Após meses de trabalho, a Linux Foundation disponibilizou o pre-bootloader UEFI Secure Boot para distribuições GNU/Linux.
Ao anunciar o lançamento do sistema de boot seguro, James Bottomley informa que o pre-bootloader foi entregue pela Microsoft em 06 de fevereiro. “Este foi realmente liberado para nós pela Microsoft na quarta-feira, 06 de fevereiro, mas com viagens, conferências e reuniões eu realmente não tive tempo para validar tudo isso até hoje.” Bottomley lançou dois arquivos validados e PreLoader.efi HashTool.efi. Bottomley também criou uma imagem mini-USB inicializável que fornece “um shell EFI, onde o kernel deve ser e usar Gummiboot para inicializar.”
Os arquivos são os seguintes:
- PreLoader.efi (md5sum 4f7a4f566781869d252a09dc84923a82)
- HashTool.efi (md5sum 45639d23aa5f2a394b03a65fc732acf2)
A Linux Foundation começou a trabalhar no Secure Boot no ano passado e anunciou em outubro que o seu plano envolveu o desenvolvimento de um pre-bootloader, que ele seria assinado pela Microsoft. A assinatura pre-bootloader permitirá o carregamento e inicialização de qualquer outro sistema operacional, assim, permitindo que os usuários instalem distro GNU/Linux não-assinadas em hardware UEFI para Windows 8. Este pre-bootloader assinado vai ajudar muitas distribuições menores que não possuem recursos ou tempo para obter a sua chave verificada da Microsoft.
Um mês depois, a Fundação Linux anunciou que o pre-bootloader foi adiado pois eles estavam tendo experiências bizarras com o centro de desenvolvimento de sistemas da Microsoft. Microsoft havia dito na época que o carregador não foi desenvolvido adequadamente e que eles precisam de mais tempo para resolver a questão.
Com informações da Parity News.
0sem comentários ainda