Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Após 3 anos de desenvolvimento, OpenShot 2.0 finalmente ganha sua versão beta

18 de Janeiro de 2016, 1:12, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

openshot

Uma nova versão beta do popular e open source editor de vídeo não-linear OpenShot já está disponível para testes. Este é o primeiro grande lançamento da ferramenta em três anos e o primeiro a chegar desde que o projeto teve sucesso em seu objetivo de financiamento em uma campanha no Kickstarter, realizada em 2013.

Nesse período em que o OpenShot 2.0 estava em desenvolvimento, vimos a chegada do editor de vídeo profissional Lightworks, o Kdenlive, baseado no Qt, recebeu diversas melhorias e, até mesmo, o Pitivi também ganhou novos recursos e foi reescrito em GTK+. Contudo, nem todas as aplicações servem para todos os usuários, e por esta razão, é bom saber que o OpenShot está de volta.

Os novos recursos do OpenShot 2.0

Muitos novos recursos e melhorias fizeram sua estreia nesta nova versão beta do OpenShot. A lista é muito extensa, porém, há algumas alterações que merecem um destaque especial. Confira abaixo algumas das novidades implementadas no editor de vídeos:

  • Menus de contexto na timeline (por exemplo, copiar/colar, fade, animar, efeitos temporais);
  • ferramenta Dividir Clipe (isso permite “cortar” um arquivo de vídeo em pedaços para usar em um projeto);
  • Recurso ‘Adicionar à Timeline’ (uma forma de adicionar vídeos ou imagens na linha do timeline);
  • Implementada correções na Timeline do editor;
  • Etiquetas (permite marcar vídeos com nomes, filtrá-los);
  • Fontes melhoradas (Mac, Windows);
  • Tempo de inicialização agora está mais rápido (graças à nova abordagem cache);
  • Adicionada correções para o editor de títulos;
  • Edição de quadros-chave;
  • Suporte de pré-visualização em tempo real;
  • Suporte para a adição de gifs animados;
  • Melhorias no encaixe de vídeos;
  • Suporte para títulos SVG personalizados (soltá-los em /.openshot_qt/title/);
  • Melhorias de desempenho para libopenshot;
  • Instaladores para Mac e Windows;
  • Novo assistente de exportação de vídeo.

Muitos desses recursos só puderam ser implementados graças ao sucesso da campanha do projeto no Kickstarter. Confira abaixo um vídeo publicado pelos desenvolvedores onde é possível conferir a nova versão do editor de vídeos em ação:

Download do OpenShot 2.0 Beta

Atualmente, apenas um pacote com o código fonte está oficialmente disponível para quem manja do assunto, que pode ser baixado clicando aqui. Vale ressaltar que, por ainda está em desenvolvimento, erros são esperados, algo que deve ser corrigido juntamente com a chegada da versão final da aplicação.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no OpenShot 2.0 Beta, confira oa anúncio oficial, através deste link.

Com informações de OMG! Ubuntu, Kickstarter e LinuxBuzz.



Lançado o KDE Applications 15.12.1 com mais de 30 correções

16 de Janeiro de 2016, 14:40, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

plasma-5.5-wee

Foi anunciado nesta terça-feira (12) a suíte de software KDE Applications 15.12.1 para o ambiente gráfico KDE Plasma como a primeira atualização de manutenção da série 15.12.x trazendo correções para mais de 30 bugs descobertos pelos desenvolvedores ou relatados por usuários desde a versão estável anterior do software para muitas das aplicações do KDE e bibliotecas centrais incluídas no projeto.

Entre os aplicativos do KDE e componentes que receberam melhorias no KDE Applications 15.12.1, podemos citar o editor de vídeos Kdenlive, emulador de terminal Konsole, ferramenta de captura de tela Spectacle, gerenciador de arquivos Ark, a IDE Umbrello, o atlas do mundo Marble, serviço de armazenamento Akonadi, bem como KDEPIM e KDELibs.

“Hoje o KDE lançou a primeira atualização de estabilidade para o KDE Applications 15.12. Esta versão contém apenas correções de bugs e atualizações de tradução, proporcionando uma atualização segura e agradável para todos. Mais de 30 correções de bugs registrados incluem melhorias para kdelibs, kdepim, kdenlive, marble, konsole, spectable, akonadi, ark e umbrello, entre outros”, diz o anúncio oficial.

Adicionalmente, o KDE Applications 15.12.1 também inclui uma atualização para a versão com suporte a longo prazo do KDE Development Platform 4, a versão 4.14.16. Para quem se importa ou simplesmente está curioso, mas detalhes sobre todas as correções implementadas podem ser encontrados nas notas de lançamento oficial, através deste link.

Com informações de Softpedia , KDE e LinuxBuzz.



Instalando a versão oficial do Telegram no Ubuntu e Fedora via repositório

16 de Janeiro de 2016, 14:37, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

Telegram-no-linux

Se você está a procura de uma alternativa ao WhatsApp e outros comunicadores, experimente usar o Telegram. E se você usa Linux, veja aqui como instalar o cliente oficial Telegram no Ubuntu e Fedora, via repositório.

Telegram é um aplicativo de mensagens baseado em nuvem com foco em segurança e velocidade, e que funciona como se fosse uma combinação de SMS e e-mail, só que mais rápido, versátil e poderoso.

O programa é multiplataforma e está disponível para Linux, Windows, Mac, iOS, Android e Windows Phone.

Com ele você pode enviar mensagens, fotos, vídeos e arquivos de qualquer tipo (doc, zip, mp3, etc) para pessoas que estão em seus contatos de telefone e têm Telegram. Você também pode criar grupos de até 200 pessoas. O melhor é que você pode fazer tudo isso em qualquer número dos seus dispositivos, seja ele um dispositivo móvel ou um desktop.

Para aqueles usuários interessados ​​em obter o máximo de privacidade, Telegram oferece Secret Chats, com criptografia end-to-end para garantir que a mensagem só possa ser lida pelo seu destinatário.

Quando se trata de desse recurso, nada é registrado nos servidores do serviço e você pode programar automaticamente as mensagens para a autodestruição em ambos os dispositivos, dessa forma, nunca haverá qualquer registro delas.

Gostou? Pois então veja a seguir, como instalar o cliente oficial Telegram no Ubuntu e Fedora, via repositório.

Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.

Como instalar o cliente Telegram no Ubuntu e seus derivados

Para instalar o cliente Telegram no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);

Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:atareao/telegram

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o Telegram no Ubuntu;

sudo apt-get install telegram

Passo 5. Depois, se precisar desinstalar o Telegram no Ubuntu, use o comando abaixo;

sudo apt-get remove telegram

Como instalar o cliente Telegram manualmente ou em outras distros

Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa nesse link e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).
Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.

Como instalar o cliente Telegram no Fedora e seus derivados

Para instalar o cliente Telegram no Fedora e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal.

Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório COPR com estes comandos;

sudo dnf install dnf-plugins-core

sudo dnf copr enable rommon/telegram

Passo 3. Agora use o comando abaixo para instalar o Telegram no Fedora;

sudo dnf install telegram-desktop

Passo 4. Depois, se precisar desinstalar o Telegram no Fedora, use o comando abaixo;

sudo dnf remove telegram

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite telegram em um terminal, seguido da tecla TAB.

Com informações de Blog do Edivaldo Brito.



Ubuntu Touch: confira algumas das novidades que chegarão com a atualização OTA-9

16 de Janeiro de 2016, 14:26, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

ubuntu-phone-mir

Atualmente, uma atualização OTA (over the air) está em desenvolvimento para o sistema operacional móvel da Canonical, o Ubuntu Touch, e está programada para o dia 27 deste mês de janeiro, porém, caso seja necessário, a data de lançamento poderá ser adiada. A equipe que está trabalhando no update já implementou diversos recurso e várias mudanças. Confira algumas das principais novidades!

Há algum tempo atrás, já vinhamos escrevendo alguns artigos sobre o OTA-9 e já sabemos algumas das funcionalidades e melhorias que estarão presentes com a atualização. Contudo, a lista de itens que precisam ser corrigidos ou implementados ainda tem entradas marcadas como confirmado ou incompleto, por isso sabemos que os desenvolvedores ainda têm muito trabalho a fazer.

De acordo com o changelog, as miniaturas de imagens agora são atualizadas no visualizador após o processo de edição tenha sido concluído, um atalho de teclado para “undo tab close” (reabrir uma aba que foi recentemente fechada) foi adicionado para o browser, o suporte a VPN foi melhorado, o navegador de internet agora é capaz de fazer download de documentos office, importação de vcard foi melhorado, HDR agora funciona corretamente com imagens de alto contraste estampados e as notificações push agora aparecem quando o Unity está bloqueado.

Além disso, agora há um aviso sonoro para avisar quando a carga da bateria estiver muito baixa, o gerenciador de downloads foi melhorado, a interface do usuário não congela quando há a reprodução de mídia no Dash, o ícone Wi-Fi não desaparece depois de se conectar a uma rede oculta, uma nova versão do Mir foi implementada e as definições de localização não são ativadas por padrão para os scopes.

Esta é apenas uma pequena lista de melhorias que vêm para o Ubuntu Touch através da atualização OTA-9. Mais detalhes podem ser conferidos no changelog oficial, através deste link.

Como de costume, assim que saírem mais novidades sobre o SO móvel da Canonical, manteremos você informado.

Com informações de Softpedia, Launchpad e LinuxBuzz.



Fundação Linux oferece bolsas de estudo para alunos de ensino médio

16 de Janeiro de 2016, 14:25, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

linux_foundation_logo

A Fundação Linux anunciou o Extended Linux Learning Foundation Scholarship Program (programa de bolsas da fundação de educação continuada de Linux). A novidade é uma parceria com a Goodwill Central Texas, uma instituição de capacitação profissional americana para oferecer cursos de capacitação em Linux e sistemas de código aberto para comunidades carentes.

O programa oferecerá bolsas de estudo para cursos de Introdução ao Linux e Aspectos Essenciais de Administração de Sistemas. Embora esteja inicialmente disponível apenas nos Estados Unidos, a fundação disse pretender expandir o programa para o resto do mundo.

Os alunos também poderão prestar gratuitamente os exames de certificação da Linux Foundation para Administradores de Sistemas. O público-alvo do programa são alunos adultos de ensino médio de escolas públicas – grosseiramente equivalente aos alunos dos programas de Ensino de Jovens Adultos brasileiros.

Segundo a Wired, o program tem um benefício duplo: para os estudantes, ele possibilita treinamento e capacitação para atuar num mercado com salários bastante atraentes. Para o mercado, ele também é vantajoso, pois aumenta o número de profissionais capazes de atuar nas quais a demanda por mão-de-obra é atualmente menor que a oferta.

Com informações de Linux FoundationWired e Imasters.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource