Rafael Greca é o pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB. Mas ainda há os “pmdbistas do rabo azul”
11 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO PMDB lançou oficialmente nesta quinta-feira (10) a pré-candidatura de Rafael Greca a prefeitura de Curitiba nas eleições de outubro, com apoio do senador e ex-governador Roberto Requião. Greca já foi prefeito de Curitiba pelo PDT como sucessor do seu então aliado Jaime Lerner, deputado federal e ministro do Esporte e do Turismo na era FHC.
Ainda existe uma ala dos “pmdbistas do rabo azul” que querem apoiar a reeleição do atual prefeito Luciano Ducci (PSB-PSDB-DEMO), que será a candidatura da direita. Para quem é de fora do Paraná: sim, em Curitiba o Partido “Socialista” Brasileiro – PSB é de direita.
Greca tem tudo para dar trabalho no primeiro turno e promete ser o melhor candidato nos debates.
O ex-prefeito está em segundo na enquete do Blog do Tarso sobre a eleição de Curitiba. Veja a entrevista que ele concedeu ao Blog do tarso, clique aqui.
Filed under: Política Tagged: PMDB, Rafael Greca, Roberto Requião
Veja o documentário “Teatro Político, uma história de utopia”, de Ana Carolina Caldas
10 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaVeja o documentário “Teatro Político, uma história de utopia”, de Ana Carolina Caldas, roteirista, pesquisadora e produtora.
Você conhece a história do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE em Curitiba? Pois abrimos as gavetas. Sente-se e fique à vontade para acompanhar por aqui capitulo a capitulo da história deste movimento político cultural costurado nos encontros e desencontros entre arte, educação e política, no período entre 1959 a 1964. Antes de vir a ser o CPC da UNE, os antecedentes desta história percorreram os debates do Teatro de Arena, a Revolução Cubana, a busca pelo nacional-popular e tantos outros temas. Assim como em todo o Brasil, a cidade de Curitiba também fez parte da efervescência dos debates e defesas pelo teatro nacional-popular: bandeira empunhada desde o Teatro de Arena por Oduvaldo Viana Filho, o Vianinha. O pai de todos os CPC`s da Une.
O conteúdo que inspira o projeto é fruto da dissertação de mestrado de Ana Carolina Caldas, defendida em História da Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003). História ainda desconhecida que a partir de agora começa a ser desvendada para fazer justiça e homenagear personagens que vocês “lerão” por aqui e assistirão em agosto no documentário, como: Ferreira Gullar, Arthur Poerner, Zé Renato, Gianfrancesco Guarnieri e os curitibanos Walmor Marcelino, Dadá (Euclides Coelho de Souza), René Dotti, Edésio Passos, Oraci Gemba, Adair Chevonicka, Alcidino Bittencourt e tantos outros estiveram lá e cá.
Link para download da dissertação de mestrado “Centro Popular de Cultura da UNE (1959-1964) – Encontros e desencontros entre arte, política e educação” de Ana Carolina Caldas.
RESUMO:
História veiculada e contada pela imprensa local, na decada de 60, em especial pelos jornais O Dia, o Diário do Paraná, Estado do Paraná e seção paranaense do jornal Última Hora, é a memória de um movimento que contou com a participação de curitibanos como o jornalista Walmor Marcelino, o titeriteiro Euclides Coelho de Souza – o Dada do Teatro de Bonecos, e sua esposa Adair Chevonicka, a socióloga Zélia Passos, Oraci Gemba, Abauna Busmayer, além de jornalistas e cronistas críticos de artes dos jornais curitibanos da época, como Edésio Passos, Silvio Back, René Dotti, Mário Fernando Maranhão, entre outros.
A história se desenrola a partir de “três instantes”, ou seja, três denominações diferentes para um mesmo grupo: Teatro do Povo, Sociedade de Arte Popular até chegar à constituição do Centro Popular de Cultura da UNE, propriamente dito. De 1959 a 1964, um grupo formado por artistas, estudantes e intelectuais curitibanos inseridos na cena do teatro nacional – popular da época, conseguiu assim como noticiado pelo jornal Diário do Paraná, em 1961, “inaugurar o teatro político em Curitiba.”
Filed under: Política Tagged: Ana Carolina Caldas, Teatro Político
Privatização da saúde em São José dos Pinhas está sendo questionada pelo Tribunal de Contas
10 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaConforme a Joice Hasselmann, a prefeitura de São José dos Pinhais está sendo investigada pelo Tribunal de Contas do Paraná. A Diretoria de Contas Municipais alega que entre os anos de 2009 e 2011, o Município de SJP contratou por meio de dispensa de licitação por mais de dez vezes a empresa BMJ Service em valores que chegam a R$ 94 milhões. Segundo a jornalista o esquema foi montado por cargos em comissão do prefeito e o empresário Paulo Fernandes Sant’anna Bitello, proprietário da BMJ Service e da COOPERGS, empresas beneficiadas com vultosos valores, que forneciam pessoal de apoio técnico, médicos, dentistas e pessoal para área administrativa. Segundo a DCM-TC as fraudes ocorriam nos processos de licitação que congregavam empresas “amigas” da COOPERGS e a BMJ Service.
O procurador geral do município, Luiz Henrique Ramos, a Chefe da Divisão de Licitação e Contratos, Patrícia Galante Stradiotto Vieira, e o prefeito, Ivan Rodrigues (PSD, partido do Kassab), devem responder por Improbidade Administrativa.
Infelizmente o motivo do questionamento não é a privatização/terceirização em si, que já é inconstitucional e burla o concurso público e o regime jurídico administrativo. Mas o questionamento do TC pela falta de licitação já é um começo.
Filed under: Política Tagged: privatizações, saúde
Presidenta Dilma anuncia este nomes da Comissão da Verdade
10 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaA presidenta Dilma Rousseff (PT) anunciou hoje os nomes dos sete integrantes que vão integrar a Comissão da Verdade. São eles:
José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique),
Gilson Dipp (ministro do STJ e do TSE),
Rosa Maria Cardoso da Cunha (amiga e ex-advogada de Dilma),
Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República no governo Lula),
Maria Rita Kehl (psicanalista),
José Paulo Cavalcanti Filho (advogado e escritor), e
Paulo Sérgio Pinheiro (atual presidente da Comissão Internacional Independente de Investigação da ONU para a Síria).
A Comissão da Verdade vai investigar e narrar violações aos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, período que abrange o período do Estado Novo, ditadura do governo de Getúlio Vargas, até a publicação da Constituição Federal. O grupo apontará responsáveis por mortes, torturas e desaparecimentos na ditadura e vai funcionar por dois anos e elaborará um relatório em que detalhará as circunstâncias das violações investigadas.
Filed under: Política Tagged: Comissão da Verdade, Dilma
Estádio do Corinthians, da abertura da Copa do Mundo com o Brasil em campo, já tem quase 35% das obras concluídas
10 de Maio de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO estádio do Corinthians no bairro de Itaquera, que servirá para abertura da Copa do Mundo de 2014 com o Brasil em campo, já tem quase 35% das obras concluídas. A previsão é que o estádio fique pronto em dezembro de 2013.
O estádio já apresenta estágio final das obras nos dois túneis que servirão de saídas de emergência no dias de jogos, bem como da galeria subterrânea de serviço.
Filed under: Variedades Tagged: Copa do Mundo, Corinthians