Sabia que o arquiteto comunista Oscar Niemeyer, que faleceu ontem com 104 anos, um gênio dos nossos tempos, criou uma obra em homenagem ao arquiteto e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner?
Jaime Lerner foi um razoável prefeito de Curitiba (mesmo que a primeira gestão ele tenha sido um prefeito biônico escolhido pela ditadura militar) mas um péssimo governador do Estado do Paraná (1995-2002). Um governo que precarizou a Administração Pública paranaense, com terceirizações, privatizações, criação dos pedágios com preços escandalosos e quase privatizou a Copel, tudo com apoio do então deputado estadual e hoje governador, Beto Richa (PSDB).
Talvez a única coisa importante que Lerner fez como governador foi o então chamado Novo Museu, desenhado por Oscar Niemeyer, que posteriormente foi acertadamente rebatizado pelo governador Roberto Requião (PMDB) de Museu Oscar Niemeyer. Claro, Lerner não podia fazer tudo 100% e privatizou a gestão do Museu para uma OSCIP. Mas não é dessa obra que estou falando.
Uma das obras mais importantes de Oscar Niemeyer foi o monumento ao MST que o arquiteto desenhou após o homicídio do trabalhador sem-terra Antonio Tavares Pereira, que fica entre Campo Largo e Curitiba, na beira da BR 277.
O assassinato do trabalhador sem-terra Antonio Tavares ocorreu no dia 2 de maio de 2000, durante uma marcha pela reforma agrária organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST em Curitiba. Na entrada da cidade, cerca de 50 ônibus que chegavam para o ato foram interceptados pela Polícia Militar do Estado do Paraná, comandada pelo então governador Jaime Lerner. Conforme relatos, assim que os primeiros trabalhadores desceram dos ônibus, policiais começaram a atirar. 180 pessoas foram feridas e Antônio Tavares Pereira foi atingido no abdômen e faleceu horas mais tarde no Hospital do Trabalhador. No mesmo ano a Justiça Militar arquivou o caso sem sancionar qualquer policial. O MST, Terra de Direitos, Justiça Global e a CPT denunciaram o caso na Organização dos Estados Americanos – OEA.
Filed under: Política Tagged: Jaime Lerner, MST, Oscar Niemeyer
0sem comentários ainda