Natal é tempo de festa.
E isto independe se você é religioso ou não. Percebemos que nesta época, nosso coração fica mais acolhedor. Percebemos pessoas fazendo coisas que ao longo de todo um ano, sequer pensaram em fazer. As motivações são as mais diversas. A data carrega, portanto, uma carga extra de boas vibrações, e isso vale para todos.
Natal é tempo de respeito.
E mesmo tendo se tornado em um feriado “fabricado” como tantos outros (dia das crianças, dias dos pais…), ainda carrega uma mensagem de amor ao próximo, ao semelhante, ao seu par. A filosofia que diariamente propagamos com o software livre também tem um pouco disso, de se importar, mesmo quando muitos não se importam. Talvez você não se importe. Talvez seu título lhe seja suficiente e o torne próximo de deus. Mas acredite, respeito é uma palavra forte. É algo que todos nós deveríamos aprender a ter, não importa sua idade, não importa sua classe social ou o tamanho de sua barba. Respeito é bom e todos gostamos, não interessa a cultura nem o local do mundo que você escolha estar. É uma característica indispensável para o ser “realmente” humano.
O software livre é empregado em muitos cenários e em vários deles, encontramos pobreza e miséria. Nestes cenários, o que você e eu usamos também se torna o sabre de luz que trará para tantos a sua “libertação”. Muitos acreditam que ele é o Santo Graal, e talvez até seja usado como tal. Logo, qualquer que seja o cenário, deve-se ter em mente que ele é formado por usuários, pessoas, como você e eu, e não somente por hardware, software e licenças. Pessoas com sentimentos farão uso do FREE SOFTWARE, letradas e aletradas. Com conhecimento de novos idiomas e outros tantos que acham isso nem tão importante assim.
Apesar de ser uma crença bastante particular, creio que, seja você pobre ou rico, doutor ou aluno, com barba longa ou por fazer, sempre (e eu acredito veemente nisso) você terá algo novo a aprender com seus pares, seus semelhantes. Sempre. Valendo lembrar que você é único, assim como todo mundo.
Humildade e respeito são grandes virtudes, mas com o esforço certo, cabem dentro de um mesmo indivíduo. Pense a respeito.
Natal é tempo de fogos.
Sim, como toda a festa, fogos sempre vão haver. Mesmo cientes que nem todos gostam de demonstrar o que fazem, ficando na obcuridade ou reclusos, escondidos ou no anonimato (puro e simplesmente), existirão outros tantos que terão a “necessidade” de soltar fogos e dispará-los rumo ao alto, não tendo um ou outro na mira, mas para que seus estilhaços caiam sobre a cabeça de tantos.
Natal é tempo de gentileza.
Mesmo a tecnologia e o próprio software livre / código aberto em um ambiente heterogênio como o nosso, sabemos que também existe muita arrogância, muita falta de zelo, muita disputa, muita carência. Mas também percebo que como toda sociedade existem as boas almas, aquelas que geram gentileza. Aquelas que se importam e que através de suas palavras, sensatas, nos faz prosseguir. Antes de arremessar uma pedra na iniciativa alheia, pense e reflita sobre o que você faz em contrapartida. Será que sua contribuição (a pedra) será tão importante quanto uma nova linha de código que você pode encaminhar para o desenvolvedor? Com quais projetos você retornou algum feedback durante todo esse ano? Quantas contribuições fez para os projetos que realmente precisam (e que você provavelmente usa e se beneficia)?
Natal é tempo de pensar diferente.
Aproveite esse fim de ano para começar a pensar diferente. Não ache que isso é cafona e que não combina com você. Planeje e se for preciso, faça aquela listinha brega de escrever tudo que deseja realizar no próximo ano. Aproveite a data festiva para tornar a sua “listinha” em um poderoso checklist para seus próximos planos. Acredite, esta tarefa que parece boba, não é tão fácil quanto se parece. Esse ato de “pensar diferente” funciona e as ciências tem vários nomes para isso, bem como graduações e especializações só para lhe ensinar a fazer isso direito.
Natal é tempo e ainda está em tempo. Faça o seu.
Um Feliz Natal a todos os que tornam a Espírito Livre o que é. Seja você leitor, colaborador, parceiro, amigo ou aquele que torce para que as iniciativas como a nossa, simplesmente continue. O nosso abraço!
E lembre-se: gentileza gera gentileza, como dizia o profeta.
0sem comentários ainda