O governador Carlos Alberto Richa (PSDB) divulgou hoje o nome do novo secretário de educação do Estado do Paraná. Será o engenheiro de telecomunicações e atual conselheiro de Administração da Positivo Informática Fernando Xavier Ferreira.
Ele é especialista em negócios e bolsa de valores; foi Diretor-Geral da Itaipu Binacional escolhido pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, que sofreu Impeachment; ocupou altos cargos na telefonia durante o governo FHC e foi responsável pelas privatizações do setor (nossa telefonia é caríssima e de péssima qualidade); e ocupa altos cargos na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-FIESP.
Ou seja, ELE NÃO ENTENDE NADA DE EDUCAÇÃO, ele entende de negócios privados, ele entende de privatização.
Em entrevista para Rogério Galindo da Gazeta do Povo, Ferreira mostrou que tem pouca experiência na área da educação. Parece piada: “sempre tive um pouco de vocação para o magistério. No segundo ano da faculdade dava monitoria para os alunos do primeiro ano. Depois, fui professor por 15 anos na Universidade Federal do Paraná, no curso de Engenharia Elétrica. Sempre vivi no ambiente da educação. Mas além disso a gente sempre pode trabalhar com a gestão”. Disse que não precisar ser especialista em educação, mas que sobre o tema “pode se informar”.
Vai aplicar o que aprendeu na iniciativa privada, a cartilha do neoliberalismo-gerencial, ou seja, privatizar a educação pública. Não vai buscar a universalização gratuita da educação estatal. Não vai investir nos trabalhadores. Vai sim buscar o lucro pelo lucro, a educação de crianças não para que elas sejam cidadãs, mas sim consumidores de uma mercadoria, para que sejam educadas a serem egoístas, individualistas, consumistas.
A APP-Sindicato vai ter muito trabalho.
Por favor 2018, chega logo!
Arquivado em:Política Tagged: Beto Richa, educação
0sem comentários ainda