Três palestrantes internacionais do 15º Fórum Internacional Software Livre já podem ser conhecidos. Radicada em São Francisco, nos Estados Unidos, Fernanda Weiden é a administradora de sistemas responsável pelo balanceamento de tráfego no Facebook e atual membro do grupo Debian Women, além de ser uma das pioneiras na criação do FISL. Além dela, o evento receberá o CTO (Chief Technical Officer, diretor técnico em português) da TI Safe, Jan Seidl, que também é especialista em segurança em redes de automação industriais. Compondo o time de palestrantes internacionais, o Fórum irá recepcionar o vice-presidente da New America Foundation e diretor da Open Technology, o norte-americano Sascha Meinrath, que vai participar da palestra sobre a popularização das tecnologias wireless em redes descentralizdas ad hoc (redes mesh).
Este ano, o FISL15 acontece de 07 a 10 de maio, no Centro de Eventos da PUCRS. Na sua última edição, em 2013, recebeu mais de 7 mil participantes, vindos de 21 países. Na mesma oportunidade, cerca de 98 caravanas vindas de 25 estados brasileiros estiveram presentes. Tudo isso mostra a importância deste encontro que já se tornou um dos mais importantes eventos de Software Livre do planeta.
Há 15 anos, o Fórum luta pela manutenção da transparência na tecnologia, seja nos códigos, nos padrões abertos, na luta pela internet livre e neutra e pela liberdade de expressão. Nesta edição, o tema será a Segurança e Privacidade: o Software Livre na luta contra a Espionagem. O FISL é uma grande oportunidade para reunir centenas de palestrantes, voluntários, entidades civis, governamentais e privadas que somam conhecimentos e trabalho junto à comunidade e acreditam que o Software Livre pode ajudar a mudar o mundo.
0sem comentários ainda