Ibope: PT é o partido preferido pelos brasileiros
4 de Setembro de 2014, 18:23 - sem comentários aindaSegundo a pesquisa do Ibope divulgada ontem, o Partido dos Trabalhadores (PT) é o partido preferido entre os brasileiros (17%), com o PSDB e PMDB longe em 2º e 3º lugares (5% e 4%, respectivamente).
O que é preocupante é que 60% dos brasileiros não preferem nenhum ou não têm preferência. Partidos Políticos são essenciais para a Democracia. Recomendo meu texto sobre o regime jurídico dos partidos políticos no Brasil, clique aqui. Já foi traduzido para o espanhol (El régimen jurídico de los partidos políticos en Brasil), clique aqui.
Arquivado em:Política Tagged: Ibope, Partido dos Trabalhadores PT
59% dos brasileiros são contrários à privatização da Petrobras
4 de Setembro de 2014, 18:09 - sem comentários aindaSegundo a pesquisa Ibope divulgada ontem, 59% dos brasileiros são contrários à privatização da Petrobras.
O percentual aumenta entre os que têm ensino superior (70%), e infelizmente diminui entre os moradores do sul (50%), mais privatistas.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) queria vender a empresa estatal e chegou a querer mudar o seu nome para Petrobrax, pois entendia que o “bras” do final do nome queimava a cara da empresa por ligá-la ao Brasil.
O Pastor Everaldo (PSC) é o único dos candidatos que confessa que quer vender a empresa, mas sabemos que os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Maraina Silva (PSB, ex-PT, ex-PV, futura Rede Sustentabilidade) são contrários à atuação direta de empresas estatais na economia.
A Petrobras é essencial para a garantia do desenvolvimento nacional sustentável do Brasil, e aumento muito seus gastos em investimentos e diminuiu suas terceirizações durante os governos de Lula e Dilma, do Partido dos Trabalhadores.
Viva a Petrobras!
Arquivado em:Política Tagged: Dilma, Ibope, Lula, Petrobras, Petrobrax, privatizações
Sabatina UP: Gleisi diz que governo Beto Richa é incompetente e não cumpriu promessas
4 de Setembro de 2014, 16:02 - sem comentários aindaHoje (4), às 19h30, a sabatina com os candidatos ao governo do Paraná realizada pela Universidade Positivo em parceira com o portal RIC Mais contará com Roberto Requião (PMDB) e Bernardo Pilotto (PSOL). Será transmitida ao vivo no site da RIC Mais.
Estou levando meus alunos para assistirem as sabatinas.
Ontem (3), a candidata à governadora Gleisi Hoffmann (PT) afirmou que seu governo vai dar respostas rápidas e efetivas no combate à criminalidade e violência no estado. Ela disse que a falta de vontade política, a incompetência administrativa e as promessas não cumpridas pelo atual governo são as principais razões pela grave crise na segurança pública do Paraná.
Gleisi afirmou que o descaso do governo com a segurança pública, evidenciado nas viaturas sem combustível, policiais desmotivados, delegacias sem estrutura e rebeliões nas penitenciárias, transmite uma mensagem de desordem para a sociedade, de que o estado não está preparado para investigar e punir os criminosos.
“O candidato à reeleição se elegeu dizendo que iria criar mais 10 mil vagas no sistema penitenciário do Paraná e até agora não criou sequer uma nova vaga. Desde 2011, o governo federal liberou R$ 137 milhões para que o estado fizesse novas penitenciárias. O governador diz que contratou 390 novos agentes penitenciários, mas 400 saíram do sistema. Precisa ter força de vontade e competência administrativa para fazer, de fato, novas penitenciárias, contratar pessoal e esvaziar as delegacias.”
Na avaliação da candidata da coligação Paraná Olhando Pra Frente, a rebelião de Cascavel era uma situação anunciada, que poderia ter sido evitada. “Desde que o governador assumiu já se sabia que era uma situação que precisava ter uma rápida intervenção. É lamentável que nada tenha sido feito, pois havia recursos”, afirmou Gleisi. Somente em 2014, o Paraná já registrou 18 rebeliões, sendo que 23 agentes penitenciários foram feitos reféns.
Gleisi destacou a importância da integração das polícias no combate à violência e criminalidade e a construção de centros de controle e monitoramento regionais. “Em Pinhais temos um exemplo de integração das polícias militar e civil, guarda municipal e Polícia Rodoviária Federal. Por toda a cidade existem câmeras que fazem o monitoramento 24 horas das praças, ruas e avenidas. A Prefeitura conseguiu reduzir em mais de 50% o índice de criminalidade. Podemos fazer isso regionalmente, por todo o Paraná.”
Ela anunciou que irá criar um patrulhamento policial específico para casos de violência contra a mulher, a Patrulha Maria da Penha, inspirado no modelo da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e do policiamento comunitário exercido em Curitiba. “As mulheres são as vítimas mais fáceis. Ter uma patrulha que possa ser acionada e rapidamente chegar ao local para auxiliar a vítima é fundamental.” A candidata destacou a incapacidade do governo estadual em mobilizar as forças policiais para solucionar crimes contra as mulheres, como o assassinato da menina Tayná.
A candidata também se comprometeu a criar a Casa da Mulher Paranaense, um centro de atendimento a mulheres vítimas de violência. “O ideal é ter uma casa deste tipo em casa região do estado”, disse Gleisi.
Durante uma hora de conversa com os estudantes, Gleisi falou ainda sobre propostas para saúde, educação, infraestrutura, governo digital e combate à discriminação. “Temos ainda muita intolerância. Vamos instituir o Conselho Estadual de Direitos Humanos, debater com a sociedade formas de se combater todo tipo de discriminação. Também vamos capacitar os servidores públicos da saúde, educação, segurança e outras áreas para que possamos ter políticas afirmativas de tolerância.”
Na terça-feira (2) foi a vez de Beto Richa justificar o injustificável: por que ele fez o pior governo do Paraná de todos os tempos?
Arquivado em:Política Tagged: Bernardo Pilotto, Beto Richa, Gleisi Hoffmann, Roberto Requião, Universidade Positivo
Datafolha e Ibope: Dilma sobe e continua na frente de Marina Silva, que tem aumento de rejeição
3 de Setembro de 2014, 23:27 - sem comentários aindaTanto nas pesquisas do Datafolha quanto do Ibope, divulgadas hoje (3), a presidenta Dilma Rousseff (PT) subiu e está na frente de Marina Silva (PSB, ex-PT, ex-PV, futura Rede Sustentabilidade) na corrida presidencial.
No segundo turno Marina e Dilma estão quase empatadas.
No Datafolha Dilma subiu de 34% para 35%, Marina ficou estagnada em 34%, Aécio Neves (PSDB) caiu de 15% para 14%
No Ibope Dilma subiu de 34% para 37%, Marina subiu de 29% para 33% e Aécio caiu de 19% para 15%.
No segundo turno: Marina subiu apenas 1 ponto e foi para 46% e Dilma subiu 3 pontos e tem 39%, Dilma 47% e 34% de Aécio.
Menos pessoas rejeitam Dilma (caiu de 36% para 31%), e a rejeição à Marina subiu de 10% para 12%.
A avaliação do governo Dilma melhorou de 34% para 36% (ótima ou boa).
Datafolha entrevistou 10.054 eleitores, foi registrada no TSE com o número BR-00517/2014.
Ibope entrevistou 2.506 pessoas e foi registrada no TSE com o número BR-00514/2014.
Arquivado em:Política Tagged: Dilma, Marina Silva
OAB/PR lança Cartilha de Controle Social da Gestão Pública
3 de Setembro de 2014, 14:09 - sem comentários aindaFoi publicado em meio digital um trabalho que ajudei a elaborar, a Cartilha de Controle Social da Gestão Pública Paranaense, da Comissão de Gestão Pública e Controle da Administração da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, da qual faço parte.
A cartilha trata de forma didática para os cidadãos dos princípios da Administração Pública, mecanismos de controle social da Administração Pública, Lei de Acesso à Informação, entre outros temas ligados ao controle.
Para acessar a cartilha, clique aqui.
Arquivado em:Direito Tagged: controle social, Gestão Pública, OAB