Após ser banido para uso em instituições financeiras na China, o Bitcoin foi alvo de críticas do governo da Noruega, país mais rico da Escandinávia, que afirmou a moeda não é dinheiro de verdade.
A afirmação foi feita pelo diretor geral de impostos da Noruega, Hans Christian Holte. Segundo ele, o Bitcoin “não cai sob a definição usual de dinheiro”. No entanto, o governo local decretou que os ganhos de capital com a moeda podem ser taxados. De acordo com a Bloomberg, a decisão da Noruega pode não ser final, já que Holte estaria planejando trabalhar com outros países para definir as questões legais sobre o Bitcoin.
Há alguns meses, a França se mostrou aberta ao Bitcoin, permitindo até a criação de um banco específico para a moeda, chamado de Bitcoin-Central. No entanto, recentemente o país voltou atrás e o Bank of France emitiu um aviso sobre os riscos financeiros do Bitcoin.
No mesmo caminho, o European Banking Authority emitiu um documento para lembrar aos consumidores sobre os perigos da moeda virtual, aponta o The Verge.
Em entrevista para a Bloomberg, o professor de economia da BI Norwegian Business School, Paul Ehling, discordou, em parte, da decisão da Noruega. Segundo ele, “se é aceito por uma população suficientemente grande, então isso é o bastante”.
Fonte: IDGNow
0sem comentários ainda