A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Launcher para Linux: Instale e experimente o Albert
11 de Novembro de 2015, 13:14 - sem comentários aindaProcurando um lançador rápido para seu sistema? Experimente instalar e usar o launcher Alfred no Ubuntu.
Albert é novo launcher (lançador) rápido para Linux, que lembra muito o Alfred (Mac) ou o Synapse (Linux). Com ele, você pode iniciar rapidamente aplicativos, abrir arquivos ou executar pesquisas na web., acessar os bookmarks do Chromium aberto (suporte aos do Firefox ainda está sendo feito) e calcular expressões matemáticas.
Mas o que torna o Albert especial é que ele é muito rápido, leve e independe de ambiente desktop (ele é baseado no Qt5, escrito em C ++), para que você possa usá-lo com o que quiser, pois ele pode ser usado no Xfce, LXDE, LXQt, Cinnamon, Unity (isso se você não gostar do Dash) e assim por diante.
Para saber mais sobre o Albert, clique nesse link.
Como instalar o Launcher Albert no Ubuntu e seus derivados
Para instalar o Launcher Albert no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T).
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa:
sudo apt-get install albert
Se você não quiser adicionar o PPA, você pode baixar os arquivos .deb do programa, acessando esse link e depois instalando manualmente.
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite albert
no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB).
Atente para o fato de que não há nenhuma opção nas configurações do Albert que permita executá-lo automaticamente quando você entra, portanto, você deve adicioná-lo aos seus aplicativos de inicialização manualmente.
Desinstalando o Launcher Albert no Ubuntu e derivados
Para desinstalar o Launcher Albert no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal.
Passo 2. Desinstale o Launcher Albert, usando os comandos abaixo:
sudo apt-get remove albert
sudo apt-get autoremove
Com informações de WebUpd8 e Blog do Edivaldo Brito.
Lançado o VirtualBox 5.0.10 com várias correções e suporte inicial ao X.Org Server 1.18
11 de Novembro de 2015, 13:06 - sem comentários aindaFoi na última terça-feira (10) que a Oracle anunciou a décima versão de manutenção para o VirtualBox 5. De acordo com as notas de lançamento, podemos citar melhor suporte para diversas CPUs Intel Atom, suporte inicial para o recém-lançado servidor de exibição X.Org Server 1.18 e várias correções para o controlador xHCI.
Além disso, o VirtualBox 5.0.10 traz correção para a emulação de registo do sistema, a funcionalidade “captura de tela imediata” foi melhorada, também foi corrigido um problema com a janela de sobreposição 3D, um erro no índice de ajuda foi resolvido, os fluxos de áudio AC97 agora estão sendo redefinidos corretamente e um bug que ocorria sob certas condições em hosts Linux alimentados por um Linux Kernel mais antigo que a versão 3.3 foi corrigido.
O VirtualBox 5.0.10 também contém algumas correções específicas para as plataformas Windows e OS X. Para mais informações sobre todas as novidades implementadas, confira as notas de lançamento oficiais através deste link.
Com informações de Softpedia, Virtualbox e LinuxBuzz.
Ubuntu Touch: BQ Aquaris E5 HD será lançado na Rússia na próxima semana
11 de Novembro de 2015, 13:04 - sem comentários aindaO Ubuntu Touch continua expandindo o seu território ao redor do mundo. E, desta vez, parece que o próximo pais a receber oficialmente algum modelo de smartphone com o SO móvel da Canonical será a Rússia. O dispositivo que deve fazer sua estreia no pais será o BQ Aquaris E5 HD Ubuntu Edition.
O dispositivo da fabricante espanhola BQ será lançado em território russo no dia 17 de novembro. O Aquaris E5 HD é considerado um smartphone intermediário e muito barato. Ainda não se sabe o preço do aparelho, mas não deve ser tão diferente das versões européias.
Para alguns usuários esta não é nem uma novidade, já que havia alguns indícios de que um lançamento estava sendo preparado para o território russo. Scopes russos já tinham sidos vistos na loja de apps. Em qualquer caso, há pouca dúvida de que a informação não está correta.
O BQ Aquaris E5 HD Ubuntu Edition é um smartphone dual-sim que possui um processador MediaTek Quad-Core Cortex A7 rodando a 1.3 GHz, um tela de 5 polegadas IPS HD que oferece uma resolução de 1280×720, proporção da tela de 16:9 e 294 HDPI, 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, podendo ser expandido até 32 GB através de um cartão microSD.
A informação foi revelada por um grupo de usuários do Ubuntu, que recebe as informações de eventos pouco antes deles acontecerem.
Com informações de Softpedia e LinuxBuzz.
Lançado o GTK+ 3.18.3 com melhorias para Wayland e Nautilus
11 de Novembro de 2015, 12:58 - sem comentários aindaUltimamente, os desenvolvedores do projeto GNOME estão trabalhando duro para lançar a segunda e última versão de manutenção para o ambiente gráfico e estável GNOME 3.18. Isso porque eles irão passar a concentrar todos os seus esforços no próximo grande lançamento, o GNOME 3.20.
Vários componentes e os principais aplicativos foram atualizados como parte do GNOME 3.18.2, incluindo o bem conhecido e multiplataforma GTK+ GUI (Graphical User Interface) toolkit, que chegou a versão 3.18.3. De acordo com o changelog interno, o GTK+ 3.18.3 possui várias correções de bugs, resolvendo mais de 20 problemas relatados pelos usuários desde a versão anterior do software.
Entre as correções, podemos citar a melhoria da função gtk_text_buffer_get_iter_at_*(), melhorias para GtkPlacesView, uma correção para uma falha de segmentação em captured_event_cb, algumas melhorias para dispositivos de armazenamento externos, um vazamento de memória foi corrigido no arquivo gtk-3.0.m4, variáveis WM_DISPLAYCHANGE são agora tratadas a nível global em plataformas Windows, melhor suporte para a IDE Anjuta, o templante de subclasse GtkHeaderBar agora fnciona corretamente, agora é possível carregar arquivos settings.ini de outros locais e implementado o suporte para a detecção de dispositivos de single touch.
Melhorias para Wayland e Nautilus
GTK+ 3.18.3 também adiciona melhorias para o servidor de exibição de próxima geração Wayland e para o gerenciador de arquivos Nautilus (Arquivos). Por exemplo, agora é possível exibir cartões de memória SD e MMC no Nautilus, que não trava mais ao arrastar e soltar sobre a barra lateral.
Para Wayland, GTK+ 3.18.3 adiciona vários locais para GtkTextHandle, torna possível usar tipos de janela de dicas para mapas como subsuperfície e corrige um problema com a janela de pesquisa do componente GtkTreeView.
Entre outras correções interessantes, podemos citar um problema com GtkWindow, uma falha de segmentação em im-quartz discard_preedit, corrige bugs que ocorriam ao arrastar abas, atualiza as traduções de idiomas Basco, Tcheco, Islandês, Norueguês e Eslovaco.
Se sua distribuição Linux traz o GNOME 3.18 como padrão, ou se você possui o ambiente gráfico instalado em seu sistema por meio de repositórios, provavelmente o GTK+ 3.18.3 chegará para você muito em breve, com certeza essa é a a forma mais segura de obter a atualização. GTK+ 3.18.3 é para todos os usuários do GNOME 3.18.
Com informações de Softpedia e LinuxBuzz.
Criador da Bitcoin é indicado ao Prêmio Nobel de Economia
10 de Novembro de 2015, 13:51 - sem comentários aindaSatoshi Nakamoto, criador da Bitcoin, foi escolhido como um dos candidatos ao prêmio Nobel de Economia 2016. A escolha foi realizada pelo professor de finanças Bhagwan Chowdhry, que recebeu a incumbência do Comitê do Prêmio para selecionar um candidato ao Nobel.
Mas há um detalhe: Nakamoto é apenas o pseudônimo do criador da Bitcoin, cuja verdadeira identidade continua desconhecida, o que significa que o inventor pode não aparecer na premiação. O responsável pela sua nomeação afirmou que “a invenção da Bitcoin é nada menos do que revolucionária”.
Justificando sua escolha, Chowdhry valorizou a moeda digital, que tem apresentado avanços significativos rumo à aceitação como uma alternativa às moedas tradicionais. “[A Bitcoin] oferece muitas vantagens diante das divisas físicas. É segura, baseando-se em códigos criptográficos quase inquebráveis, e pode ser transferida de forma quase instantânea de uma pessoa para outra em todo o mundo com acesso à internet”, argumentou o professor de finanças.
Para Chowdhry, o fato de Nakamoto não ser conhecido não é um problema, visto que ele pode ser contatado online da mesma forma como as pessoas se comunicavam com ele no passado. “O comitê também pode transferir o dinheiro do prêmio para o meu endereço bitcoin. O sr. Nakamoto e eu resolveremos mais tarde”.
Vários órgãos de comunicação tentaram entrar em contato com o criador da Bitcoin, mas nenhum deles obteve sucesso. Satoshi Nakamoto mantém-se anônimo desde 2008, quando foi anunciada a criação das linhas da divisa. O inventor tem se comunicado com outros usuários anonimamente por meio de comunidades de ciências da computação e criptografia. Caso ele seja escolhido como vencedor do Nobel de Economia, será a primeira vez que o prêmio é conquistado por uma pessoa desconhecida de todo o mundo.
Com informações de Huffington Post e Canaltech.