A polícia da Dinamarca prendeu dois homens com cerca de 30 anos por eles terem criado sites que ajudam internautas a utilizarem o Popcorn Time, um serviço de streaming considerado ilegal no país. Segundo um relatório do Torrent Freak, os sites que levaram os indivíduos a serem presos foram o Popcorntime.dk e Popcorn-time.dk. Ambos foram encerrados e os direitos dos domínios foram transferidos para o Estado dinamarquês.
O caso é notável uma vez que nenhum dos dois indivíduos faziam a hospedagem ilegal de conteúdo do Popcorn Time, o que infringiria as leis de direitos autorais do país nórdico. Em vez disso, eles foram acusados de distribuição de informações sobre a forma de acessar conteúdos ilegais, já que os sites tinham conteúdos relacionados a suporte ao serviço de streaming, FAQ, dicas e guias de utilização.
O inspetor Michael Hellensberg, do setor de fraudes, afirmou à mídia local que o caso é significativo por mostrar que os proprietários de sites podem ser encontrados pela polícia. “Isso tem consequências e também transmite a mensagem de que esse comportamento é ilegal”, disse.
No início deste ano, seis sites relacionados ao serviço já foram fechados por não agirem de acordo com as leis antipirataria. No entanto, a batalha entre o Popcorn Time e a aplicação da lei de direitos autorais parece ser longa. O serviço pode ser acessado facilmente e possui uma ótima infraestrutura, quase impossível de derrubar.
Ao contrário dos sites de torrent, a “Netflix para os piratas” é simples de usar e similar a serviços legais. O serviço é tão significativo que a própria Netflix considera o Popcorn Time como um dos seus maiores concorrentes.
Com informações de The Verge e Torrent Freak e Canaltech.
0sem comentários ainda