Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Project Loon: balão do Google viajou do Chile à Austrália fornecendo internet

20 de Março de 2015, 9:42 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

28840.133023-Project-Loon

O Project Loon, iniciativa do Google para levar internet a áreas sem conexão com a ajuda de balões, vem progredindo cada vez mais e o seu mais recente teste impressionou muita gente. Um balão lançado na Nova Zelândia viajou cerca de nove mil quilômetros pelo Oceano Pacífico em direção ao Chile, fornecendo conectividade para quem estivesse pelo caminho.

Ao pousar no país sul-americano, os membros do Project Loon enviaram um comando para que o veículo mudasse a sua altitude e, com isso, atingiu um padrão de vento que fez com que sua velocidade fosse diminuída de 80 km/h para 20 km/h. Então, o time que estava em terra firme pode testar as redes LTE com seus smartphones.

Depois de atracar no Chile, o balão seguiu viagem de volta para a Oceania, dessa vez para a Austrália. Em oito dias, o aeronave viajou a uma velocidade média de 140km/h e a equipe do projeto ajustou a sua altitude para que ele encarasse ventos diferentes e, até mesmo, revertesse sua trajetória para se realinhar com o local dos testes.

Experimentos como esses fazem parte de testes que o Google vem realizando para ter uma noção maior de como o serviço vai funcionar. Até então, os balões forneceram duas horas de conectividade em lugares onde a internet não chega pois não têm estrutura para receber conexões sem fio. Os testes ainda estão longe do objetivo final do projeto, mas já é um grande começo.

Com informações do Project Loon no Google+ e Canaltech.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/project-loon-balao-do-google-viajou-do-chile-a-australia-fornecendo-internet/

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.