Inclusão digital em espaços públicos, para garantir acesso gratuito da população à internet e a capacitação em informática básica, são hoje, ferramentas importantes de desenvolvimento sustentável em várias comunidades no Pará. Isso tudo deve-se aos Infocentros, criados por meio do programa NavegaPará, que visa a democratização das tecnologias de informação e comunicação e a promoção da integração regional.
A Fundação Amazônia Paraense (Fapespa), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), reafirmaram acordo para apoiar a concessão de mais bolsas de monitoria para estes espaços para 2013 ao lançarem, nesta segunda-feira (17), novo edital.
A Fundação Amazônia Paraense e a Secti, desde 2011, firmaram acordo de cooperação técnica, objetivando apoiar os Infocentros com a concessão de bolsas de monitoria, em caráter de fluxo contínuo, e, por meio de termo aditivo, prorrogaram a vigência desse apoio até 1º de dezembro de 2015, mantendo todas as cláusulas e condições inalteradas. As bolsas de monitoria contemplarão os Infocentros que já estão em funcionamento e os que estão previstos para serem implantados.
Esses recursos financeiros correspondem a um valor global superior a R$ 115 mil, oriundos do Programa Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, da Fapespa, inserido no Plano Plurianual do Governo do Estado. Os candidatos vão concorrer a 24 vagas disponíveis e para formação de cadastro de reserva.
A função do monitor, basicamente, é atender ao público no espaço do Infocentro, auxiliar e propor processos que permitam aos usuários fazerem uso das tecnologias da informação e comunicação disponíveis de maneira articulada ao desenvolvimento da comunidade. Os requisitos para disputar as demandas são: cursar ou ter concluído o ensino médio; ter disponibilidade para atuar nos Infocentros por um período mínimo de 20 horas semanais; ter conhecimento em informática básica; ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no país; ter entre 16 e 29 anos de idade e não ter sido bolsista do Programa Navegapará nos últimos seis meses.
O candidato a monitor deve cadastrar-se no sistema on line SigAmazônia: www.sig.fapespa.pa.gov.br, na opção “pessoa física”; caso possua cadastro, atualizá-lo por meio de seu login (C.P.F) e senha. Todas as informações detalhadas sobre o edital estarão disponíveis, no site da Fapespa.
Com informações de ARede.
0sem comentários ainda