Um desenvolvedor do SUSE Linux começou um novo projeto chamado KLyDE. O foco da KLyDE (K Lightweight Desktop Environment) é fornecer um desktop KDE leve.
Will Stephenson, o desenvolvedor SUSE que esteve envolvido com o KDE por anos, amadureceu esta ideia por um tempo e agora está começando a tomar medidas sobre a implementação de um KDE leve. “KDE não é intrinsecamente inchado. Em sua essência, ele salta através de uma série de aros para a eficiência da memória e velocidade, e é modular quanto a falhas. Mas a maioria dos empacotamentos do KDE tem uma abordagem super completa e quando você instala sua distribuição com KDE você obtém um conjunto completo de desktop, applets e aplicações. Outra crítica importante quanto ao KDE é que ele é muito configurável. O projeto KLyDE aplicará a modularidade do KDE e configurabilidade para o desafio de fazer um trabalho leve. No entanto, o que eu não quero não é um trabalho de machado onde a funcionalidade é grosseiramente cortada fora do ambiente de trabalho para encaixar alguma concepção de peso leve.”
O que o projeto deste desktop leve KDE está buscando é o de proporcionar uma pegada mínima através de mudanças nos pacotes e componentes opcionais do desktop KDE, alterações em configurações / perfil, resultando em uma configuração simples. Este KDE leve também foca em um rápido processo de inicialização do ambiente.
Há alguns pacotes do KLyDE sendo oferecidos agora no Build Service Aberto para o SUSE 12.3 e existem ainda progressos avançando em outros lugares. Mais detalhes sobre este desktop leve do KDE podem ser encontrados neste blog.
Com informações de Phoronix.
0sem comentários ainda