Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Popcorn Time: versão para navegadores do serviço sai do ar após um dia de vida

25 de Maio de 2015, 16:07, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

47332.66580-Popcorn-Time

Apenas um dia após o Popcorn Time anunciar a sua versão para navegadores, a novidade acabou sendo descontinuada. Desde a tarde desta quarta-feira (20), uma mensagem explicando o ocorrido estampa o site.

“Popcorn on Your Browser não existe mais. Ele contou com a avaliação gratuita do serviço de torrent remoto Coinado.io, no qual eu usei para transmitir torrents do YIFY para um player de vídeo HTML5. O site se tornou viral e parece ter dominado completamente os servidores do Coinado, que, por sua vez, interrompeu imediatamente o período de testes grátis. Foi divertido enquanto durou”.

92561.150247-Popcorn-Time-sai-do-ar

O Popcorn Time é uma ferramenta de streaming de vídeos e séries 100% gratuita que promete oferecer ao usuário produções em alta qualidade de som e imagem. A plataforma foi lançada em 2014 e é compatível com Windows, Mac, Android e Linux.

A plataforma para navegadores até já havia ganhado um apelido: “Netflix da pirataria”. A novidade teve uma vida curta, mas nunca se sabe se os criadores do site vão bolar uma nova maneira para colocá-lo no ar novamente.

Com informações de Cult of Mac  e Canaltech.



Rust 1.0, a linguagem de programação da Mozilla criada como substituta do C, já está disponível

20 de Maio de 2015, 17:42, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

rust-logo-256x256-blk

No último dia 15, foi anunciado a liberação da versão 1.0 da linguagem de programação Rust, desenvolvida pela Mozilla.

Rust é uma nova linguagem de programação com o objetivo de tornar simples a construção de sistemas eficientes e confiáveis. Rust combina o controle de baixo nível sobre o desempenho com comodidade e segurança de alto nível. Melhor ainda, ela atinge estes objetivos sem a necessidade de um coletor de lixo em tempo de execução, tornando possível usar bibliotecas Rust como um “substituto drop-in” para C.

O que torna Rust diferente das outra linguagens é seu sistemas de tipos, que representa um refinamento e codificação das melhores práticas criadas por programadores C/C++.

Apesar desta liberação, este não é o fim do desenvolvimento da linguagem, mas sim, marca a sua estabilidade, diminuindo as alterações feitas nas bibliotecas padrões.

Juntamente com a versão 1.0, foi liberada a versão 1.1 beta, e a cada seis semanas, serão liberadas novas versões, como já vem sendo feito no Firefox.

Confirma mais informações na nota de liberação oficial.

Com informações de Buteco Open Source.



Wine 1.7.43 traz melhorias na arquitetura ARM64

20 de Maio de 2015, 17:39, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

wine

O Wine 1.7.43 foi liberado na semana passada (15/05) e vem com várias melhorias em relação a versão anterior.

O Wine (acrônimo de “Wine Is Not an Emulator”) é uma camada de compatibilidade que permite a execução de aplicativos Windows em vários sistemas operacionais POSIX-compliant, incluindo Linux, Mac OS X e BSD. Ao invés de simular a lógica interna do Windows, como um emulador normal, o Wine faz a tradução das chamadas de API do Windows em chamadas POSIX. Isto melhora o desempenho da aplicação e permite a integração da aplicação Windows com a sua área de trabalho.

Principais alterações

  • Suporte a operações de Leitura/Gravação para dispositivos built-in
  • Atualizada a tradução dos idiomas Catalão, Finlandês e Lituano
  • Suporte para modo WoW64 na arquitetura ARM64/AArch64
  • Permitir conexões 32-bit em ARM64
  • Correção de 26 BUGs

Mais detalhes podem ser encontrados na nota oficial de liberação.

Com informações de Phoronix e Buteco Open source.



Internet pode atingir limite de transmissão de dados em cinco anos

20 de Maio de 2015, 17:35, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

71400.124015-internet

Enquanto você reclama da velocidade e das quedas constantes de sua conexão aqui no Brasil, na Inglaterra especialistas em telecomunicações e tecnologia se reuniram na última semana para discutir um assunto bem mais grave: a internet parece estar chegando perto de seu limite. Literalmente! Os cabos de fibra óptica que transmitem informações e conectam todo o mundo estão perigosamente próximos de atingir sua capacidade máxima, mais precisamente nos próximos cinco anos.

Os fios não possuem capacidade infinita, é claro, mas até hoje têm dado conta do recado. Isso se deve ao fato que, desde sua implementação, eles não operam em capacidade máxima, com os responsáveis por sua manutenção aumentando a quantidade de energia trafegada por eles de acordo com a necessidade do mundo. Isso, porém, tem um limite e, acima dele, o risco é de danos físicos e baixa qualidade na transmissão, o que acaba transformando a ideia de transmitir mais e mais dados no exato oposto, num problema com dados degradados e fios saturados.

O limite, segundo os especialistas da Royal Society, uma instituição inglesa dedicada a estudos científicos, é de 100 terabits por segundo. E, de acordo com eles, essa tampa deve ser atingida mais cedo do que se esperava devido à chegada e uso constante de serviços de streaming de vídeo, principalmente aqueles que fornecem filmes e séries em resoluções altíssimas como o 4K ou o 8K, que já vem sendo testado em países da Ásia.

Felizmente, o problema tem solução e não estamos diante de um apocalipse digital. Os especialistas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva, mas estão trabalhando em diversas frentes para resolver o problema e acreditam que o prazo estimado de cinco anos será suficiente para que novas tecnologias sejam desenvolvidas e joguem esse prazo ainda mais para frente.

Entre as possibilidades estão a aplicação de novas fibras ópticas para dividir a carga ou o uso de fios com tecnologias diferentes e múltiplos núcleos, que poderiam suportar um fluxo ainda maior de dados. Ou, ainda, simplesmente aumentar a carga sobre os cabos atuais acima de sua capacidade recomendada, utilizando filtros estrategicamente colocados para limpar a bagunça e lidar com a degradação dos dados. Essa última, porém, seria uma medida mais paliativa, voltada para manter a internet funcionando enquanto uma alternativa definitiva não é aplicada com sucesso.

Seja como for, aparentemente, dá para ficar tranquilo e ideias que normalmente surgem quando se pensa em algo assim, como a redução mandatória das velocidades de conexão ou até mesmo um racionamento, parecem estar fora de cogitação. Pelo menos por enquanto, dá para curtir o nosso House of Cards tranquilamente, sem medo de ser feliz.

Com informações de New Scientist, Gizmodo e Canaltech.



Stephen Hawking diz que robôs podem superar a raça humana em 100 anos

20 de Maio de 2015, 17:33, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

21070.34983-Stephen-Hawking

A inserção de máquinas e robôs em nosso cotidiano já está ultrapassando os limites da ficção científica. Quem está atento a isso é o físico Stephen Hawking, que afirmou acreditar na possibilidade da tecnologia superar a raça humana.

A declaração aconteceu na Conferência Zeitgeist, em Londres. “Computadores irão superar a raça humana através da inteligência artificial em algum momento nos próximos 100 anos. Quando isso acontecer, precisamos ter certeza que compartilhamos do mesmo interesse”, afirmou.

Hawking já falou sobre o assunto recentemente, quando alertou as pessoas sobre essa chance de extinção dos seres humanos. Ele acredita que os robôs podem se tornar não só mais inteligentes, como mais fortes do que nós, com o risco de sair do controle. “Esse processo pode ser disparado por conta própria e se reformular a um ritmo cada vez maior. Os seres humanos, limitados pela evolução biológica, são incapazes de competir e podem ser suplantados”, comentou Hawking.

Elon Musk, CEO da Tesla Motors e da SpaceX, diz concordar com o físico. Para ele, a inteligência artificial e a pesquisa direcionada a ela são ameaças diretas à humanidade. “Acredito que deveríamos ser muito mais cuidadosos a respeito da inteligência artificial. Se eu tivesse que dar um palpite sobre a nossa maior ameaça existencial, provavelmente seria que, através da IA, estaríamos invocando o demônio”, diz Musk.

A inteligência artificial não está somente no ramo das grandes máquinas e robôs, mas também como em nossos smartphones, computadores, entre outras tecnologias. Com as declarações de Musk e Hawking, as pesquisas do ramo podem acabar sendo interrompidas.

Com informações de IDG Now e Canaltech.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource