A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Richard Stallman palestra na UPF
21 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Secretaria de Educação de Passo Fundo promovem palestra com o fundador do movimento de software livre, Richard Matthew Stallman. A iniciativa, gratuita e aberta à comunidade, ocorre no próximo dia 1º de julho, às 19h20min, no Centro de Eventos (Campus I), com o tema A Free Digital Society.
O norte-americano Richard Matthew Stallman, ou simplesmente “RMS” é um ativista e fundador, além do movimento software livre, do projeto GNU (sistema operacional) e da Free Software Fundation. Aclamado programador e hacker, seus maiores feitos incluem Emacs (e o GNU Emacs, mais tarde), o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger. É também autor da GNU General Public License (GNU GPL ou GPL), a licença livre mais usada no mundo, que consolidou o conceito de copyleft. Desde a metade dos anos 1990, Stallman tem dedicado a maior parte de seu tempo ao ativismo político, defendendo o software livre e lutando contra a patente de softwares e a expansão da lei de copyright. O tempo que ainda devota à programação é gasto no GNU Emacs.
No site mutirao.upf.br/gepid estão disponíveis links com mais informações sobre Stallman.
Inscrições
As inscrições para fins de registro serão efetuadas somente no dia da palestra, a partir das 18h, no Centro de Eventos. A organização da palestra é do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e do projeto Mutirão pela Inclusão Digital.
CERT.br lança fascículo sobre segurança em Internet Banking
21 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaRealizar transações bancárias via Internet exige alguns cuidados, para que se minimizem riscos como perdas financeiras, invasão de privacidade e violação de sigilo bancário. Para acessar suas contas bancárias com segurança o usuário necessita, muitas vezes, recorrer ao uso de mecanismos de proteção, como teclado virtual, tokens e cartões de senhas, entre outros.
Atento a essas necessidades e aos seus riscos, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apresenta o fascículo de sua Cartilha de Segurança dedicado aos cuidados com o Internet Banking.
Esse é o sexto fascículo do conjunto , ilustrado e disponível no formato PDF, publicado pelo CERT.br, sendo o terceiro neste ano. Para facilitar a compreensão e estimular a sua disseminação, o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0), e pode ser usado livremente.
O material orienta o usuário sobre os riscos de divulgar informações bancárias por e-mail ou telefone e reforça os cuidados com mensagens atribuídas a bancos e que podem conter códigos maliciosos ou induzir o usuário a acessar páginas falsas ( phishing)
Além disso, o material procura oferecer dicas aos usuários de Internet Banking como: não acessar suas contas através de computadores e dispositivos móveis de terceiros, criar senhas bem elaboradas (de acordo com o Fascículo Senhas) e conferir periodicamente extratos bancários para verificar transações indevidas. O CERT.br destaca a necessidade de utilizar endereços confiáveis e conexões seguras (que tenham DNSSEC habilitado e com o endereço começando com https://), além de usar computadores e dispositivos móveis seguros com mecanismos de proteção instalados e atualizados.
Para saber mais sobre o fascículo Internet Banking, acesse: http://cartilha.cert.br/fasciculos/, e para ter acesso à Cartilha na íntegra, também disponível no formato ePub, visite http://cartilha.cert.br/.
Com informações da Assessoria do CERT.br.
Samsung mistura câmera e Galaxy S4 para criar o Galaxy S4 Zoom
21 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Samsung está expandindo ainda mais a família Galaxy S4 com o lançamento do Galaxy S4 Zoom, um smartphone equipado com uma câmera de 16 MP e zoom óptico, que pode ser visto como um herdeiro da Galaxy Camera, lançada no início de 2012.
O Galaxy S4 Zoom pode ser descrito como um Galaxy S4 Mini com uma lente com zoom óptico de 10x colada à sua traseira, diz Ben Wood, diretor de pesquisa na empresa de análise de mercado CCS Insight. Além da lente também há um novo sensor de imagem com resolução de 16 MP, um sistema de estabilização óptica de imagem e flash xenon. Os usuários podem capturar até quatro imagens por segundo.
“Se você o colocar sobre uma mesa com a lente virada para baixo, ele se parece com um smartphone grandalhão. Se colocá-lo com a lente virada para cima, se parece com uma câmera”, disse Wood.
No software a Samsung implementou um recurso chamado In-Call Photo Share, que permite que os usuários capturem e enviem imagens diretamente para a pessoa com quem estão falando, via MMS.
O Galaxy S4 Zoom pesa 208 gramas e tem 1,54 cm de espessura. Em comparação a Galaxy Camera pesa 300 gramas e tem 1,9 cm de espessura. O Zoom tem uma tela de 4.3 polegadas com resolução de 960 x 540 pixels e é baseado em um processador dual-core de 1.5 GHz. Assim como outros membros da família S4 ele roda o sistema operacional Android 4.2. Há 5 GB de memória interna disponível ao usuário, que pode ser expandida com cartões microSD.
A Samsung irá lançar versões 3G e 4G (LTE) do S4 Zoom. O smartphone também pode se conectar a redes Wi-Fi, mas ao contrário do S4 não pode se conectar às novas redes Wi-Fi de quinta-geração, no padrão 802.11ac.
A Samsung não disse quanto o Galaxy S4 Zoom irá custar, ou quando chegará às lojas. A família Galaxy S4 também inclui o modelo original, o Galaxy S4 Mini e o Galaxy S4 Active.
Fonte: PCWorld
Brasil terá 900 mil conexões LTE até o final de 2013
21 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaInformações divulgadas pela 4G Americas indicaram que, até o final deste ano, o Brasil contará com aproximadamente 900 mil conexões LTE. Esse valor está muito abaixo da expectativa após o lançamento da rede 4G, em abril. Na ocasião, as empresas pretendiam atingir 4 milhões de conexões até o final de 2013.
Segundo as previsões, 1,9 milhão de conexões LTE deverão estar disponíveis na América Latina até o final deste ano. Até agora, a região contabiliza 125 mil conexões ativas de 4G. Responsável por quase um terço desse número, o Brasil registrou 50 mil acessos de internet de alta velocidade até o final de abril.
Associação das maiores empresas de telecomunicações, a 4G Americas publicou outros dados referentes ao mercado brasileiro. Segundo a instituição, 2,1 milhões de novas conexões 3GPP foram criadas no país durante o primeiro trimestre deste ano. Até março, 268 milhões de conexões móveis ativas eram contabilizadas no território nacional.
No mundo, a rede LTE contabilizou mais de 100 milhões de conexões até maio. Os Estados Unidos e o Canadá são os países que mais utilizam a tecnologia. Juntas, as nações somam 49 milhões de assinaturas de 4G.
Fonte: Exame Tecnologia
Novo edital do Praças Digitas reforça defesa da neutralidade de rede
21 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Secretaria Municipal de Serviços e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) colocaram em consulta pública uma nova versão do edital do projeto Praças Digitais, que prevê a criação de 120 áreas com WiFi gratuito na cidade. Além da alteração de vários endereços em relação ao texto anterior, foi acrescentado ao texto um artigo para garantir que seja respeitada a neutralidade de rede.
O item 3.3.4 afirma: “Não é permitido realizar traffic shaping, qualquer tipo de bloqueio de tráfego, guarda de logs de navegação ou outros mecanismos que violem a neutralidade da rede, a privacidade dos usuários ou a liberdade de uso da internet”. As empresas vencedoras deverão garantir também a confidencialidade dos dados dos usuários, sendo vedada comercialização das informações para fins comerciais, publicitários ou estatístico. Apenas a Prefeitura poderá ter acesso a dados de navegação, mediante pedido judicial ou administrativo vinculante.
Durante o período anterior que esteve em consulta pública, o edital do projeto recebeu mais de trezentas contribuições, entre pedidos de esclarecimento e sugestões. Todas foram respondidas pelos técnicos da Secretaria de Serviços e da Prodam. O documento com os questionamentos, sugestões e respostas pode ser visto aqui. A velocidade mínima efetiva de conexão foi mantida em 512Kbps, assim como o uso será irrestrito a qualquer cidadão.
Também foi reduzido de dois para um o número de lotes que uma empresa poderá administrar. Para ampliar a concorrência, a Secretaria acrescentou ao texto regras para a formação de consórcios. Também foi retirada a exigência de uso da tecnologia WiFi 802.11ab. Os padrões exigidos serão IEEE 802.11a, 802.11b. 802.11g e 802.11n. A medição da qualidade, conforme divulgado na última semana, ganhou um artigo, e ficará a cargo do Sistema de Medição de Tráfego Internet (Simet), desenvolvido pelo NIC.br.
Com informação de ARede.