Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Confira a programação completa de atividades do Software Freedom Day Viana

19 de Setembro de 2013, 0:21, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

web_banner_programacao3

9:00     Abertura

9:30     Projeto GNU e três décadas de trabalho – Albino B Neto

10:20   #ProtestoES: Mineração de Dados e Cartografia de Perspectivas na Internet – Fábio Malini

11:10   Dados Abertos e e-Democracia – Gustavo Rocha Pereira de Souza

12:00   Blender Logic Bricks: Introdução à programação de jogos com Blender 3D – Johnson Sudré

12:50   Apropriação tecnológica, software livre e movimentos sociais – Guinê Ribeiro

13:40   Núcleo de Cidadania Digital, um programa de inclusão sociodigital – Héglio Ráines

14:30   Encerramento
O Software Freedom Day Viana acontecerá dentro do espaço montado para a Ação Integrada pela Cidadania, no campo de futebol do Democrata, em Marcílio de Noronha, Viana.

O evento terá início às 9 horas, e encerramento às 15 horas.

Mais informações em: http://softwarelivre.org/sfd-viana-es



Confira a programação do lançamento da nova versão do CACIC

19 de Setembro de 2013, 0:18, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

cacic

Na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro de 2013, será realizado o lançamento da nova versão do Sistema de Inventário CACIC na cidade de Brasília às 09:00 horas no auditório da Regional do SERPRO – Asa Norte, Avenida L2.

Para participar basta enviar o seu NOME, CPF e INSTITUIÇÃO para o seguinte endereço: cisl@serpro.gov.br.

Confira a programação do evento:

09:00 às 09:20 – Credenciamento
09:20 às 10:00 – Mesa de abertura – Considerações sobre o lançamento do Sistema de Inventário CACIC

Coordenador da mesa: Deivi Kuhn – Secretário Executivo do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal

Luis Felipe Costa – Diretor de Sistemas de Informação do Ministério do Planejamento
William Veronesi Rocha – Coordenador-geral de Suporte ao Ambiente Tecnológico da Dataprev
Clicio Luiz da Costa Vieira – Coordenador-geral da Tecnologia da Informação da Procuradoria Geral da Fazenda

10:00 às 11:00 – Apresentação da nova versão – 3.0
11:00 ás 11:20 – Considerações de experiências da comunidade
11:20 às 11:50 – Novas Funcionalidades para o CACIC
11:50 às 12:10 – Como colaborar com o CACIC 3.0
12:10 – encerramento

A atividade conta com a organização do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre no Governo Federal – CISL. A nova versão é resultado do apoio no desenvolvimento dado pela Dataprev, pelo Ministério do Planejamento e de membros da comunidade.

Cabe ressaltar que se trata de uma completa reformulação do CACIC para integrá-lo às mais recentes tecnologias e padrões de desenvolvimento em Software Livre.

Na versão 3.0 do CACIC estão incluídas as seguintes funcionalidades:

- Adição de layout baseado no twitter bootstrap;
- Interface integrada de coletas baseada no registro WMI do Windows;
- Criação de relatórios customizados;
- 100% de compatibilidade com Windows XP, 7 e Vista;
- Integração ao framework PHP Symfony 2;
- Compatibilidade com Windows 8*
- Com o uso do esquema de Bundles do framework Symfony 2, será possível utilizar a modularização para construir customizações do software sem alterar a estrutura original, tornando mais fácil a colaboração em cima do software.



Espionagem americana fortalece software livre

18 de Setembro de 2013, 14:44, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ricardo-Fritsch_fisl

Para o coordenador da Associação Software Livre (ASL), Ricardo Fritsch, o escândalo de espionagem levado a público pelo ex-agente da CIA Edward Snowden fortalece a posição a favor do software livre em todo o mundo. “Isso mostra os perigos de enveredar pelo mundo do software proprietário sem abrir o código, sem saber o que está dentro dele. O mundo todo pede transparência. Nós queremos transparência de governos, de empresas, de movimentos, e também queremos transparências de softwares. É aí que o software livre entra: ele é naturalmente transparente”, defende.

De acordo com Fritsch, à frente da entidade desde 2010, a denúncia contra o governo norteamericano e as empresas de software proprietário já vem sendo feita há anos. “Estão espionando empresas e governos de uma forma bastante descarada. E o pior é que nós não conseguimos fazer nada porque, quando compramos um software proprietário, esse software aparentemente é seguro. Na realidade, como não podemos auditar isso, ele não é seguro. Snowden mostrou tudo isso”, diz.

Fritsch fez as declarações enquanto fazia um balanço dos 10 anos de atuação da entidade, completados no dia 11 de setembro. Fundada em 2003 e sediada em Porto Alegre, a Associação Software Livre é o resultado da institucionalização e legalização do Movimento Software Livre Brasil, que se iniciou em 2000, quando um grupo de ativistas se reuniu em Porto Alegre para o primeiro Fórum Internacional de Software Livre – que ocorre até hoje, organizado pela ASL. Atualmente, a associação reúne universidades, empresários, poder público, grupos de usuários, hackers, ONGs e ativistas e está presente em vários estados.

Ao longo desses anos, a Associação viu crescer a presença do software livre em máquinas de todo o mundo. De acordo com Fritsch, com tablets e smartphones, o software livre se tornou um campeão. “O Android é baseado em software livre. Os softwares que hoje rodam a internet são baseados em Linux e em softwares livres. Nós podemos citar também a suíte de escritório, com texto, planilha e apresentação, através do Oppen Office, que tem alcançado cada vez mais utilização, tanto na área governamental como em empresas”, avalia.

De acordo com ele, com o tempo, a entidade ampliou sua atuação e hoje trabalha com o conceito de “conhecimento livre”. “Antes nós discutíamos apenas software livre. Depois passamos a discutir outros assuntos, como internet livre, hardware livre e questões sobre cultura digital”, explica. Ele destaca ainda a atuação da Associação no Marco Civil da Internet e para a realização da 11ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social em 2012, em Porto Alegre. “A Associação Software Livre consegue fazer de Porto Alegre uma referência no mundo da tecnologia”, afirma.

Fritsch contou ainda que está trabalhando junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia para que se faça um estudo a fim de saber o volume de dinheiro que o mercado de software livre movimenta. “Grandes organizações utilizam em grande escala. Como não há pagamento de licenciamento, então muitas vezes esses números acabam não entrando. Mas suporte técnico e treinamento são aspectos importantes. Lotéricas, bancos estatais, urna eletrônica, C&A, tudo isso utiliza software livre. Certamente alguém está dando suporte para a C&A e para o Banrisul”, pondera.

Segundo ele, os próximos desafios da entidade são tornar o conhecimento livre uma premissa de organizações governamentais e empresariais e montar estruturas de negócios capazes de combater o lobby das grandes empresas de software proprietário. “O grande desafio é exatamente fomentar a tecnologia nacional”, conclui.

Com informações do Jornal do Comércio.



Lançado ArtistX 1.5

18 de Setembro de 2013, 14:38, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

artistx

O desenvolvedor Marco Ghirlanda, anunciou uma nova versão da distribuição ArtistX, a 1.5, baseada no Ubuntu e que vem em modo Live DVD com uma grande coleção de aplicações multimídia e software gráficos. Depois de quase dez anos de desenvolvimento e mais de dez versões, a ArtistX 1.5 multimídia está finalmente liberada. É um Ubuntu 13.04 com base em Live DVD, que transforma um computador comum em um estúdio de produção multimídia completo.

ArtistX 1.5 inclui o kernel 3.8 do Linux, GNOME 3.6 e cerca de 2.500 pacotes de software multimídia livres para o sistema operacional GNU/Linux, organizados no menu. Ele apresenta como principais características, sua base no Ubuntu 13.04 e com todas as atualizações (desde abril de 2013), contendo a maioria dos pacotes multimídia GNU/Linux.

Para download visite a seção de download do site oficial do ArtistX.

Com informações de ArtistX e Under-Linux.

 



Governo vai encaminhar mudanças à proposta do Marco Civil da Internet

18 de Setembro de 2013, 14:33, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

marco-civil-1

O governo vai encaminhar propostas de mudanças no Marco Civil da Internet, que tramita em regime de urgência no Congresso Nacional. As sugestões serão formatadas pelo Ministério da Justiça e entregues ao deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ), relator da matéria. “Vai ter uma reunião para consolidar, vão ser feitas novas consultas, mas tem que ser logo, porque está em regime de urgência”, disse hoje (17) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Uma das questões que podem ser alteradas, segundo o ministro, trata da retirada de conteúdo de sites, quando ferem direitos autorais. A ideia é incluir um dispositivo para que a retirada só seja obrigatória após decisão judicial. “O problema será de quem postar e não de quem mantém o serviço”, disse o ministro”

Segundo Bernardo, a questão da neutralidade de rede será mantida como está no relatório de Molon. Esse ponto garante a todos os dados que circulam na internet acesso sem distinção de conteúdo, origem, destino ou serviço. Também há consenso de que a guarda de registros seja feita no Brasil. Ontem (16), o Comitê Gestor da Internet (CGI) se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff para tratar do projeto de lei do Marco Civil da Internet.

Paulo Bernardo participou do lançamento do Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado (Snoa), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O novo sistema vai permitir a compra, pela internet, de produtos no atacado como torres, dutos, linhas dedicadas, interconexões, acesso local e roaming (itinerância).

Previsto no Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, o Snoa vai funcionar como uma bolsa de valores virtual, na qual são negociados insumos de telecomunicações. Os grupos econômicos com poder de mercado significativo vão ofertar seus produtos de atacado no sistema e os interessados emitirão ordens de compra de forma livre e isonômica, remotamente pela internet.

O presidente da Anatel, João Rezende, disse que, além da transparência nas compras por atacado, o novo sistema poderá diminuir o custo de negociação da infraestrutura. “Imagina uma pessoa ter que sair do interior da Bahia para fazer negociação com uma empresa, só de passagem já vai um custo razoável”. Para o ministro, a mudança pode beneficiar os consumidores, que terão mais ofertas de serviços. “A concorrência sempre faz baixar o preço. Se tem um vendedor em uma região e depois aparece outro, eles vão concorrer entre si”, declarou.

Com informações da Agência Brasil.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource