A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Firefox OS já representa 12% das vendas da Telefónica Venezuela
26 de Outubro de 2013, 17:43 - sem comentários aindaA plataforma para dispositivos móveis da Mozilla, Firefox OS, que chegou oficialmente ao Brasil ontem, está sendo muito bem recebida em todos os países onde já foi lançada. “A venda está acima das nossas expectativas”, declarou Jay Sullivan, COO da companhia que desenvolveu o sistema e líder do projeto. Segundo ele, as vendas de dispositivos com a plataforma aberta já representa 12% do total na Telefónica Venezuela, onde a companhia detém cerca de 40% de mercado.
O sistema operacional já está presente na Espanha, Colômbia, Venezuela; na Deutsche Telekom na Polônia; na Congstar Alemanha, Grécia e Hungria e agora no Brasil. A Telenor confirmou planos de lançar os smartphones Firefox OS na Hungria, Sérvia e Montenegro, antes do final do ano. A perspectiva é de que os celulares Firefox OS sejam lançados em mais três mercados latino-americanos no quarto trimestre deste ano e em demais subsidiárias da Telefónica em 2014.
O executivo falou nesta quarta-feira (23) durante palestra no 15 Futurecom e argumentou que o lançamento de uma plataforma aberta vai além da necessidade de se ter mais uma opção de sistema operacional móvel, em um mundo de duopólio (iOS e Android), com o Windows Phone ganhando algum espaço.
Para a platéia de executivos do setor de telecomunicações, Sullivan afirmou que é preciso pensar qual sociedade queremos construir, uma vez que estar sempre conectado será algo tão natural como ter energia elétrica em toda parte, o que quebra a separação entre o mundo da internet e o mundo real. “Isso é o mundo real e precisamos tomar as decisões certas”, declarou para complementar com sua própria posição: “eu sou desenvolvedor a muitos anos. Não quero viver em um mundo onde uma empresa diz qual produto eu posso lançar ou não. Quero um universo de dispositivos conectados tão amplo quanto o ecosisstema da internet sempre foi”.
Com a perspectiva do avanço das conexões máquina à máquina (M2M), o volume de informações circulando deve explodir e o portavoz da Mozilla conclamou os executivos a refletirem sobre quem estará no controle desse montante precioso, citando as denúncias de espionagem pelos Estados Unidos. “Para mim, qualquer sistema funcionará melhor se as pessoas puderem confiar que estão no controle de seus dados e confiarem umas nas outras”.
A disputa sobre qual será o futuro da internet – e na opinião do executivo da sociedade – deve se dar no campo da concorrência, onde os padrões abertos devem buscar seu lugar. “Precisamos competir e aí levar a internet aberta para um outro lugar”.
Com informações de Tele.Síntese.
Espanha convoca embaixador dos EUA para esclarecer denúncias de espionagem
26 de Outubro de 2013, 17:37 - sem comentários aindaO governo espanhol convocou o embaixador dos Estados Unidos no país, James Costos, para ser ouvido na próxima segunda-feira (28) sobre as notícias divulgadas hoje (25) pela imprensa do país, que informou que o Serviço Secreto norte-americano também teria espionado as comunicações da Espanha. De acordo com as informações, a Agência de Segurança Nacional (NSA) espionou diversos membros do governo e políticos, inclusive o ex-primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero.
A convocação do embaixador foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy, que participa, em Bruxelas, na Bélgica, do encontro de líderes da União Europeia. O ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, disse que a reunião com o embaixador norte-americano está marcada para a manhã de segunda-feira.
O tema passou a ser o principal da agenda na reunião de chefes de Estado e de governo da União Europeia depois de, nos últimos dias, a imprensa internacional ter noticiado espionagem dos Estados Unidos à França. O governo da Alemanha informou que também investiga a interceptação de chamadas do telefone celular da chanceler Angela Merkel.
“Não temos provas de que Espanha tenha sido espionada, mas estamos chamando o embaixador para obter informação. As atividades de espionagem não são apropriadas entre países sócios e aliados. Espanha e Estados Unidos são países amigos e aliados e desejamos manter uma relação bilateral o mais estreita possível”, disse Rajoy.
A condenação do monitoramento de comunicações feito pelos Estados Unidos já havia sido condenado tanto por Merkel, quanto pelo presidente da França, François Hollande. Os governos alemão e francês também convocaram os embaixadores dos Estados Unidos em seus países para prestar explicações.
França e a Alemanha, por meio do presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, comunicaram que vão buscar um entendimento com os Estados Unidos sobre os serviços de espionagem até o final do ano. A iniciativa deve ter a adesão de outros países da União Europeia.
O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, disse que o país vai participar das conversas. Mariano Rajoy, por outro lado, informou que a Espanha não vai integrar esses esforços por entender que questões relacionadas à inteligência são de responsabilidade dos governos nacionais e não da União Europeia.
Com informações de Agência Brasil.
Conselho Curador da EBC pede aprovação do Marco Civil à Câmara
26 de Outubro de 2013, 17:34 - sem comentários aindaO Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação se uniu ao coro em favor da aprovação do Marco Civil da Internet (PL 2126/11). Nesta sexta (25), enviou a diversos deputados e à presidência da Casa moção defendendo aprovação do PL. A moção pede aprovação do texto sem dispositivos de censura, ou seja, sem o parágrafo 2 do Artigo 15 que torna válida a retirada de conteúdo do ar sem necessidade de ação judicial. O Marco tem previsão de ser votado no plenário da casa até o dia 28 deste mês.
O envio do documento foi aprovado pelo pleno em sua 47ª Reunião Ordinária, realizada em 15 de outubro de 2013. O colegiado entende que o projeto foi construído de modo democrático, através de consulta do Estado à sociedade brasileira, e pode assegurar neutralidade, liberdade e privacidade na internet, contribuindo para preservar dados brasileiros contra a espionagem e também para assegurar iguais condições de acesso e navegação a todos e todas internautas no país.
O Conselho Curador da EBC aprovou a moção de apoio à democratização do setor e à aprovação do Marco Civil da Internet sem qualquer dispositivo que permita a prévia censura de conteúdos sem o aval da Justiça após pressão da sociedade civil organizada, que identificou no artigo 15 ameaças à liberdade de expressão.
Confira a carta na íntegra:
O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação manifesta seu apoio à sociedade civil brasileira que luta pela democratização da comunicação e pela aprovação do projeto de Lei do Marco Civil da Internet ( PL 2126/11), que poderá ter votação no próximo dia 28 de outubro, data a partir da qual trancará a pauta de votações no plenário da Cãmara dos Deputados.
Construído de modo democrático, através de consulta do Estado à sociedade civil brasileira, o texto do projeto do marco civil tem sido considerado internacionalmente uma referência de proposta legislativa para assegurar neutralidade, liberdade e privacidade na internet, contribuindo para preservar dados brasileiros contra a espionagem e também para assegurar iguais condições de acesso e navegação a todos e todas internautas no país.
Após as revelações feitas pelo ex-agente estadunidense Edward Snowden sobre a espionagem massiva no ciberespaço e na política brasileira, a Presidenta Dilma Rousseff trouxe o Marco Civil de volta à mesa da Câmara em regime de urgência. No entanto, o movimento pelo Marco Civil da Internet divulgou nota pública temendo que o texto aprovado permita a remoção de conteúdos sem ordem judicial, através de um parágrafo 2 no artigo 15, indo contra os interesses democráticos e as liberdades na internet.
Em sua 47ª Reunião Ordinária realizada dia 15 de outubro de 2013 no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, o Conselho Curador da EBC aprova esta moção de apoio à democratização do setor e à aprovação do Marco Civil sem qualquer dispositivo que permita a censura de conteúdos sem o aval da Justiça.
Com informações de ARede.
Lançado Korora Project 19.1
26 de Outubro de 2013, 13:00 - sem comentários aindaO desenvolvedor Chris Smart anunciou o lançamento do Korora 19.1, uma versão atualizada da distribuição baseada no projeto Fedora, que oferece escolhas de desktops como GNOME e KDE – e agora também está disponível em edições MATE e Cinnamon. Dessa forma, os desenvolvedores recomendamos fazer o download desta nova versão, uma vez que inclui todas as atualizações, alguns ajustes e correções de alguns bugs.
Esta versão também inclui versões do MATE e Cinnamon como já foi mencionado, que foram criados para avaliar o interesse da comunidade. As características da versão 19,1 vem com todas as atualizações necessárias, incluindo KDE 4.11, versão 3.11.2 do kernel do Linux e Firefox 24; introduz suporte para MATE e Cinnamon; substitui o editor de imagem RAW RawTherapee por darktable.
Com informações de Korora Project e Under-Linux.
Conheça o Andrubis, uma solução para executar Apps Android de forma simples em uma sandbox
26 de Outubro de 2013, 13:00 - sem comentários aindaAnubis é um projeto on-line, que foi desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas de Segurança Internacional, e se concentra na análise de binários para os mais diversos tipos de sistemas operacionais. A área de segurança on-line, foi primeiro fornecendo capacidades de análise executáveis do Windows PE, mas a partir de meados de 2012, começou a apoiar os apps Android também.
O módulo Android, que vem sob o codinome Andrubis, oferece a seus usuários uma maneira simples de executar aplicativos Android em uma sandbox em pleno funcionamento, que faz vários testes e gera um relatório detalhado para o arquivo APK carregado. Cada relatório é dividido nas seguintes categorias:
1. Informações gerais; 2.Static Analysis Report
Atividades:
- Serviços
- Receptores de radiodifusão
- Permissões necessárias
- Permissões utilizadas
- Características
- URLs.
3. Dynamic Analysis Report: os relatórios estão disponíveis em ambos os formatos HTML e XML. Captura de dados PCAP também são fornecidos para download.
Com informações de Net-Security e Under-Linux.