Do Partido dos Trabalhadores do Paraná
Ogier Buchi, candidato ao governo do estado pelo PRP, tem forte ligação com o Palácio Iguaçu. Mais do que isso, tem dois de seus filhos nomeados em cargos de confiança na administração Beto Richa (PSDB).
Buchi foi o responsável pelo pedido de impugnação – julgado improcedente nesta quinta-feira (31) – da candidatura de Gleisi Hoffmann ao governo do Estado.
Os filhos de Ogier Buchi trabalham em Secretarias estratégicas do governo Richa (decretos de nomeação em anexo).
O filho, Arthur Felipe de Leão Buchi, presta serviço na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano que, até abril deste ano, era comandada por Ratinho Júnior, presidente estadual do PSC e um dos principais apoiadores da candidatura de Beto Richa.
A filha de Buchi, Maria Eduarda de Leão Buchi Giglio, por sua vez, é comissionada da Secretaria de Estado da Comunicação Social. Ela foi nomeada na Casa Civil com um cargo 2C e realocada para a Comunicação Social.
Mas a conexão do candidato do PRP com o poder estadual não para por aí. Antes de candidatar-se ao executivo, Ogier Buchi trabalhava na rede de televisão de Ratinho Júnior, no programa Jornal da Massa, onde tinha como principal função criticar a administração municipal do PDT/PT e sistematicamente elogiar o governo estadual no qual o seu patrão desempenhava a função de Secretário de Estado.
“Sem dúvida, a ligação é muito clara entre os dois candidatos. Não bastasse a participação dos filhos no governo Richa, o Ogier até pouco tempo era empregado do Ratinho Jr, que era empregado do governador”, destaca o presidente estadual do PT, deputado Ênio Verri.
Na eleição de 2012, a Rede Massa foi sucessivamente multada pela Justiça Eleitoral por conta de sua conduta parcial na cobertura da campanha.
Cunho político
Além de rejeitar, o pedido de impugnação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) determinou ainda a abertura de processo criminal contra Ogier Buchi por má fé.
Em seu parecer, o MPE já havia alertado para o cunho político do pedido de Ogier Buchi. “(…) chama a atenção o eminente cunho político que a presente impugnação aparenta ter, seja pela grande repercussão da impugnação na imprensa, seja pelos fraquíssimos argumentos para seu ajuizamento”.
Atualmente, Arthur Felipe de Leão Buchi representa a SEDU na Rede de Ouvidores Setoriais da Controladoria Geral do Estado:
www.cge.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php
Maria Eduarda de Leão Buchi Giglio segue lotada na Coordenadoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação. - See more at: http://www.pt-pr.org.br/noticias/2/13538/candidato-que-pediu-impugnacao-de-gleisi-tem-filhos-nomeados-no-governo-richa#sthash.s9LyTNVw.dpuf
Arquivado em:Política Tagged: Beto Richa, Gleisi Hoffmann, Ogier Buchi, Partido dos Trabalhadores PT
0sem comentários ainda