Foi lançado no último domingo (08), a próxima versão do ambiente gráfico LXDE baseado em QT: o LXQt 0.9. Se você quiser experimentar essa versão, veja aqui como instalar ela no Ubuntu.
LXQt é resultado da fusão entre os projetos LXDE-Qt e Razor-qt: um ambiente de desktop leve, modular, super rápido e fácil de usar. O ambiente é uma boa opção para quem não quer ficar no Unity ou quer experimentar novos ares.
Essa versão abandona de vez a Qt4 e agora exige Qt5. Além de impor a Qt5, LXQt 0.9 vem com um novo tema chamdo LXQt Frost, diversos aprimoramento na interface e internos, vários novos recursos e lotes e lotes de correções de bugs.
Para saber mais sobre esse programa, visite o site oficial do LXQt.
Para instalar o ambiente gráfico LXQt no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository -y ppa:lubuntu-dev/lubuntu-daily
Passo 3. Atualize o APT com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Atualize o sistema com o comando:
sudo apt-get upgrade
Passo 5. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install lxqt-metapackage lxqt-panel openbox
Uma vez que a instalação estiver concluída, saia da sua sessão atual do Ubuntu. Na tela de login, clique no ícone usado para escolher o ambiente gráfico (o circulo branco). Você será apresentado a uma tela com todas as opções de ambientes de desktop atualmente instalados. A mais recente adição a esta lista será o LXQt. Clique nesta opção e faça login novamente.
Se você não gostar ou se arrepender, para remover este ambiente, execute o comando abaixo no terminal:
sudo apt-get remove lxqt-metapackage lxqt-session lxsession && sudo apt-get autoremove
Para instalar o ambiente gráfico LXQt 0.9 em outras distribuições, acesse a página do projeto e clique no ícone da distro.
Com informações do UbuntuHandbook e Blog do Edivaldo Brito.
0sem comentários ainda