O CESG, a autoridade técnica de tecnologia da informação do Reino Unido, considerou o Ubuntu como o sistema operacional mais seguro da atualidade. A distribuição Linux foi comparada a outros lançamentos, como Windows e Mac OS, em 11 categorias e acabou sendo aprovada em nove delas.
Além daqueles disponíveis para computadores, o sistema operacional também concorreu com opções para smartphones e tablets, como Android, Windows Phone e iOS. As peculiaridades dos ambientes diferentes, claro, foram levadas em conta, mas eles também foram avaliados pelos mesmos critérios que as outras versões.
As seguintes categorias foram consideradas para a avaliação:
- VPN
- Autenticação
- Boot seguro
- Encriptação de disco
- Integridade da plataforma e sandboxing aplicacional
- Políticas de segurança
- Sistemas de detecção e prevenção de códigos maliciosos
- Interfaces de proteção
- Sistemas de atualização
- Registro de eventos para relatórios empresariais
- Resposta a incidentes
A cada um dos quesitos foi atribuído uma nota, representada por cores que indicavam o nível de aprovação. O vermelho significa alto risco, o laranja, risco moderado, e o verde, aprovação no critério. O Ubuntu obteve nota verde em nove quesitos e recebeu graduação laranja em três (VPN, encriptação e boot seguro), sendo o melhor colocado entre todos.
O segundo lugar é um empate entre o Android 4.2, em sua versão modificada pela Samsung, e o BlackBerry 10.1 EMM Regulated, ambos com nove verdes, dois laranjas e um vermelho. Em ambos os casos, o principal problema encontrado está no registro de ocorrências para relatórios empresarias, uma falha que chama a atenção principalmente no segundo caso, já que se trata de um sistema voltado justamente para o uso corporativo.
O pior colocado foi o Windows Phone 8, o único a apresentar duas categorias com graduação vermelha (VPN e encriptação em disco), representando alto risco. Logo na sequência, estão o Android 4.2 puro e o BlackBerry 10.1 EMM Corporate, cada um com apenas cinco graduações verdes, seis laranjas e uma vermelha.
Com informações de Canaltech.
0sem comentários ainda