Informamos a todos os usuários do Pear OS que David Tavares, o criador do Pear OS anunciou em seu perfil no Google+ que a distribuição Pear OS não estará mais disponível para download.
Aparentemente, o David Tavares vendeu a distribuição Pear OS para uma empresa (ainda não identificada) que irá desenvolver sua própria solução baseada em GNU/Linux para seus produtos. Todos os links para download já foram removidos do site oficial, que apenas apresenta a mensagem abaixo:
A mensagem informa que agora o futuro do Pear OS está nas mãos de uma empresa, neste momento prefere manter o anonimato até o momento. David ainda esclarece que apesar de não poder dar o nome, garante que é uma empresa bastante conhecida. Ele finaliza a mensagem agradecendo a todos os usuários e desenvolvedores que fizeram o Pear OS ser o sistema que é hoje.
No site da Softpedia ainda é possível fazer o download das últimas versões disponíveis do Pear OS.
Apesar de tal atitude, isto pode não ser o fim da distribuição. A beleza do software livre permite que o código licenciado em GPL continue sob esta licença e portanto pode dar origens a outros projetos, bastando que alguém se responsabilize por tal tarefa.
E pegando carona no nome original da distribuição, quem sabe não surge por aí uma nova distro chamada Orange OS ou Grape OS. Brincadeiras à parte, o assunto é sério e deve ser tratado como tal. Situações como a venda de uma distribuição podem realmente acontecer e como David Tavares tomou novos rumos, tal medida também pode ocorrer com outras distribuições que não estão sob a orientação de uma fundação ou conselho. Esta é uma importante análise a ser feita. Fica a dica.
Da redação.
0sem comentários ainda