Na última quinta-feira, 14, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou o reajuste de 1,5% nas tarifas-teto das chamadas de telefones fixos para aparelhos móveis. O reajuste é válido para ligações locais e de longa distância para celulares, de acordo com a agência de notícias Reuters.
O conselheiro da Anatel e relator do processo, Jarbas Valente, afirmou que as operadoras praticam preços inferiores, apesar do reajuste. Valente lembrou ainda que os preços reajustados já haviam sofrido um desconto de 12% desde março deste ano devido à queda nas tarifas de interconexão do setor.
Além disso, a Anatel informou que o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) que corrige os preços do setor seria de 8,71% para o período considerado para a realização do reajuste, que foi de junho de 2012 a junho de 2013. No entanto, devido a consideração do Fator X, que realiza o desconto dos ganhos de produtividade alcançados pelas empresas, que foi de 6,078%, o aumento final para a aplicação do reajuste foi de apenas 1,5%.
A agência também determinou nesta quinta-feira a redução em 5,27% nas tarifas das chamadas de fixo para o chamado SME (Serviço Móvel Especializado), que é operado, por exemplo, pela Nextel.
As novas tarifas valem após a publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer na próxima semana, segundo Valente.
0sem comentários ainda