Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Lançado Pardus Community Edition, baseado no Debian Wheezy

18 de Abril de 2013, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 47 vezes

17-04-2013_Pardus_Logo

Os desenvolvedores da distribuição Pardus Linux anunciaram o primeiro lançamento de seu novo Pardus Community Edition. De acordo com o post no blog oficial, Pardus Community Edition é uma distribuição “estável e útil”, baseado no Debian Wheezy. Pardus Community Edition 1.0 complementa Pardus 2013 Corporate, que foi lançado no final de março.

As versões anteriores do Pardus foram baseadas em Gentoo Linux, mas algumas de suas versões futuras serão baseadas no Debian. Com a esta separação, os desenvolvedores estão delineando claramente entre a versão do Pardus projetada para ser usada por organizações governamentais e empresas e uma versão mais simples para os usuários finais. Pardus foi originalmente desenvolvido por uma divisão do Conselho de Pesquisa Tecnológica da Turquia (TÜBİTAK), com o objetivo de criar um sistema operacional independente, seguro e de baixo custo para o governo turco. As versões atuais da distribuição são desenvolvidas por voluntários da comunidade.

O primeiro lançamento está disponível para sistemas de 32 e 64 bits, com a opção de desktops GNOME ou KDE, em inglês e turco. Os desenvolvedores dizem que seu objetivo era criar uma distribuição Linux que seja simples de usar e fácil de instalar, mesmo para os usuários que não estão familiarizados com o Linux. O sistema é instalado a partir de uma imagem livecd que permite aos usuários trabalhar com o computador, enquanto a distribuição está sendo instalada e, de acordo com os desenvolvedores, o instalador irá tentar configurar, sem intervenção do usuário, tantos drivers de hardware quanto possível.

Pardus Community Edition 1.0 pode ser baixado a partir de servidores FTP do projeto. O código fonte para as ferramentas da própria distribuição, estão disponíveis no GitHub.

Com informações de The H Online.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/lancado-pardus-community-edition-baseado-no-debian-wheezy

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.