Governo brasileiro vai colaborar com as comunidades de suítes livres
5 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal (CISL) assumiu, durante o 12o. Fórum Internacional de Software Livre, o compromisso de formar um grupo para colaborar com o desenvolvimento das plataformas de suítes de escritório em software livre mantidas pelas Comunidades The Document Foundation (LibreOffice) e Apache Foundation (OpenOffice.org). O compromisso foi assinado por Marcos Mazoni (Coordenador do Comitê de Implementação de Software Livre), Sady Jacques (Embaixador da Associação SoftwareLivre.org), Jomar Silva (Membro da Comunidade Apache OpenOffice.org) e Olivier Hallot (Membro da Comunidade LibreOffice).
No Protocolo de Intenção, o CISL reconhece a importância do padrão ODF para garantir a interoperabilidade dos órgãos do governo e reconhece, também, que o Brasil é um dos maiores usuários desses softwares em todo o mundo. Agora, o o governo brasileiro se compromete a contribuir, também, para a manutenção e o desenvolvimento dos softwares -- que além de serem fundamentais para garantir a interoperabilidade, proporcionam economia de milhões de reis em licenças todos os anos.
Na prática, o Serpro vai liberar imediatamente duas pessoas para trabalhar no desenvolvimento das suítes, afirma Marcos Mazoni, que além de ser coordenador do Cisl preside a empresa. De acordo com o próprio Mazoni, a expectativa é de que outros órgãos do governo federal, como a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e a Dataprev, assim como as universidades federais, façam o mesmo.
Jomar Silva, da comunidade Apache, comemora o compromisso com o desenvolvimento dos softwares. "Até então isso era realizado através de pequenas contribuições junto às comunidades (e não com código fonte aos projetos). É uma mudança de paradigma importante", afirma ele.
Veja abaixo o texto do Protocolo de Intenção:
Protocolo de Intenção
O CISL – Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal, sob coordenação do SERPRO com a participação de diversos órgãos da Administração Direta e Indireta, responsável por coordenar e articular o planejamento de projetos e ações para a implementação de Software Livre no âmbito do Governo Federal Brasileiro; dispõe sobre a colaboração para com os Projetos dos Softwares Livres LibreOffice, mantido pela The Document Foundation, e OpenOffice, mantido pela Apache Foundation:
Considerando que:
1. O padrão ODF é importante para o armazenamento de informações governamentais, como forma de se garantir interoperabilidade entre os órgãos de governo, recomendada na e-Ping, e continuidade das políticas de dados abertos;
2. O Brasil tem uma das maiores bases de usuários destes softwares no cenário internacional. A instituição do grupo de colaboração visa efetivar a contribuição do país nos projetos internacionais;
3. A disponibilidade de suíte de escritório em Software Livre é fundamental à execução da estratégia de utilização destas tecnologias no Governo Federal, promovendo a inovação e independência em TIC do Brasil, a democratização do acesso à tecnologia e aos conhecimentos técnicos necessários ao desenvolvimento do país;
4. Além disto, entendemos que a participação da Academia e dos Governos estaduais e municipais são de suma importância na consolidação das políticas públicas e no desenvolvimento tecnológico brasileiro. Desta forma, convidamos as diversas Universidades Brasileiras e demais Governos a participar desta iniciativa.
Os representantes do CISL reafirmam seu compromisso de uso do padrão ODF, efetivado na assinatura do Protocolo Brasília e propõem a formação de grupo de colaboração para desenvolvimento e incentivo à formação de plataforma de suíte de escritório em Software Livre mantidas pelas Comunidades The Document Foundation (LibreOffice) e Apache Foundation (OpenOffice.org).
Porto Alegre, 01 de Julho de 2011.
* fonte: A Rede
UNESP - é a primeira universidade a aderir ao Protocolo Brasília
4 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaA UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", é a primeira universidade a aderir ao Protocolo Brasília.
12º Fórum Internacional Software Livre
No dia 1 de julho de 2011 no 12º Fórum Internacional Software Livre em Porto Alegre-RS, a UNESP assinou o Protocolo Brasília e com isso adota o padrão aberto de documentos ODF com o uso preferencial de software livre dentro da instituição. Assinaram também Olivier Hallot da ALTA - Associação Libre de Tecnologias Abertas.
Sady Jacques(ASL), Marco Mazoni(Serpro), Emanuel R. Woiski(Unesp), Olivier Hallot(ALTA), Jomar Silva (ODF)
UNESP - Assinatura do Protocolo Brasília pelo Prof. Dr. Emanuel Rocha Woiski representando o Vice-Reitor em exercicio da Reitoria Prof. Dr, Julio Cezar Durigan
A Unesp - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.
Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a UNESP tem 32 unidades em 23 cidades, sendo 21 no Interior; um na Capital do Estado, São Paulo; e um no Litoral Paulista, em São Vicente.
Workshop: Padrão aberto de documentos e software livre na Unesp
Está sendo realizado nas unidades da UNESP, palestras de sensibilização para o uso de padrões abertos e software livre dentro da Universidade.
Ilha Solteira foi a primeira unidade a ser sensibilizada e já conta com 80% da administração utilizando Linux no desktop e 100% utilizando ferramenta de escritório livre.
Após o Workshop realizado na Faculdade de medicina de Botucatu, já está havendo um agendamento para um curso de capacitação em LibreOffice Writer.
A apresentação também foi realizada no Campus Experimental de Ourinhos.
Outras unidades que já estão na agenda são Araçatuba - FO, Botucatu - FMVZ - IB – FCA.
Referências:
http://www.softwarelivre.gov.br
LibreOffice 3.4.1 provides stable new features for every user
1 de Julho de 2011, 0:00 - sem comentários aindaThe Internet, July 1, 2011 – The Document Foundation announces the release of LibreOffice 3.4.1, the second version of the newer 3.4 family, targeting both private individuals and enterprises. LibreOffice 3.4.1 fixes several bugs that affected the previous version, and can be safely deployed for production needs by most users.
LibreOffice 3.4.1 can be downloaded from the following page: http://www.libreoffice.org/download/.
Large enterprises deploying LibreOffice on desktop PCs, are still recommended to deploy LibreOffice 3.3.3, which has been tested over several months by thousands of people worldwide, and are encouraged to call on professional support services. LibreOffice 3.4.2, available at the end of July, will target enterprise deployments.
Recognizing that large enterprises and conservative users have special needs, The Document Foundation has decided to provide two different versions of the software, so as to garner to the needs of power users looking for the latest enhancements while still catering to the priorities of more-prudent users who prefer stability over availability of new features.
Versions announced as stable can be safely deployed in work environments, as bugs might hamper individual features but won’t have an impact on the overall quality and security of document production.