A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Plataforma Linux agora conta com mais de 1600 jogos no Steam
8 de Novembro de 2015, 17:59 - sem comentários aindaJá se passaram três anos desde que a Valve decidiu lançar uma versão beta do Steam para a plataforma Linux, algo que, na época, era praticamente impossível de se imaginar e onde as notícias relacionadas sobre o assunto eram consideradas apenas como rumores.
Agora o Steam já possui mais de 1.600 jogos para Linux! No momento em que escrevo este artigo, a loja da Valve conta com 1.606 títulos disponíveis para o sistema do pinguim. E pensar que um pouco mais de três anos atrás muitas pessoas duvidavam dos planos da Valve para a plataforma Linux.Obviamente, já se passaram um bom tempo desde que a Valve lançou a versão beta do Steam para Linux e em penas alguns dias (10 de novembro) é quando as Steam Machines serão oficialmente lançadas. Os dispositivos serão equipados com o SteamOS, o sistema operacional da Valve baseado no Debian.
Nestes últimos três anos temos visto a Valve fazendo diversos investimentos significativos para os drivers de vídeo open source, como também em outras áreas da plataforma Linux (em parte através do seu patrocínio com a Collabora e LunarG), e trouxe sua própria coleção de jogos para o sistema do pinguim. Sem falar que a própria Valve está envolvida no desenvolvimento da API Vulkan.
Será interessante ver o quão longe a Valve é capaz de levar os jogos para Linux com o número de usuários ainda inferior a 1%, isso de acordo com o último relatório de hardware e software do mês de outubro de 2015. E você, quais tem sido os seus jogos para Linux favoritos do Steam nos últimos três anos? Deixe-nos saber.
Com informações de Phoronix, Steam e LinuxBuzz.
Conheça o Open Source Physics, um projeto destinado ao ensino online de física computacional
8 de Novembro de 2015, 17:55 - sem comentários aindaEste projeto da Universidade de Murcia ganhou o Prêmio SPORE da revista Science do mês, dedicado a aqueles projetos de recursos educacionais para a ciência livre na rede.
Open Source Physics apresenta ferramentas de modelagem por computador, manuais e simulações, permitindo que os profissionais do tema possam simular fenômenos do mundo real, tendo um grande valor educativo.
O portal já tem 500 simulações e três ferramentas, uma para a análise e modelagem em vídeo, outra para criar comunidades digitais e outra para manipular os elementos de um modelo e se familiarizar com as leis da física.
Segundo comentam em Sinc, embora a ferramenta esteja pensada para a física, também os biólogos, químicos e economistas possam usar o site.
Com informações de Open Source Physics, Sinc e Wwwhat’s New.
Conheça o Kiwix, uma opção opensource para baixar a Wikipédia inteira
8 de Novembro de 2015, 17:46 - sem comentários aindaKiwix é um leitor offline de conteúdo web. É um programa principalmente focado em tornar o conteúdo da Wikipedia acessível offline, mas pode ser usado, potencialmente, para qualquer conteúdo HTML. Kiwix suporta o formato ZIM, um formato aberto altamente comprimido com suporte para meta-dados.
Kiwix é software livre, o que significa que a pode usar, copiar, modificar e distribuir livremente.
Kiwix é instalada principalmente em escolas, universidades e bibliotecas onde não é possível usufruir de Internet de banda larga. Sendo o Kiwix muito mais rápido que a ligação por Internet, ele é também usado por várias instituições para poupar largura de banda e diminuir os tempos de leitura dos utilizadores. No entanto, muitas pessoas usam o Kiwix para uso privado. Esse é o caso de, por exemplo, pessoas em regimes com censura ou em presídios.
Kiwix é verdadeiramente fácil de usar. Ele oferece uma ampla gama de funções que tornam o seu uso confortável:
- Procura em todo o texto
- Marcadores e Notas
- Servidor HTTP
- Exportação PDF/HTML
- Interface de utilizador em mais de 100 línguas
- Separadores de navegação
- Gestor integrados de download de conteúdos
- Mais funções…
O kiwix.org conta com versões disponíveis para Android, GNU/Linux, Windows e outros sistemas. O código-fonte da aplicação também está disponível no site.
Com informações de Kiwix.
Conheça o Write Space, um editor de texto opensource, limpo e gratuito para Chrome e Chromium
8 de Novembro de 2015, 17:34 - sem comentários aindaO Write Space é um editor que pode ser executado dentro do Google Chrome (ou Chromium Browser) ocupando praticamente a tela toda. Na área de configuração podemos estabelecer as cores, escrevendo com fundo preto e letra verde, por exemplo, se assim é mais confortável para nossa visão.
Realiza cópias de segurança cada vez que apertamos o teclado, sem necessidade de botão SALVAR, funciona sem conexão a Internet, guardando o conteúdo de forma local, realiza estatísticas, enfim, tudo em um projeto com código aberto que podem analisar no code.google.com/p/write-space/.
O Write Space pode ser instalado a partir da Chrome Store, sendo completamente gratuito.
Com informações de Write Space e Wwwhat’s New.
Lançado Tails 1.7
7 de Novembro de 2015, 19:45 - sem comentários ainda
Os desenvolvedores do Tails (The Live System Amnesic Incognito), o sistema operacional baseado no Debian e que foi projetado para a comunicação de forma segura, anunciou o lançamento de sua versão 1.7. A nova versão corrige uma série de bugs e introduz “modo off-line”, que desabilita todas as atividades de rede. Além disso, esta versão lançada corrige vários problemas de segurança que haviam sido detectados na versão anterior. Sendo assim, todos os usuários devem atualizar o mais rapidamente possível para a versão recém liberada. Lembrando que os usuários podem iniciar Tails em modo off-line para desativar todas as redes, com o intuito de promover um método de segurança adicional. Se assim o fizerem, isso pode ser de grande utilidade quando se trabalha com documentos confidenciais. A equipe desenvolvedora adicionou Icedove, uma versão “re-branded” do cliente de email Mozilla Thunderbird. Ele é seguro para ser utilizado no contexto de Tails, mas vai ser melhor integrado nas versões futuras, até que haja a remoção do Claws Mail. Assim, é importante ressaltar que usuários de Claws Mail consultem as instruções para migrar seus dados do Claws Mail para Icedove.
O Amnesic Incognito Live System (Tails) é um sistema que opera em modo “CD/USB”, e tem como objetivo oferecer um completo anonimato na Internet para o usuário. O produto é fornecido com várias aplicações de Internet, incluindo navegador web, cliente IRC, cliente de email e mensagens instantâneas, sendo todos eles pré-configurados com a segurança como um fator prioritário e com todo o tráfego anônimo. Para conseguir isso, Incognito usa a rede Tor para tornar o tráfego da Internet muito difícil de ser rastreado.
Com informações de Tails e Under-Linux.