A empresa de segurança FireEye anunciou nesta quarta-feira (2) o que chamou de “super malware”, um aplicativo malicioso capaz de se disfarçar de um framework de serviço do Google para roubar informações e acessar dados do usuário. Para evitar detecção, o aplicativo chega até mesmo a desabilitar o antivírus, funcionando de forma imperceptível no background dos smartphones com sistema operacional Android.
Concentrando diversas atividades maliciosas em um único aplicativo, o “super malware” é capaz de roubar as credenciais do aparelho, ler SMS, roubar informações da lista de contatos e roubar os dados do usuário a partir de aplicativos bancários. Além disso, age sozinho para efetuar o download de outras soluções maliciosas e baixa atualizações próprias, de forma a se aperfeiçoar dentro do próprio aparelho.
Outra possibilidade vista nos testes realizados pela FireEye é a substituição de aplicativos de bancos e outras instituições financeiras por versões falsas, mas similares. Assim, o usuário é ludibriado a inserir suas informações em um app controlado por hackers e, assim, entregar de bandeja as próprias informações a eles.
E o pior de tudo: uma vez instalado, ele não pode ser removido, já que se disfarça de um aplicativo padrão do próprio Google. É justamente essa capacidade que permite ao malware rodar o tempo todo, em segundo plano, e em versões mais avançadas, possibilita até mesmo o acesso remoto do aparelho por hackers e criminosos digitais.
Apesar de não ter revelado exatamente como se dá a infecção pelo super malware, a FireEye disse que, pelo menos por enquanto, a praga vem sendo explorada apenas por hackers coreanos em busca de informações bancárias daquele mesmo país. Mesmo assim, levando em conta a versatilidade da solução, não deve demorar muito para que a ameaça chegue também a outros territórios.
Por isso, ficam as instruções de sempre. Não baixe aplicativos a partir de lojas não-oficiais e sempre preste atenção nos comentários e qualificações das soluções, preferindo aquelas mais populares e bem conceituadas. Tenha sempre um antivírus atualizado e funcional em seu celular com Android e evite o envio de informações pessoais sempre que desconfiar de qualquer coisa.
0sem comentários ainda