Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Governo editará decreto para que órgãos federais usem apenas redes das estatais de telecom

16 de Outubro de 2013, 1:52 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 17 vezes

18-05-2013_bandeira-do-brasil

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que enviou para a Presidência da República a minuta de decreto que vai estabelecer a obrigatoriedade do uso de ferramentas das empresas estatais  para as comunicações de toda a Administração Direta do  governo federal.

Entre as medidas, estará a liberação para a contratação direta de qualquer rede de telecomunicações das atuais empresas estatais – Telebras, Dataprev, Serpro e mesmo a RNP (Rede Nacional de Pesquisa). Também será obrigatório o uso do email desenvolvido pelo Serpro, o Expresso, por todos as entidades do Poder Executivo. Segundo o presidente do Serpro, o governo vai economizar R$ 100 por usuário o fim do pagamento da licença. O principal fornecedor ao governo é a norte-americana Microsoft.

Conforme Paulo Bernardo, as regras passarão a ser obrigatórias para toda a Administração Direta (que inclui as autarquias e fundações), mas não precisará ser seguida pelas empresas estatais ou bancos estatais (como Petrobras, ou Banco do Brasil). O decreto irá estabelecer um prazo para a migração de todos os sistemas do governo para o sistema do Serpro, que irá lançar uma nova versão em novembro deste ano.

Segundo o presidente do Sepro, Segundo Mazoni, a versão 3 (V-3) do Expresso, que será armazenada na nuvem, já está pronta, mas ele admite que o ideal é de que rodasse em uma rede governamental, principalmente usando a infraestrutura da Telebras. Mas para reduzir os efeitos de potenciais backdoors, existentes em roteadores estrangeiros, a ideia é utilizar a tecnologia openflow, que retira a inteligência dos equipamentos. Ele acredita que em seis meses pode atender a todos os ministérios.

Ainda não tem uma avaliação de custos, mas como a solução já está pronta e é baseada em software aberto, não será muito significante. Em compensação, os ministérios deixarão de pagar R$ 100 por cada licença, assinalou.

Construção de rede
O ministro afirmou que, no tocante às redes de telecom, onde não houver infraestrutura para aportar as comunicações de todo o governo federal, ela será construída. E a ideia é transferir uma parte dos recursos que serão ecnomizados com as licenças para as estatais amprimorarem seus sistemas. Ele reconhece que mesmo esses sistemas não estarão totalmente protegidos de espionagem, mas pelo menos o governo “vai ter a certeza que as informações não foram abertas espontaneamente para outro governo”.

Com informações de Tele.Síntese.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/governo-editara-decreto-para-que-orgaos-federais-usem-apenas-redes-das-estatais-de-telecom

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.