Por mais que esteja consolidada a aliança entre PDT, PT e PV para a candidatura de Gustavo Fruet para prefeito de Curitiba, com todas as lideranças dos partidos prometendo que vão “suar a camisa” por Fruet, ainda falta algo a ser definido. Haverá um chapão com os candidatos a vereador de 76 candidatos ou existirá as chapas PDT/PV e a chapa PT e mais algum partido, como por exemplo o PRTB?
A maioria dos partidários do PT, PDT e PV apoiam que não haja o chapão.
Por exemplo: se o PT participar em separado terá 57 candidatos a vereador. Se se coligar com PV e PDT terá apenas 25 candidatos.
Se ocorrer o chapão muitos petistas estão com receio de que o partido acabe elegendo apenas um vereador (hoje tem 3 e já teve mais).
O PT tem muitos votos de legenda. O PDT terá muitos votos de legenda por causa do 12 de Gustavo Fruet. Mas PDT e PV tem muitos candidatos campeões de votos, e deixariam para fora do páreo os candidatos do PT que normalmente tem no máximo 5 mil votos.
Os últimos petistas campeões de votos em Curitiba foram o advogado trabalhista André Passos, que em 2004 obteve 9.972 votos (o segundo petista mais votado em Curitiba em todos os tempos para vereador e o segundo candidato a vereador do PT mais votado no Sul do país, pois perdeu apenas para o Todeschini, de Porto Alegre/RS, que obteve 12.402 votos naquele ano); e o diretor-presidente da Itaipu Binacional Jorge Samek, que teve 11.625 votos em 2000.
O PT tomará essa decisão amanhã, 19 horas, na sede municipal, com a participação aberta para todos os militantes. A decisão final da aliança ou não será no dia 28 próximo (quinta-feira).
Filed under: Política Tagged: Gustavo Fruet, PDT, PT, PV
0sem comentários ainda