Com a morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB), que estava em terceiro lugar em todas as pesquisas, eis o que muda nas eleições para o cargo de presidente da República:
1. Provavelmente será sua até então vice, Marina Silva (PSB, ex-PT, ex-PV), a substituta a ser escolhida pelo PSB, por mais que a ex-petista e ex-verde não agrade a muita gente dentro do PSB. Provavelmente o PSB vai exigir um compromisso moral de Marina para que ela não saia do PSB para a Rede Sustentabilidade nos quatro anos do seu primeiro mandato, se eleita.
2. Provavelmente a presidenta Dilma Rousseff (PT) ainda vencerá no primeiro turno, conforme indicam as pesquisas até aqui.
3. Provavelmente quem ficará em segundo lugar será Marina, e não o até então segundo colocado Aécio Neves (PSDB).
4. Dilma vai ganhar votos que eram de Eduardo no Nordeste.
5. Marina vai ganhar pontos percentuais mais rapidamente do que Campos conquistaria, por ser mais conhecida por já ter ficado em terceiro lugar nas eleições de 2010 com vinte milhões de votos.
6. Votos que eram de Eduardo de pessoas preconceituosoas contra mulheres e trabalhadores vão migrar para Aécio, e não para Marina.
7. Marina vai ganhar mais votos de evangélicos do que Campos.
8. Caso ocorra 2º turno, Marina vai dar um pouco mais de trabalho para a presidenta Dilma do que daria Aécio.
9. O vice de Marina será Luiz Erundina (PSB, menos provável, infelizmente), Romário (PSB, talvez ele não queira entrar nessa barca furada, por estar quase certa sua eleições como senador do Rio de Janeiro), o governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB), o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB), ou a coligação fará a grande besteira de colocar como vices os membros do PPS Roberto Freire ou Rubens Bueno.
E tenho dito…
Arquivado em:Política Tagged: Eduardo Campos, Marina Silva
0sem comentários ainda