Ter segurança não significa possuir sistemas completamente seguros, até porque sistemas assim seriam impossíveis de encontrar ou manter. Um software, sistema ou servidor seguro deve prover o trio CID, confidencialidade (ou privacidade), integridade e disponibilidade dos recursos que estão sob o controle do seu administrador.
A segurança de um sistema web como WordPress depende também das características de segurança do provedor de hospedagem.
Algumas qualidades de um provedor de hospedagem confiável estão:
- Ele deve deixar claras as suas preocupações e quais processos e funcionalidades de segurança oferece em seu serviço de hospedagem.
- Deve oferecer as versões mais recentes e estáveis de todos os softwares no servidor.
- Deve oferecer métodos confiáveis para backup e recuperação.
- Uma boa abordagem de segurança deve priorizar o software e os dados que precisam ser assegurados.
Em se tratanto de WordPress uma pergunta é recorrente, “Quais os plugins devo usar para ter segurança de meu site?”. A utilização de plugins, como veremos adiante é uma opção válida, mas não é a melhor abordagem se esta for a única pergunta a ser feita ou a única ação que será tomada. Deixar a segurança de seu site ou blog a cargo de um plugin ou nas mãos de terceiros não é a ação mais correta.
Em resumo, segurança significa minimizar os riscos. A implementação de segurança trata-se de um conjunto de ações, ferramentas e processos, todos voltados para reduzir o risco de invasões e comprometimento de informações.
O site PC Redes e Cia publicou uma extensa lista com 32 dicas para aumentar a segurança de um site WordPress. Saiba mais aqui.
Com informações do site PC Redes e Cia.
0sem comentários ainda