Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Jarbas Valente defende lei que obrigue Google e Facebook a ter data center no país

11 de Junho de 2013, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 100 vezes

06-04-2013_internet-concept--background-with-binary-code

“Eles podem desligar o Brasil”. O “eles” a quem o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, está se referindo são os integrantes do governo estadunidense. Em entrevista ao Tele.Síntese, Valente disse estar muito preocupado com o que ocorreu recentemente, quanto à denúncia de quebra do sigilo das comunicações da população que não mora nos Estados Unidos pelo governo norte-americano – porque entende que o mundo da internet, sem governança multilateral, acaba permitindo essa violação da privacidade.

Valente lembra que o fórum que define a numeração IP da internet, o Icann, está vinculado ao departamento de Estado norte-americano, e o encaminhamento e processamento de todas as conexões passam por aquele país. “Hoje, não sabemos se os nossos dados foram abertos nem quem os abriu, pois tudo virou IP”, argumenta Valente. Para ele, então, a Anatel – que já preserva o sigilo dos sinais de voz e dados das telecomunicações – poderia assegurar que o sigilo da internet também fosse preservado.

Segundo ele, atualmente, os dados dos e-mails, perfis e contas de todos os brasileiros não estão no Brasil, mas sim na base de dados dos provedores globais, como Google ou Facebook. O vice-presidente da Anatel defende que seja crida uma legislação brasileira para obrigar que os provedores de internet tenham data centers no Brasil. “A nuvem da internet é física, e os servidores devem ficar fisicamente em nosso território”, defende.

Valente salientou que o governo brasileiro defendeu a governança multilateral da internet, no último acordo da União Internacional de Telecomunicações (UIT), recusado por diferentes países, entre eles os Estados Unidos e a Comunidade Europeia. Segundo Valente, o Brasil defende a construção de ponto de troca de tráfego nível 1 na América Latina, o que faria com que o tráfego brasileiro não precisasse ir aos Estados Unidos para depois retornar ao Brasil todas as vezes que um usuário acessasse um portal ou mandasse um e-mail.

Mas quem dá esta numeração é o Icann, que alega que este é um negócio entre os provedores privados, ou seja, as operadoras  telecomunicações. “E operadoras norte-americanas não irão abrir mão de mais de US$ 500 milhões que recebem anualmente dos provedores nacionais por esse acesso à internet”, assinalou o conselheiro.

Com informações de Tele.Síntese.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/jarbas-valente-defende-lei-que-obrigue-google-e-facebook-a-ter-data-center-no-pais

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.