Algumas histórias nos fazem refletir. Certamente Richard Stallman, quando criou a FSF e o Projeto GNU talvez nem haviam imaginado como sua proposta e ideologia poderia influenciar outras áreas e, consequentemente, ajudando a humanidade, não somente a área de TI. Alguns relatos de superação que de certa forma são baseadas no conceito GNU e de código aberto, merecem menção, e por isso estamos publicando este.
Nossa equipe ficou ciente desta história através de um post no BR-Linux e dada a sua importância, estamos a reproduzindo aqui:
De certo que todos nós que convivemos com a ideia da Filosofia GNU (Free and Open) já fomos taxados de revolucionários, socialistas e utópicos. Sim, é quase consenso fora do nosso universo que essa filosofia não deve e não irá se estender para outros ramos do conhecimento além do desenvolvimento de software (restrito ao microuniverso GNU/Linux).
Essa crença de que o conhecimento deve ser monopolizado se alastra e persiste no subconsciente popular, até que essa filosofia mostra frutos e comove outras pessoas.
Estou me referindo à história de Leon McCarthy, um garoto de 12 anos de Massachusetts. Uma garoto comum, a não ser por uma má formação no braço esquerdo quando ainda estava no útero da mãe. Infelizmente a família não podia custear uma prótese para melhorar a qualidade de vida do garoto e fazer com que ele se sentisse mais “normal”, uma vez que uma prótese pode chegar a custar US$ 30 mil.
Porém, o pai viu um vídeo no YouTube, que mostrava um garoto da África do Sul com uma deficiência similar à de Leon McCarthy utilizando uma prótese Open Source feita por Rick Van As (um carpinteiro local) e Ivan Owen (técnico de efeitos especiais do estado de Washington).
No melhor estilo DIY (Do It Yourself) o pai de Leon entrou em contato com os projetistas, estudou o esquemático e adaptou o projeto às necessidades do filho. Em pouco tempo, e com a ajuda de uma impressora 3D, o jovem Leon McCarthy tinha uma prótese de baixo custo (em torno de 5 a 10 Dólares) que atendia suas expectativas. Vejam o vídeo:
Por essas e outros eu acredito e sempre vou acreditar na Liberdade do conhecimento, e sempre irei auxiliar e compartilhar o que sei com quem estivar disposto a aprender.
Com informações de Br-Linux e Mind Bending.
0sem comentários ainda