Professores da Faculdade de Direito da UFPR votam Dilma 13
10 de Outubro de 2014, 23:46 - sem comentários aindaVários professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná declararam voto pela reeleição da presidenta Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, no segundo turno das eleições presidenciais de 2014. Junto com vários outros advogados, membros do Ministério Público, professores, bachareis e estudantes de Direito de todo o Brasil, e até do exterior, os professores da UFPR assinaram o Manifesto dos Juristas Dilma 13 (clique aqui), elaborado por advogados do Paraná. O documento foi assinado primeiro por Celso Antônio Bandeira de Mello, o maior administrativista do Brasil. O manifesto ainda está aberto a novas adesões, basta comentar no próprio Manifesto com o link acima. Por enquanto assinaram os seguintes professores da UFPR:
Eneida Desiree Salgado – professora de Direito Constitucional e Eleitoral da UFPR e advogada
Juarez Cirino dos Santos – professor de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná, Professor e Coordenador do Curso de Especialização em Direito Penal e Criminologia do Instituto de Criminologia e Política Criminal – ICPC, Conselheiro Titular da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná – OAB/PR, Advogado Criminal em Curitiba
Katya Kozicki – professora dos programas de graduação e pós-graduação em Direito da PUCPR e UFPR
Larissa Ramina – doutora em Direito Internacional pela USP e Professora de Direito Internacional da UFPR
Luís Fernando Lopes Pereira – professor de História do Direito e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da UFPR
Marcos Wachowicz – Professor de Direito da UFPR
Ricardo Marcelo Fonseca – professor de História do Direito da UFPR
Sandro Lunard Nicoladeli – advogado trabalhista e professor de Direito do Trabalho na UFPR
Tatyana Scheila Friedrich – professora de Direito Internacional da UFPR
Wilson Ramos Filho (Xixo) – professor doutor de Direito do Trabalho da UFPR
Arquivado em:Direito, Política Tagged: Dilma, Direito, professores, UFPR
Pesquisa aponta que Dilma é a candidata da esperança
10 de Outubro de 2014, 22:55 - sem comentários aindaAnalisando a última pesquisa Datafolha, que aponta empate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais, percebemos que a exemplo de Lula, Dilma é a candidata da esperança.
Enquanto que os privilegiados que tiveram ensino médio e superior votam mais em Aécio, Dilma ganha fácil entre os que têm apenas ensino fundamental e esperança de, quem sabe um dia poder estudar, por 60% a 40%.
Os que ganham mais de dois salários mínimos votam mais em Aécio, sendo que entre os ricos que ganham mais de 10 salários mínimos Aécio dispara (74% a 26%), mas Dilma vence entre os que recebem até 2 salários (ela tem 58% e ele 42%), ou seja, aqueles que precisam urgentemente melhorar sua condição econômica e social. São os que têm esperança de que o que a Constituição determina, que é a erradicação da miséria e redução das desigualdades sociais, seja cumprido ainda mais pelo Estado.
Nas regiões do Brasil mais pobres, Norte e Nordeste, Dilma ganha disparado, respectivamente por 60/40 e 66/34. São os que têm esperança de que um dia a exigência Constitucional da redução das desigualdades regionais seja cumprida pelo Poder Público.
Se entre os cidadãos que moram nas médias e grandes cidades existem mais eleitores de Aécio, entre os eleitores que moram em cidades com até 50 mil habitantes, Dilma ganha por 55% a 45%. Ou seja, são os brasileiros que vivem normalmente em cidades que, por serem menores, têm menos escolas, menos hospitais, menos acesso à cultura, à internet, e que têm esperança de uma vida melhor.
Dilma perde entre a classe alta e a classe média alta, mas ganha na classe média média (52/48), entre a média baixa (53/47) e entre os excluídos (64/36), todos eles com esperanças justas de melhorarem de vida.
Entre os mais privilegiados, infelizmente reina um sentimento de manutenção do status quo, um sentimento de mais egoísmo, individualismo e, em alguns casos, ódio contra as minorias.
Mas confio no ser humano, confio que ainda é possível existir um sentimento de solidariedade, de fraternidade, de busca de uma igualdade e uma real liberdade de ser cidadão!
Por isso voto Dilma 13, mesmo sem necessitar tanto de um Estado Social como precisa uma grande parcela da sociedade brasileira.
Arquivado em:Política Tagged: Dilma, esperança, Lula
Jovens até 24 anos votam em Aécio porque não viveram a era FHC
10 de Outubro de 2014, 21:25 - sem comentários aindaNa pesquisa Datafolha de ontem, que mostra empate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), aponta que Aécio tem mais votos entre os adolescentes e jovens de até 24 anos, do que Dilma (58% a 42). Nas demais camadas de idade há empate técnico.
A razão é simples. Em 2012, o último ano do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), esses jovens tinham entre 4 e 12 anos, ou seja, eram crianças.
O governo FHC foi altamente corrupto e desastroso para o Brasil com as privatiuzações e compra de votos para reeleição. A Privataria Tucana desestruturou a Administração Pública, a inflação era o dobro da de hoje, o desemprego bem maior, a economia ia muito mal.
E Aécio era o presidente da Câmara dos Deputados entre 2001 e 2002 e responsável pela negociação da aprovação das leis de FHC que foram péssimas para o país.
57% dos brasileiros não votam em quem FHC indicar.
Queridos jovens, se informem, estudem, vejam o quanto o governo do PSDB foi ruim para o Brasil e quanto o Brasil melhorou nos últimos 12 anos. E Aécio representa o passado, uma idelogia do passado, o neoliberalismo, que foi varrido da América Latina e está querendo voltar com Aécio.
O Brasil precisa continuar no caminho certo, sem retrocessos, buscando o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.
E é essencial que os jovens participem e continuem participando da política brasileira, mas sem serem influenciados com o que diz a velha mídia reprentadada pela Globo, Veja e Folha de S. Paulo.
E viva a democracia!
Arquivado em:Política Tagged: Aécio Neves, FHC
PT e Dilma são corruptos? Voto Aécio?
9 de Outubro de 2014, 14:33 - sem comentários aindaO Partido dos Trabalhadores não é corrupto. É um partido com grandes divergências internas, com pessoas com ideologias de esquerda e centro-esquerda diferentes, e se descuidar alguns até de centro ou centro-direta. É um dos únicos partidos brasileiros que tem ideologia, tem coerência programática, com uma democracia interna menos pior do que a de qualquer outro partido brasileiro.
Sem dúvida há corruptos no PT, como em qualquer outro partido do mundo, infelizmente. MAS O PARTIDO NÃO É CORRUPTO. Pelo contrário, partidos como o PSDB e DEMO, da base de Aécio Neves, tem bem mais membros fichas-suja e julgados por improbidade administrativa.
Com relação à presidenta Dilma Rousseff coloco a minha mão no fogo: ELA NÃO É CORRUPTA E NUNCA ACEITOU A CORRUPÇÃO!
Mas o mais importante é que nos governos Lula e Dilma as instituições foram fortalecidas para que a corrupção fosse tirada debaixo do tapete, corrupção essa que sempre existiu no Brasil desde 1500, infelizmente.
Autonomia da Polícia Federal; autonomia do Ministério Público, sem engavetamento de processos como ocorria no governo FHC (PSDB); Lei de Acesso à Informação; Lei Anticorrupção; tentativa de reforma política para diminuir o poder do dinheiro sujo nas eleições; autonomia da Controladoria-Geral da União; realização de CPIs, que nos governos anteriores nem eram abertas por pressão do Poder Executivo; fim das privatizações das empresas estatais, que geraram grandes casos de corrupção no governo FHC com a Privataria Tucana, abafados pelo governo federal da época, entre vários outros casos, são exemplos de que os governos Lula e Dilma atuaram pelo fim da corrupção.
No caso da AP 470, empresários e agentes públicos foram presos. Alguns de forma justa por caixa 2, outros foram presos sem provas, e até hoje se discute se correu apropriação indébita de recursos públicos. O problema é que casos iguais e até piores foram realizados por governos do PSDB e seus apoiadores que até hoje não foram julgados, ou tiveram os processos prescritos. A Justiça foi eficiente apenas nesse caso do chamado “mensalão”.
Com relação a Petrobras, um diretor que era servidor de carreira desde a ditadura militar, ocupava cargo de direção desde o governo FHC (PSDB), está envolvido em corrupção. Que bom que os instrumento de controle interno e externo funcionaram! Mas a Dilma e o PT, como partido, não estão envolvidos. Se pessoas físicas estiverem envolvidas, que sejam responsabilizadas.
Me parece que o maior caso de corrupção dos últimos tempos foi a compra de votos por R$ 200 mil de cada parlamentar para que aprovassem a reeleição de FHC, o que foi um escândalo que o próprio governo FHC conseguiu abafar liquidando CPIs, o Procurador-Geral da República engavetou o processo contra e com o controle financeiro da imprensa.
Na verdade é a Democracia, não apenas representativa, mas também a participativa/deliberativa é que é a responsável para que tenhamos mais cidadania, mais participação, mais transparência, para que a corrupção apareça. Essa democracia no Brasil ainda está sendo construída.
Votar em Aécio por causa da corrupção é um erro. Há mais corruptos no PSDB do que no PT, mesmo o PSDB não sendo ele um partido corrupto. Ocorreu corrupcão no governo FHC. Ocorreu corrupção no governo de Aécio em Minas Gerais.
Devemos votar em quem tem condições de continuar levando o Brasil para o rumo certo, o rumo do desenvolvimento econômico e social, de forma sustentável e com prioridade para o fortalecimento da nação, com redução das desigualdades sociais e regionais, como manda a Constituição, levando em consideração nossos vizinhos latino-americanos e os demais países em desenvolvimento.
Sem barbárie, sem redução da maioridade penal e criação da pena de morte, ambos inconstitucionais, sem redução dos avanços sociais, sem privatizações entreguistas, com o fortalecimento da Administração Pública profissionalizada, com a democratização das mídias, com a redução do poder financeiro nas eleições, com o fim do ódio político mas com debates políticos acalorados.
Vamos construir uma sociedade menos egoísta, menos individualista, mais justa?
Por isso voto Dilma 13!
Tarso Cabral Violin – advogado, professor universitário e autor do Blog do Tarso
Arquivado em:Política Tagged: Aécio Neves, Dilma, Partido dos Trabalhadores PT
Sábado na Boca Maldita de Curitiba mobilização Dilma 13
9 de Outubro de 2014, 12:40 - sem comentários aindaArquivado em:Política Tagged: Dilma