O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que sonha em ser candidato a vice-presidente de Aécio Neves em 2014 contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), em entrevista na Gazeta do Povo de domingo defendeu o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), ao dizer quer foi FHC e o PSDB que estabilizou a economia, o que segundo ele “foi o maior avanço de todos os tempos”, que foi FHC que criou a Lei de Responsabilidade Fiscal, que foi FHC que “fortaleceu as instituições”, que foi FHC que trouxe “respeito internacional”ao Brasil.
Nosso governador é bastante mal informado:
Primeiro equívoco de Beto Richa: o presidente que estabilizou a inflação com o Plano Real foi Itamar Franco, e não FHC/PSDB.
Segundo equívoco de Beto Richa: disse que a estabilização da economia “foi o maior avanço de todos os tempos”. Ora governador, todos os países com hiper-inflações acabaram com a praga na década de 90. É muita presunção (típica dos tucanos) dizer que isso foi o maior avanço de todos os tempos.
Terceiro equívoco de Beto Richa: ele defendeu a Lei de Responsabilidade Fiscal de FHC, que limitou os gastos sociais com educação, saúde e assistência social e incentivou a privatização dessas áreas.
Quarto equívoco de Beto Richa: disse que FHC ”fortaleceu as instituições”. Parece até piada! Que instituições? Várias empresas estatais foram privatizadas, e ele ainda queria privatizar a Petrobrás, Banco do Brasil (no Paraná o grupo de Beto Richa queria privatizar a Copel). A Polícia Federal foi sucateada e não era independente na era FHC. O Procurador-Geral da República de FHC era chamado de engavetador geral da república. Escolheu Ministros do STF questionáveis. Enfraqueceu e sucateou a Administração Pública com sua tentativa de implementação do gerencialismo-neoliberal. Sucateou as Universidades Federais e os hospitais públicos e criou o projeto de privatização do social via as organizações sociais – OSs. Que instituições que ele fortaleceu? Só se forem as empresas de seus amigos e parentes.
Quinto equívoco de Beto Richa: disse que FHC trouxe “respeito internacional”ao Brasil. Outra piada. O Brasil não era nada na década de 90 no contexto internacional. Até o Brasil do nome da Petrobrás FHC queria tirar, pois queria transformar o nome da Petrobrás em Petrobrax. FHC quis vender o Brasil, isso sim.
Com mais essa bobagem dita por quem é pouco preparado e mal assessorado (seu principal secretário é Cassio Taniguchi) perde votos para 2014 (seja para sua reeleição ou para ser vice de Aécio) e queima a candidatura de Luciano Ducci (PSB), que ainda tem esperanças de se reeleger nas eleições de outubro próximo, por mais que as possibilidades sejam remotas, pois hoje os favoritos são Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Júnior (PSC).
Filed under: Política Tagged: Beto Richa, FHC, neoliberalismo, privatizações
0sem comentários ainda