Praticamente todos os investigadores forenses, precisam processar imagens digitais como prova, que de forma óbvia, é parte integrante dos extensos trabalhos que realizam. Nesse contexto, existem algumas ferramentas que podem auxiliar esse processo, caso contrário, torna-se difícil lidar com a análise forense quando existem muitas imagens envolvidas. As imagens contêm toneladas de informações, e assim, as funcionalidades de Ghiro, que é a ferramenta sobre a qual estamos falando aqui nesta postagem, extrai essas informações a partir de imagens fornecidas e as exibe em um relatório muito bem formatado.
Para quem está habituado e já tem uma certa experiência com isso, o trabalho de lidar com toneladas de imagens é muito fácil, porque Ghiro é projetado para ser escalável, suportando muitos GBs de imagens. Todas as tarefas são totalmente automatizadas, pois quando você acaba de fazer upload de imagens, Ghiro passa a fazer o trabalho para você. Além disso, alguns relatórios fazem o utilizador compreender o quão importante a ferramenta é, a partir do momento em que ela apresenta grandes capacidades de pesquisa, permitindo-lhe encontrar uma agulha em um palheiro.
Ghiro pode ser usado em muitas situações, e os investigadores forenses poderão usá-la diariamente em seu laboratório de análises; entretanto, pessoas ligadas à área da segurança e interessadas em desvendar segredos muito bem infiltrados em imagens, poderão se beneficiar das funcionalidades incríveis dessa ferramenta.
Ficou interessado?! Então visite o site http://www.getghiro.org e saiba mais sobre essa ferramenta. O download pode ser feito aqui.
Com informações de Ghiro e Under-Linux.
0sem comentários ainda