É notório que a produção sem precedentes de informações que vivemos traz impactos profundos na geração e difusão do conhecimento nas sociedades com bom acesso tecnológico, onde o governo tem um papel fundamental com suas instituições responsáveis por produzir informações e conhecimentos sobre diferentes matérias caras à população. Para ficar em apenas um exemplo, temos o IBGE com os dados censitários e outros mapeamentos.
Todavia, difundir esses valiosos dados é muito mais do que simplesmente colocá-los em um link na Web! Segundo o Open Government Working Group, o termo open data no contexto governamental se refere a um dado completo, acessível, processável computacionalmente, livre de licenciamento e com acesso universal.
Todavia, muitos dados do governo brasileiro poderiam ser open data, mas ainda possuem tais características. Para difundir e circular essas ideias, a Open Knowledge Foundation lançou o manual The Open Data Handbook.
Com acesso gratuito, este manual apresenta os aspectos jurídicos, sociais e técnicos do open data, discutindo o porquê de ser aberto, o que é ser aberto, e como fazer um dado aberto.
Acesse o livro aqui!
Com informações da UERJ.
0sem comentários ainda