Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Wasa2il: Solucionando a democracia através da tecnologia

9 de Outubro de 2013, 0:44 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 30 vezes

wasa2il

Ainda que os Partidos Piratas nacionais sejam autônomos e independentes, muitos admitem que um dos maiores problemas do estado desolador do mundo seja o de que o poder vem sendo cada vez mais e mais retirado das pessoas. Talvez isto seja especialmente verdadeiro no que se refere aos países que intitulam-se democracias ocidentais. Com o intuito de corrigir este desequilíbrio, os Piratas vêm desenvolvendo políticas e software que têm por objetivo trazer a participação dos cidadãos para a política – utilizando a internet e a tecnologia como plataformas.

Muitos Partidos Piratas estão implementando o feedback líquido como um meio de tomada de decisões internas. Alguns exemplos incluem o PPDE (Partido Pirata da Alemanha), que o utiliza como uma forma de gerar enquetes entre membros do partido, e o PPIT (Partido Pirata Italiano), que descartou seu mural de discussões para que seus membros pudessem tomar decisões via feedback líquido. Este último não encontra-se livre de críticas, e há muitos programadores e filósofos piratas buscando desenvolver modelos aprimorados.

Uma das novas ferramentas, construída a partir de ideias oriundas da Democracia Líquida, é o Wasa2il. Foi iniciado por Smári McCarthy, em conjunto com os Piratas Marroquinos, em 2012, com o objetivo de solucionar problemas nos atuais sistemas de Democracia Líquida. Pronunciado “Wasa’il”, vem do árabe, e significa “meios”- a mobilidade para se concretizar algo. A primeira parte da palavra, “waza”, significa “líquido” – o que descreve apropriadamente o conceito de Democracia Líquida. Wasa2il é um projeto open source hospedado no Github, e é baseado no conceito de polity (uma cidade, estado, país, etc. politicamente organizado). Isto significa que o Wasa2il é escalável e pode ser utilizado por qualquer grupo autogovernado, seja ele uma pequena sociedade ou uma das maiores nações.

Wasa2il é uma mescla de filosofia e matemática. Por exemplo, ele busca encontrar resultados para decisões não-binárias utilizando o Critério de Condorcet, mas, se este último falhar, precisará de um backup que, por sua vez, impelirá os usuários na direção de um consenso. Outro problema das democracias online é a coerção (por exemplo, como impedir alguém de ser forçado a votar de determinada maneira com uma arma apontada para a sua cabeça). Isto é impedido ao se votar por qualquer um que faleça durante o intervalo do período de votação e permitindo a eleitores que mudem seu voto secreto quantas vezes desejarem. Isso significa que mesmo uma ameaça de morte não é suficiente para fazer com que um eleitor vote contra sua própria preferência.

A liderança do projeto foi assumida por James Robb. Nascido e criado em Winnipeg, Canadá, James reside na Islândia há cerca de um ano e tenciona mudar-se para lá permanentemente, e é amigo de um dos fundadores do Partido Pirata local. Após iniciar seu trabalho no ramo de desenvolvimento de jogos, James ampliou suas habilidades como programador em um âmbito maior, e atualmente trabalha para uma startup chamada GreenQloud, que oferece serviços verdes de computação em nuvem. Ele diz que o progresso é lento nas atuais circunstâncias em virtude da demanda por programadores, e porque o Mailpile (outra iniciativa Pirata) vem exigindo bastante atenção no momento. Recentemente, eles vêm trabalhando em um sistema para realizar mudanças de propostas em documentos submetidos para um determinado assunto – no caso, um texto formal proposto para abordar uma questão específica. Se você tiver interesse em ajudar James e sua equipe, pode contatá-lo via Facebook ou e-mail.

[[ Fonte: PirateTimes e Observatório Pirata]]
Tradução: Gabriel Torres


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/wasa2il-solucionando-a-democracia-atraves-da-tecnologia

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.