Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
ou

Software livre Brasil

Fotos

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Blog

7 de Dezembro de 2009, 0:00 , por Vicente Aguiar - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

Como chegar ao Software Freedom Day Viana

19 de Setembro de 2013, 23:24, por Eduardo

O Software Freedom Day Viana acontecerá no bairro Marcílio de Noronha, numa estrutura montada no Campo de Futebol do Democrata, como parte da Ação Integrada pela Cidadania.


Para quem vem de outras cidades próximas, veja como chegar no local do evento:

De carro:

Na BR-262, pegar a pista lateral de acesso ao bairro Marcílio de Noronha, na altura do Posto Sete Belo - Shell (pouco antes será avistada a empresa Scania, à direita). Seguir pela Av. Djalma Ferreira até a altura da empresa de ônibus Santa Zita. Virar na rotatória à esquerda, para a Rua Pernambuco, e em poucos metros será avistado o Campo do Democrata.

Para quem vai de ônibus:

Confira os horários e opções dos ônibus para o dia de sábado, na página da Ceturb:
http://www.ceturb.es.gov.br

Transcol
0911 - CANAÃ / T. CAMPO GRANDE VIA PRIMAVERA
0912 - MARCÍLIO DE NORONHA / T. CAMPO GRANDE
0913 - BAIRRO INDUSTRIAL / T. CAMPO GRANDE

Seletivo
1900 - M. NORONHA / JARDIM CAMBURI - VIA EXP. GARCIA
1901 - M. NORONHA / PRAIA DA COSTA - VIA EXP. GARCIA/LINDEMBERG
1902 - M. NORONHA/ PRAIA DA COSTA - VIA EXP. GARCIA/BEIRA M

Para chegar ao Campo do Democrata, deve-se desembarcar do ônibus no ponto em frente à Empresa de ônibus Santa Zita, pouco depois do ônibus sair da BR 262 e entrar na Av. Djalma Ferreira, pista de acesso ao bairro Marcílio de Noronha.

Em seguida, deve-se a travessar a rua e seguir à esquerda. O Campo do Democrata fica aproximadamente 100 metros do ponto de descida do ônibus.



Divulgada a programação completa do Software Freedom Day Viana

18 de Setembro de 2013, 16:18, por Eduardo


Confira a programação completa de atividades do Software Freedom Day Viana.




 

 

9:00 Abertura
9:30 Projeto GNU e três décadas de trabalho - Albino B Neto
10:20 #ProtestoES: Mineração de Dados e Cartografia de Perspectivas na Internet - Fábio Malini
11:10 Dados Abertos e e-Democracia - Gustavo Rocha Pereira de Souza
12:00 Blender Logic Bricks: Introdução à programação de jogos com Blender 3D - Johnson Sudré
12:50 Apropriação tecnológica, software livre e movimentos sociais - Guinê Ribeiro
13:40 Núcleo de Cidadania Digital, um programa de inclusão sociodigital - Héglio Ráines
14:30 Encerramento



 

 

O Software Freedom Day Viana acontecerá dentro do espaço montado para a Ação Integrada pela Cidadania, no campo de futebol do Democrata, em Marcílio de Noronha, Viana.

O evento terá incício às 9 horas, com encerramento às 15 horas.



Johnson Sudré estará no Software Freedom Day Viana com a oficina Blender Logic Bricks: Introdução à programação de jogos com Blender 3D

18 de Setembro de 2013, 16:12, por Eduardo




Johnson Sudré estará no Software Freedom Day Viana com a oficina Blender Logic Bricks: Introdução à programação de jogos com Blender 3D.

Resumo: Apresentar e experimentar os recursos de programação visual que o software oferece, produzindo um rascunho de jogo 3D.

Johnson Sudré Januário é sócio fundador da Estudio Gaba. Iniciou seus trabalhos com computação gráfica em 1996. É desenhista técnico com vasta experiência em AutoCAD e modelagem em 3D, é técnico em processamento de dados pelo Centro Capixaba de Informática, e também cursou Geomática no CEFETES-Vitória e História pelo Cesat.



Héglio Ráines estará no Software Freedom Day Viana com a palestra Núcleo de Cidadania Digital, um programa de inclusão sociodigital

18 de Setembro de 2013, 14:46, por Eduardo


Héglio Ráines estará no Software Freedom Day Viana com a palestra: Núcleo de Cidadania Digital, um programa de inclusão sociodigital.

Resumo: Será apresentada a experiência do Núcleo de Cidadania Digital - NCD no combate a exclusão sociodigital, destacando-se as dificuldades e os sucessos encontrados pelo programa em seus 8 anos de existência.

Héglio Ráines Silva Muniz é graduando de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Há cerca de três anos atua como Diretor Gestor do Núcleo de Cidadania Digital, programa de Extensão da UFES que atua de forma a combater a exclusão sociodigital no Espírito Santo.



Guinê Ribeiro ministrará a palestra Apropriação tecnológica, software livre e movimentos sociais no Software Freedom Day Viana

15 de Setembro de 2013, 14:35, por Eduardo

 


Guinê Ribeiro
participará do Software Freedom Day Viana com a palestra Apropriação tecnológica, software livre e movimentos sociais.

Lourenço Ribeiro filho conhecido como Guinê Ribeiro e militante do movimento social negro a cerca de 20 anos, e também atuante nos movimentos artístico-cultural da região norte e nordeste. Com experiência comprovada em ações com crianças, jovens e comunidades quilombolas em várias partes do pais.

Atualmente atuando como articulador da Rede Mocambos na região norte, nordeste e sudeste, discutindo sobre cultura digital e apropriação tecnológica nas comunidades quilombolas e indígenas.

Também atuando em movimentos de software livre, com grande experiência em utilização de sistemas operacionais, edição de áudio, vídeo, imagem, mapas, meta-reciclagem e transmissão de eventos pela internet.



Gustavo Rocha Pereira de Souza falará sobre Dados Abertos no Software Freedom Day Viana

14 de Setembro de 2013, 23:09, por Eduardo




Gustavo Rocha Pereira de Souza estará no Software Freedom Day Viana, com a palestra Dados Abertos e e-Democracia.

Resumo: Uma breve explicação sobre o que são dados abertos e suas leis, princípios, aplicações e como eles ajudam e podem ajudar ainda mais a construir uma democracia melhor sem precisar sair do sofá.

Gustavo Rocha Pereira de Souza é programador e desenvolvedor web autodidata, com 4 anos de mercado. Apaixonado por tecnologia da informação e dados, atualmente presta serviços como freelancer em áreas como mineração e análise de dados, desenvolvimento de aplicações web e programação.



Albino B Neto falará sobre os 30 anos do Projeto GNU no Software Freedom Day Viana

11 de Setembro de 2013, 10:45, por Eduardo



Albino B Neto
participará do Software Freedom Day Viana, com a Palestra: Projeto GNU e três décadas de trabalho Resumo: História do projeto GNU, as 4 Liberdades do Software Livre, GNU e Linux, Onde estamos e Queremos chegar, e Privacidade.

Albino B Neto (@b1n0anb), graduando em Sistemas de Informação, apaixonado por tecnologia, GNU/Linux e Software Livre. Tento contribuir em diversos projetos de Software Livre. Para mim o Software Livre é a única forma para disseminar o conhecimento tecnológico e a inclusão digital. “Qualquer Software Livre é melhor que qualquer software proprietário. Porque ele é livre.”



Fábio Malini ministrará oficina no Software Freedom Day Viana

10 de Setembro de 2013, 15:54, por Eduardo - 0sem comentários ainda

 

Fábio Malini estará no Software Freedom Day Viana ministrando o workshop #ProtestoES: Mineração de Dados e Cartografia de Perspectivas na Internet.

O objetivo do workshop será capacitar os participantes no uso de programas que atuam na extração, processamento e análise de dados. Para isso, o objeto da capacitação estará focado na utilização do software Gephi para extrair dados públicos de redes sociais.

A participação no workshop é aberta ao público, e as inscrições acontecerão no local do evento. Está prevista a emissão de certificado para os participantes inscritos e presentes na atividade.


Fábio Malini é midiativista, blogueiro, possui Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ) e é professor no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (labic.net). Recentemente publicou o livro A Internet e a Rua, à venda nas livrarias e disponível para download gratuito pelo site http://ainternetearua.com.br.



Software Freedom Day Viana - ES

9 de Setembro de 2013, 5:31, por Eduardo


O Software Freedom Day, ou Dia da Liberdade de Software, é uma celebração anual que ocorre simultaneamente em centenas de cidades do mundo. Em 2013 acontecerá no dia 21 de setembro, um sábado. É um dia para celebrar a utilização de softwares livres, e de compartilhar conhecimento entre diferentes públicos. De forma autônoma, equipes multidisciplinares se reúnem e organizam o SFD em suas cidades.

Durante o evento, são realizadas atividades diversas, como palestras, minicursos, oficinas, install fests, e exibição de filmes com a temática do evento. Também é um momento para se fazer trocas de contatos e articulações, visando futuras parcerias, e reuniões de grupos de usuários específicos. É, sobretudo, um momento para celebrar a liberdade de conhecimento.

Até o presente momento, estão confirmados mais de 250 encontros do Software Freedom Day, em diversas cidades do mundo. No Brasil, atualmente existem 17 encontros confirmados.

No estado do Espírito Santo, está em andamento a organização de um Software Freedom Day no município de Viana, no bairro Marcílio de Noronha. Nos próximos dias, anunciaremos a programação com as atividades previstas para o SFD.

A construção e proposição de atividades do SFD é aberta a todos e a todas.

Sejam bem-vindos ao Software Freedom Day Viana.