O governo argentino apresentou o Huayra, um sistema operacional baseado em GNU/Linux que funcionará no programa Conectar Igualdad. O software é desenvolvido pelo Governo e estará disponível para qualquer computador de forma pública e gratuita. O lançamento do Huayra esteve a cargo de Juan Manuel Abal Medina, chefe de Gabinete de Ministros da Argentina, Alberto Sileoni, ministo de Educação e Diego Bossio, diretor Executivo da ANSES.
“Somos protagonistas de uma tecnologia para todos, orientada a reduzir as desigualdades e a mudar a realidade de nossa gente desde os fatos, não desde os discursos. Sem um Estado presente e ativo, a brecha digital gera novas exclusões”, disse Abal Medina.
Huayra (“vento”, em quíchua) baseia-se no sistema operacional de código aberto Debian GNU/Linux. Foi pensado para incorporar-se aos mais de 3 milhões de netbooks entregues pelo Governo da Argentina a docentes e alunos de todo o país.
Segundo explicou Silvina Gvirtz, diretora executiva de Conectar Igualdad, o software é livre porque trata-se de um código aberto que lhe permite aos estudantes poder reprogramar, inventar e trabalhar com os mais de 30.000 programas disponíveis para baixar e compartilhar.
O sistema operacional oferece centenas de aplicações instaladas e configuradas e vem com editores de imagens, áudio, navegadores, programas de ciências, simuladores, transportadora instantânea, jogos, ferramentas de programação e até edição de partituras.
“Huayra pode competir com os sistemas operacionais mais reconhecidos do mundo. Que existam garotos para criar um software é muito louvável, há muito talento no país, pelo que os argentinos temos um futuro enorme.”, destacou, a sua vez, Bossio.
O sistema operacional já está disponível para download de forma gratuita a partir do site de Conectar Igualdad.
Com informações de CanalAR.
0sem comentários ainda