Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

2012 é o ano do 12?

3 de Janeiro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 44 vezes

Gustavo Fruet quando informou na frente da UFPR que entraria no PDT. Com o pré-candidato a vereador pelo PDT ao fundo, Maicon Guedes (de terno e gravata). Foto de Tarso Cabral Violin

O Partido Democrático Trabalhista foi criado por Leonel Brizola depois que voltou do exílio e não conseguiu recuperar a sigla PTB, que estava nas mãos de Ivete Vargas, filha do Getúlio, e de conservadores de direita (até hoje). Me lembro que em 1989 apoiei a candidatura de Brizola para presidente, e apoiei Lula apenas no segundo turno.

No Paraná o PDT sempre foi um pouco mais complicado. Em 89 quem era PDT no Paraná era Jaime Lerner, ex-ARENA, claramente de direita, que nem apoiou a candidatura de Brizola, que perdeu para Lula por muito pouco no primeiro turno. Muitos culpam Lerner pela derrota de Brizola. Lerner tinha medo de perder eleitorado no Paraná, que votou em massa em Collor (caçador de marajás) e Afif (juntos chegaremos lá). O estranho é que hoje não encontramos ninguém que tenha apoiado e votado em Collor em 89.

Depois Lerner foi para um partido que era mais a sua cara, o PFL, atual DEMO (ex-ARENA e PDS).

Após Alvaro Dias passar pelo partido, e até ser o candidato da direita a governador em 2002, ultimamente quem domina o PDT no estado é o ex-senador Osmar Dias, que perdeu a eleição para governador para Beto Richa (PSDB) em 2010 (Beto Richa que iniciou na política no PTB, e não no PSDB de seu pai José Richa).

Inclusive voltei a votar no PDT em 2010, para o meu amigo advogado e professor Cristiano Dionisio, que não conseguiu se eleger deputado federal.

O atual pré-candidato a prefeito de Curitiba é o advogado e ex-deputado federal Gustavo Fruet, ex-PMDB e PSDB, filho do saudoso Mauricio Fruet, que tanto apoiei para prefeito em 1988, mas perdeu a eleição dos 12 dias para Jaime Lerner do PDT (cujo candidato era Algaci Túlio que desistiu de última hora e virou vice, e hoje está no PMDB). Isso é política!

E novamente outro amigo meu advogado será candidato pelo PDT, para o cargo de vereador, o professor Maicon Guedes 12033.

A pergunta que não quer calar: a eleição será decidida no primeiro turno entre o atual prefeito apoiado pela direita Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT), ou irá para o segundo turno com candidaturas também do PT (Tadeu Veneri ou Doutor Rosinha), Ratinho Júnior (PSC) e Rafael Greca (PMDB)?

2012 é o ano do PDT?

Gustavo e Mauricio Fruet



Fonte: http://blogdotarso.com/2012/01/03/2012-e-o-ano-do-12/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.