A organização sem fins lucrativos Linux Foundation anunciou na última quarta-feira (17) que está trabalhando em um novo projeto para a crianção de um RTOS (Real-Time Operating System, ou Sistema Operacional de Tempo Real) baseado no kernel Linux e desenvolvido especialmente para dispositivos da “Internet das Coisas” (IoT da sigla em inglês).
Chamado de Zephyr Project, a nova empreitada promete ser um esforço colaborativo de código aberto, onde qualquer pessoa pode ajudar a construir o sistema operacional mais poderoso em tempo real para o ecossistema da Internet das Coisas. O novo SO estará disponível em dispositivos tanto para os consumidores como em ambientes industriais, que no momento está varente de uma plataforma segura e escalável, que permite conectividade sem costura.
O Zephyr Project nasceu porque um grande número de dispositivos da Internet das Coisas requerem um Sistema Operacional de Tempo Real (RTOS), abordando as pegadas de memória mais ínfimo e oferecendo aos desenvolvedores uma plataforma modular para a construção de aplicativos inovadores. Atualmente, diversas empresas já mostraram o seu interesse, como a Intel Corporation, Synopsys, NXP Semiconductors N.V. e UbiquiOS Technology Limited.
A Linux Foundation afirma que o Zephyr Project irá mudar a forma como vemos o ecossistema da Internet das Coisas e como a conhecemos, além de ser possível incorporar todos os tipos de ferramentas poderosas para ajudar os desenvolvedores a criar novas tecnologias.
Ainda em seus estágios iniciais de desenvolvimento, o Zephyr precisa de toda a atenção, principalmente, dos desenvolvedores que querem contribuir para o seu sucesso, e a Linux Foundation convida qualquer um a fazer parte do mais avançado e open source RTOS para dispositivos da Internet das Coisas.
O novo projeto da Linux Foundation também estará presente na Embedded World 2016, evento que acontecerá no dia 24 de fevereiro em Nuremberg, na Alemanha. Mais detalhes sobre o Zephyr Project, você confere no anúncio oficial, clicando aqui.
Com informações de Softpedia, The Linux Foundation e LinuxBuzz.
0sem comentários ainda