agora se arrependeu da besteira que disse, na esteira da velha mídia comandada pela revista Veja, Folha, Estadão e TV Globo.
A ideia da CBF e seus dirigentes é a mínima intervenção estatal nas suas negociatas privadas, para o bem dos bolsos de seus dirigentes e para a desgraça do futebol brasileiro, principalmente dos clubes de futebol e da seleção brasileira.
Nunca vamos esquecer os 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, e uma das culpadas foi a CBF.
Hoje o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, defendeu intervenção indireta do Estado (regulação) na reconstrução do futebol brasileiro mas a Fifa é contrária.
O Ministro questionou a pouca idade com que os meninos saem do Brasil. pois uma parte da seleção brasileira sub-15 está no exterior. Segundo ele nossa legislação tirou o poder dos clubes e o deu aos empresários.
Já Aécio defende o neoliberalismo também no futebol. Livre mercado, cada um por si, sem regulação estatal.
Arquivado em:Política Tagged: Aécio Neves, CBF, Copa do Mundo, futebol