Poppy é um robô de código aberto que pode ser construído por qualquer pessoa com conhecimentos de eletrônica e com uma impressora 3D à disposição.
O alvo do projeto são equipes de estudantes, coordenadas por um professor, que contém com os equipamentos necessários na escola.
“Pouco tem sido feito para explorar os benefícios da impressão 3D e sua interação com os computadores em sala de aula. Com nossa plataforma Poppy, nós estamos oferecendo às escolas e aos professores uma ferramenta adequada para cultivar a criatividade dos estudantes de áreas como mecânica, ciência da computação, eletrônica e impressão 3D,” diz Pierre-Yves Oudeyer, do Conselho de Pesquisas da França.
É claro que, sendo de código aberto, a construção do robô impresso está ao alcance de qualquer aficcionado que queira trabalhar por conta própria, principalmente daqueles já familiarizados com a plataforma Arduino.
Criaturas robóticas
Como o projeto é modular, não é necessário criar exatamente um robô humanóide: há também uma série de projetos alternativos, que os pesquisadores chamam de “criaturas Poppy”.
A equipe já disponibilizou gratuitamente o software para controlar o robô, permitindo que cada um se concentre nas funções e comportamentos de seu interesse.
“Tanto o hardware quanto o software são de código aberto. Não há um único robô humanoide Poppy, mas tantos quantos forem os usuários. Isso o torna muito atrativo na medida em que ele cresce de uma ferramenta puramente tecnológica para uma plataforma social real,” disse Oudeyer.
Com a ampliação da base de usuários, a equipe francesa espera que nasça uma internet dos robôs, uma espécie de “rede social para Poppys”.
Mais informações e os projetos do robô podem ser obtidos no endereço www.poppy-project.org.
Um vídeo sobre o projeto pode ser visto no Vimeo.
Com informações do site Inovação Tecnológica.
0sem comentários ainda