A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado Window Maker Live 2013-06-05
17 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaWindow Maker Live é uma distribuição baseada no Debian Linux, que integra o gerenciador de janelas Window Maker com componentes open-source bem conhecidos em uma atraente interface gráfica de usuário. Nessa nova versão, o Firefox e o Thunderbird não são pré-instalados. Houve atualização da biblioteca libgnome, do OpenSSL, Vim, o_bash, dentre outros. Todas as modificações feitas, envolvendo ajustes, correções, implementação de novas funcionalidades e remoção de alguns componentes podem ser vistas em suas notas de lançamento.
Window Maker Live é uma distribuição baseada no Debian Linux que aplica o gerenciador de janelas Window Maker como a interface gráfica de usuário padrão e integra componentes open-source bem conhecidos, disponíveis a partir de uma interface atraente e bastante utilizável. A distribuição inclui componentes integrados do GNOME, bem como o navegador Firefox e o cliente de e-mail Thunderbird sendo que ambos são reforçadas com a add-ons essenciais para a sua produtividade.
Com informações de Window Maker Live e Under-Linux.
Lançado Peppermint Os Four
17 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO desenvolvedor líder Kendall Weaver anunciou o lançamento do Peppermint OS Four. Essa próxima e melhorada versão do sistema vem a público para que seus usuários possam fazer seus downloads e atualizações. A nova versão é baseada no Ubuntu 13.04 e usa o ambiente desktop LXDE, trazendo ainda o Xfwm4 ao invés do Openbox como gerenciador de janelas.
Outros novos recursos desta versão trazem exemplos de jogos por padrão, incluindo Entanglement e First Person Tetris . Os desenvolvedores também adicionaram alguns pacotes para tarefas populares, tais como artes gráficas e fotografia para a seção Destaque do Gerenciador de Software.
Peppermint OS é uma distribuição baseada no Lubuntu Linux, que pretende ser muito rápida e fácil a partir dos recursos disponibilizados pelo sistema. Empregando tecnologia Prism Peppermint da Mozilla, ele integra-se perfeitamente com a nuvem e com aplicações baseadas na Web. Outras características da distribuição incluem atualizações automáticas, de fácil instalação passo-a-passo, além da elegância, interface amigável e aumento da mobilidade.
O download das versões de 32 e 64 bits pode ser feito em http://peppermintos.com.
Com informações de Peppermint e Under-Linux.
Empresa cria computador menor do que uma moeda
17 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaOs celulares de hoje em dia carregam muito mais poder de processamento que muitos computadores várias vezes maiores. Mas os computadores também estão reduzindo de tamanho, como mostra um novo projeto de uma empresa chamada Variscite, que desenvolveu uma máquina menor que uma moeda.
O dispositivo, que lembra bastante o Raspberry Pi, tenta ser ainda menor. Seu nome é DART-4460, e conta com um processador ARM Cortex-A9 e mede apenas 52 mm x 17 mm x 4,7 mm.
Com um tamanho desses, obviamente ele não é um PC dos mais potentes, mas ainda é eficiente. O processador é dual-core, com clock de 1,5 GHz, com 1 GB de memória RAM e placa gráfica PowerVR SGX 540. O dispositivo roda o Android 4.1 (Jelly Bean), mas pode rodar outros sistemas baseados em Linux.
São 8 GB de armazenamento interno e o DART-4460 ainda conta com Wi-Fi, Bluetooth 4.0, saída HDMI, slot para cartão SD e USB. Ele é voltado principalmente para desenvolvedores.
Fonte: Olhar Digital
Osesp transmite performance pela internet
17 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Osesp, fará sua quinta apresentação com transmissão online dia 4 de julho. Para assistir, basta acessar o hotsite da Orquestra. Não é precisa se inscrever ou fornecer qualquer tipo de dado, basta possuir uma conexão à internet banda larga.
Até o final deste ano, outras duas novas apresentações terão presença online. O Concerto Digital Online é fruto de uma parceria com a empresa Exceda. O projeto, iniciado em julho de 2012, já alcançou picos de audiência de 95 mil acessos em apresentações anteriores.
Com informações de Osesp.
Europa universaliza banda larga de até 30 mbps
17 de Junho de 2013, 0:00 - sem comentários aindaBalanço divulgado nesta quinta (13) pela Comissão Europeia sobre a disseminação de tecnologias da informação e comunicação (TIC) entre os países-membros aponta que a banda larga básica (até 30 Mbps) está praticamente universalizada, alcançando 95,5% dos lares.
A tecnologia via satélite acabou sendo utilizada para cobrir 4,5% da população que não era atendida pela banda larga fixa. A banda larga rápida – acima de 30 Mbps – já alcança 54% dos cidadãos dos países da comunidade, mas a ultra banda larga (acima de 100 Mbps) somente atinge 2% da população, ainda muito longe da meta estabelecida, de chegar a 50% dos habitantes, em 2020. Os dados mostram também que 87% das empresas e 44% dos cidadãos usam serviços de eGov.
No entanto, o documento aponta problemas que impedem os europeus de se beneficiarem ao máximo de suas conexões. Segundo a pesquisa, apenas 2% das famílias possuem banda larga ultrarrápida (acima de 100 Mbps). Mais chocante, 50% dos cidadãos não têm domínio de informática – o que faz com que 40% das empresas tenham dificuldades em recrutar profissionais de TI. Estima-se que, em 2015, haverá 900 mil vagas na área.
Por tais motivos, a Comissão irá propor formas de criar um mercado comum das telecomunicações, e fará uma reunião para debater o tema na próxima terça-feira (17). A comissária Neelie Kroes afirmou que, se por um lado está satisfeita com a universalização da banda larga básica, acha que os países europeus não podem ficar “brincando com jogos do passado”. Para ela, o principal problema é a falta de investimentos nas redes de banda larga ultrarrápidas e na inexistência de um único mercado de telecomunicações entre os países.
Com informações de Tele.Síntese.