Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Governo da Argentina apresenta Huayra, seu sistema operacional livre

19 de Setembro de 2013, 15:57, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

logo-huayra-300x162

O governo argentino apresentou o Huayra, um sistema operacional baseado em GNU/Linux que funcionará no programa Conectar Igualdad. O software é desenvolvido pelo Governo e estará disponível para qualquer computador de forma pública e gratuita. O lançamento do Huayra esteve a cargo de Juan Manuel Abal Medina, chefe de Gabinete de Ministros da Argentina, Alberto Sileoni, ministo de Educação e Diego Bossio, diretor Executivo da ANSES.

“Somos protagonistas de uma tecnologia para todos, orientada a reduzir as desigualdades e a mudar a realidade de nossa gente desde os fatos, não desde os discursos. Sem um Estado presente e ativo, a brecha digital gera novas exclusões”, disse Abal Medina.

Huayra (“vento”, em quíchua) baseia-se no sistema operacional de código aberto Debian GNU/Linux. Foi pensado para incorporar-se aos mais de 3 milhões de netbooks entregues pelo Governo da Argentina a docentes e alunos de todo o país.

Segundo explicou Silvina Gvirtz, diretora executiva de Conectar Igualdad, o software é livre porque trata-se de um código aberto que lhe permite aos estudantes poder reprogramar, inventar e trabalhar com os mais de 30.000 programas disponíveis para baixar e compartilhar.

O sistema operacional oferece centenas de aplicações instaladas e configuradas e vem com editores de imagens, áudio, navegadores, programas de ciências, simuladores, transportadora instantânea, jogos, ferramentas de programação e até edição de partituras.

“Huayra pode competir com os sistemas operacionais mais reconhecidos do mundo. Que existam garotos para criar um software é muito louvável, há muito talento no país, pelo que os argentinos temos um futuro enorme.”, destacou, a sua vez, Bossio.

O sistema operacional já está disponível para download de forma gratuita a partir do site de Conectar Igualdad.

Com informações de CanalAR.



Veduca lança comunidade de legendagem colaborativa

19 de Setembro de 2013, 12:32, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

veduca-logo

Veduca (www.veduca.com.br), empresa de tecnologia para educação cujo propósito é democratizar o acesso à educação de alta qualidade, lançou nesta semana sua comunidade de legendagem colaborativa na plataforma on-line Amara.org. Com o projeto, qualquer pessoa pode contribuir como voluntária e ajudar traduzir conteúdo das mais de 5 mil videoaulas das melhores universidades do mundo disponíveis no Veduca, como Stanford, Yale, MIT, Harvard, entre outras.

Desde que o Veduca foi ao ar, em março de 2012, muitas pessoas mandavam e-mails, prontificando-se a ajudar na tradução das aulas. O número de voluntários foi crescendo e, nos últimos meses, o Veduca iniciou um projeto piloto na plataforma de legendagem colaborativa Amara.org para organizar o trabalho em equipe dos voluntários. As primeiras legendas que resultaram do projeto piloto, dos cursos Introdução à Filosofia, de Oxford, A Morte: Questões Morais e Filosóficas, de Yale, e Física II, do MIT, já estão no ar no site do Veduca.

“Há muito trabalho a ser feito e estamos muito felizes com a incrível rede de colaboradores que estamos construindo para nos ajudar a concretizar nosso propósito”, diz Carlos Souza, CEO do Veduca . “No Brasil, a popularização dos cursos on-line das melhores universidades estrangeiras ainda encontra muitas barreiras por causa do idioma. Apenas 2% dos brasileiros falam inglês fluentemente, por exemplo. Nosso objetivo é ampliar o acesso a esse conteúdo”, diz.

Qualquer pessoa que queria ajudar pode criar um usuário na plataforma Amara.org e se inscrever no time do Veduca na página www.amara.org/teams/veduca. Os requisitos são: fluência na língua inglesa e excelente s português e conhecimentos de gramática para ajudar na tradução, na revisão das traduções e também na legendagem de vídeos originalmente em português, das universidades brasileiras. Não é necessário ter experiência com tradução e legendagem, nem formação na área. Atualmente, videoaulas de 37 cursos de temas de diversas áreas de conhecimento (Humanas, Exatas e Biológicas) estão disponíveis para legendagem na página do time.

O Veduca já faz um trabalho sensacional para levar os melhores cursos on-line do mundo para o grande público no Brasil. Construir uma comunidade aberta de tradutores voluntários vai permitir que todos que acreditam no propósito do Veduca consigam contribuir para melhorar a educação no país”, diz Aleli Alcala, diretora do Amara. “Nós do Amara.org estamos honrados em poder ajudar o Veduca a perseguir seus objetivos.”

Em sua fase piloto, o projeto contou com a ajuda da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp) para gerenciar a comunidade e organizar as tarefas dos voluntários. ” A participação da Fejesp no projeto piloto do Veduca foi de grande aprendizado, pois os envolvidos puderam ter uma experiência de liderança, como responsáveis por orientar e motivar as equipes de voluntários a cumprir as metas de legendagem”, diz Sullyen Almeida, diretora de Desenvolvimento da Fejesp.

Com informações do Veduca.



Inscrições prorrogadas: 4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto

19 de Setembro de 2013, 0:39, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

CONFOA2013_logo_600

Comunicamos que as inscrições para a 4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto foram prorrogadas. O evento é gratuito e tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

A CONFOA 2013 será realizada no Brasil, na Universidade de São Paulo, e pretende reunir interessados em atividades de pesquisa, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto à produção científica produzida em instituições luso-brasileiras de pesquisa e ensino superior.

 

Serviço:

O quê: 4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto

Período: 6 a 9 de outubro

Local: Auditório István Jancsó, Biblioteca Brasiliana USP

 

Links:

Site do evento

Programação completa

Inscrições



IBM anuncia investimento de US$ 1 bilhão no Linux

19 de Setembro de 2013, 0:35, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

19-02-2013_tux

A IBM fará um investimento de US$ 1 bilhão ao longo dos próximos cinco anos para promover o desenvolvimento do Linux, à medida em que tenta adaptar seus mainframes e servidores baseados na arquitetura Power para lidar com a nuvem e “big data” em ambientes de computação distribuídos.

O anúncio do investimento deverá ser feito durante a conferência LinuxCon em New Orleans nesta semana, irá financiar o programas de desenvolvimento de aplicações Linux para os servidores Power e também para expandir um serviço na nuvem que permite que os desenvolvedores escrevam e testem aplicativos para servidores Power antes da implantação. O investimento também servirá como um incentivo para o desenvolvimento de software para os novos processadores Power8 da IBM, que serão usados em servidores no próximo ano.

A IBM também estabelecerá o Power Systems Linux Center em Montpellier, na França, onde os desenvolvedores terão acesso a processadores e servidores Power para desenvolver e testar aplicativos Linux. A empresa já tem centros similares em Beijing, Nova Iorque e Austin, no Texas.

O investimento será aplicado ao desenvolvimento Linux por clientes, desenvolvedores e estudantes, embora a IBM não tenha elaborado como os fundos estarão disponíveis. A IBM espera contribuição de código em aplicativos como o OpenStack, um sistema de computação distribuída que lida com o processamento de grandes conjuntos de dados em uma rede de servidores.

Ao longo de mais de uma década a IBM já investiu milhões de dólares no desenvolvimento do Linux. Este novo anúncio segue a decisão da IBM, no mês passado, de abrir a arquitetura de seus processadores Power e licenciá-la a terceiros que queiram construir servidores e componentes baseados no processador. A IBM espera que o Linux torne o Power8 mais atraente para terceiros que queiram construir servidores baseados em arquiteturas diferentes da tradicional x86.

Com informações da Computer World.



Nasce a Comunidade OpenZFS

19 de Setembro de 2013, 0:33, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

openzfs

Hoje está sendo anunciado o  OpenZFS: o verdadeiro sucessor open source para o projeto ZFS. O ZFS é um sistema de arquivos em desenvolvimento ativo há mais de uma década. É considerado por muitos como o o sistema de arquivos mais avançado do mundo.

O recente desenvolvimento continuou aberto, e OpenZFS é o novo nome formal para esta comunidade aberta de desenvolvedores, usuários e empresas melhorando, usando e construindo no ZFS.

A comunidade foi fundada por membros das comunidades Linux, FreeBSD, Mac OS X, e Illumos, incluindo Matt Ahrens, um dos dois autores originais do ZFS. A comunidade OpenZFS reúne mais de uma centena de desenvolvedores de software a partir dessas plataformas.
Participam empresas e desenvolvedores independentes.

O anúncio oficial do lançamento da comunidade OpenZFS pode ser lido aqui.

Com informações de BSDinfo e OpenZFS.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource