Por ocasião da 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, realizada este mês no Rio de Janeiro, a Nieman Foundation for Journalism, de Harvard, publicou um novo e-book com artigos sobre as conquistas e desafios enfrentados pelos jornalistas investigativos que cobrem pautas de interesse e impacto globais. Muckraking Goes Global: The Future of Cross-Border Investigative Journalism [que pode ser acessado aqui, em pdf] tem versões em inglês e espanhol e inclui conteúdo original, além de artigos publicados na edição de Primavera do Nieman Reports.
A coletânea foi produzida em colaboração com os organizadores da conferência, os jornalistas brasileiros Fernando Rodrigues, repórter e colunista da Folha de S. Paulo, e Guilherme Alpendre, diretor-executivo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), além do romeno Stefan Candea, diretor do Centro Romeno para Jornalismo Investigativo. Rodrigues e Alpendre também assinam um artigo sobre a história e o papel da Abraji.
Perigo e esperança
A fundação de estudos do jornalismo de Harvard também tem outro e-book sobre o tema, com uma compilação de artigos publicados em 2011 por conta da Conferência Global de Jornalismo Investigativo realizada naquele ano em Kiev, na Ucrânia. Investigative Reporting: Perils and Promise [aqui] faz uma análise do cenário pós-Comunista encontrado pelos jornalistas, das repressões governamentais que afetam a liberdade de imprensa e das estratégias e planos para o futuro do jornalismo investigativo.
O e-book está disponível em epub, mobi e pdf.
Com informações de Observatório da Imprensa.
0sem comentários ainda